[ANPPOM-L] Area academica e area tecnica

Jorge Antunes antunes em unb.br
Seg Abr 9 11:54:44 BRT 2007


Caro Mannis:

Acho que estamos quase de acordo.
Mas existe um aspecto que, por ser comum em minha seara, pensei que fosse óbvio e também comum nas outras Universidades brasileiras.
Aqui na UnB o estudante que faz o curso de Composição faz, além das disciplinas tradicionais (harmonia, contraponto, fuga, análise, instrumentação, orquestração, etc), estas outras: Prática de Gravação, Tecnologia Musical (síntese, análise, ressíntese, C-sound, softwares), Acústica Musical (a Física do som, Psicoacústica e Acústica de Salas), Música Eletroacústica (softwares de gravação, processamento, montagem, edição, mixagem).
A penúltima vez que ministrei Estágio Supervisionado em Composição Musical (disciplina do último semestre, em que se prepara o concerto de formatura), fizemos realização conjunta com o Departamento de Comunicação: os formandos em Composição Musical compuseram as trilhas sonoro-musicais para os filmes dos formandos em Cinema.
O que temo é, na Universidade, para atender à demanda do mercado, começarmos a abrir cursos de um e dois anos para formação de Técnicos, Copistas, DJs, Técnicos em sonorização, Afinadores de Piano, Produtores, Redator de Release, Assistente de som, etc.
Profissionais nessas áreas, com excelência, devem ser formados. Mas não na Universidade. Técnicos na área musical, aqui em Brasília, são formados no Ensino Médio: na Escola de Música de Brasília.
Em todas as Unidades da Federação deveria haver Ensino Médio e Técnico nessas áreas técnicas.
Abraço,
Jorge Antunes
-------------- Próxima Parte ----------
Um anexo em HTML foi limpo...
URL: <http://www.listas.unicamp.br/pipermail/anppom-l/attachments/20070409/01953c0c/attachment.html>


Mais detalhes sobre a lista de discussão Anppom-L