Re: [ANPPOM-L] FWD: Ag ê ncia FAPESP - educa çã o musical desenvolve o c é rebro

Luciano Carôso lucianocaroso em gmail.com
Seg Set 25 11:44:32 BRT 2006


Caros:

Uma intervenção de caráter meramente informativo: o artigo está on-line pra
quem quiser conferir.
[ http://brain.oxfordjournals.org/cgi/reprint/awl247v1.pdf ]

[]s,
-- 
LUCIANO CARÔSO
http://www.caroso.zzn.com
lucianocaroso em gmail.com
55[71]88356015
Salvador-Bahia-Brasil


Em 25/09/06, Pablo Sotuyo Blanco <psotuyo em ufba.br> escreveu:
>
> O que esse informe que a FAPESP transmite não diz é se o desempenho
> cerebral
> das crianças é superior por conta do método Suzuki ou se qualquer outro
> método de ensino musical teria resultados semelhantemente superiores
> "quando
> comparados com pessoas sem treinamento especial"...
>
> Desculpem... mas essa noticia tem muito mais a cara de uma propaganda
> comercial do que de um resumo de relatório científico...
>
> Abraços...
>
> Pablo.
> ======================================
> Prof. Dr. Pablo Sotuyo Blanco
> Programa de Pós-Graduação em Música
> Escola de Música
> Universidade Federal da Bahia
> ======================================
> e-mailto: psotuyo em ufba.br
> homepage: http://www.ufba.br/~psotuyo/
> ======================================
>
> -----Mensagem original-----
> De: anppom-l-bounces em iar.unicamp.br
> [mailto:anppom-l-bounces em iar.unicamp.br]Em nome de Jos é Luiz Martinez
> Enviada em: segunda-feira, 25 de setembro de 2006 09:26
> Para: Musikeion
> Assunto: [ANPPOM-L] FWD: Ag ê ncia FAPESP - educa çã o musical
> desenvolve o c é rebro
>
>
>
> Música para o cérebro
>
>
> 25/09/2006
>
> Agência FAPESP - Sabe-se que uma criança treinada musicalmente terá, em
> geral, afinidade maior para os sons durante a sua vida. Agora, cientistas
> canadenses identificaram outras vantagens de estudar música desde pequeno.
>
> O desempenho cerebral de crianças com 4 a 6 anos de idade, submetidas a
> lições musicais pelo método Suzuki, criado pelo pedagogo japonês Shinichi
> Suzuki (1898-1998), mostrou ser superior quando comparado a pessoas sem
> treinamento especial. Apenas quatro meses foram suficientes para que os
> primeiros resultados surgissem.
>
> Além de conseguir medir a aptidão musical propriamente dita ­ o cérebro
> das
> crianças treinadas respondeu mais rapidamente aos sons de instrumentos, ­
> os
> pesquisadores conseguiram dados ainda mais interessantes, e que estão
> sendo
> considerados inéditos. Ao responder a testes de memória, por exemplo, o
> grupo ³musical² teve um desempenho superior. Os resultados do estudo foram
> publicados em artigo na edição de 20 de setembro da revista Brain.
>
> ³É possível perceber que a resposta cerebral no grupo treinado pela
> música,
> em comparação com outro, sem aulas especiais, mudou no prazo de um ano.
> Essas alterações estão claramente relacionadas com os benefícios
> cognitivos
> propiciados pelo treinamento musical², disse Laurel Trainor, professor na
> Universidade McMaster e um dos autores principais do trabalho, em
> comunicado
> da Oxford University Press, instituição que publica a Brain.
>
> O artigo One year of musical training affects development of auditory
> cortical-evoked fields in young children pode ser lido por assinantes em
>
> www.brain.oxfordjournals.org.
>
>
>
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> Lista de discussões ANPPOM
> http://iar.unicamp.br/mailman/listinfo/anppom-l
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