[ANPPOM-L] Villa-Lobos e Ives

Rubens Ricciardi rrrr em usp.br
Qua Ago 15 17:11:55 BRT 2007

caro Martinez,

infelizmente ainda não consegui adquirir este livro (e gostaria muito de
tê-lo aqui em minha biblioteca), mas me lembro por várias vezes meu
professor Gilberto Mendes ter me recomendado o referido "Tarasti, Eero
(1995) Heitor Villa-Lobos, the Life and Works, 1887-1959" como uma pesquisa
imprescindível (senão a mais importante!) nos estudos sobre Villa-Lobos - e
o interessante fato de ter sido escrito por um finlandês (publicado
primeiramente na Finlândia, em 1987)! - e ainda uma última pergunta: já foi
publicado no Brasil ou traduzido para o português??? - gostaria de saber...

atenciosamente,

Rubens Ricciardi

----- Original Message -----
From: "Jos é Luiz Martinez" <rudrasena em uol.com.br>
To: "ANPPOM lista" <anppom-l em iar.unicamp.br>; "Musikeion"
<musikeion em pucsp.br>
Sent: Wednesday, August 15, 2007 10:14 AM
Subject: [ANPPOM-L] Villa-Lobos e Ives

Colegas,

Sobre análise da obra de Villa-Lobos, gostaria de recomendar a tese de
doutorado da Valerie Albright, defendida nos aureos anos do programa de
Comunicação e Semiótica da PUC-SP. Ela trabalhou com Ives e Villa-Lobos,
aplicando o método de Wallace Berry. As referÊncias:

ALBRIGHT, Valerie (2002). "Aproximações entre duas culturas americanas na
linguagem de Ives e Villa-Lobos", tese de doutorado não publicada. São
Paulo: PUC.

E, claro, não poderia deixar de citar o livro de meu ex-orientador, Eero
Tarasti, repleto de análises criteriosas:

Tarasti, Eero (1995). Heitor Villa-Lobos, the Life and Works, 1887-1959.
Jefferson: McFarland.

Abraços,
Martinez

--
Prof. Dr. José Luiz Martinez
Departamento de Linguagens do Corpo

Rede Interdisciplinar de Semiótica da Música
http://www.pucsp.br/pos/cos/rism

Musikeion - fórum sobre signficação musical
http://listas.pucsp.br/mailman/listinfo/musikeion
http://listas.pucsp.br/pipermail/musikeion/