[ANPPOM-L] FW: Flo & Villa
Dimitri Cervo
dcervo em uol.com.br
Qua Ago 15 12:00:50 BRT 2007
Flo, no meu ver os compositores que você citou (Schoenberg, Berg, Webern, Berio, Boulez e Stockhausen) se comparados com Villa-Lobos atingem, em uma visão das mais otimistas, pé de igualdade com ele. Na verdade, com a perspectiva de um século XX terminado, tudo indica que estes são compositores de segunda categoria (alguns deles até terceira) se comparados com Villa-Lobos.
Aproveito também para informar aos responsáveis pela lista da ANPPOM que não tenho recebido os e-mails remetidos a lista, somente recebo os e-mails de alguns poucos nomes que integram a lista. A Sandra Reis me disse que sofreu um problema semelhante no passado.
Espero que alguém saiba como resolver este problema.
Grato,
Dimitri Cervo
----- Original Message -----
From: Sandra Reis
To: sbrandao em nyc.rr.com ; rrrr em usp.br ; rudrasena em uol.com.br ; musikeion em pucsp.br ; anppom-l em iar.unicamp.br ; comuarte em yahoogrupos.com.br
Cc: dmneto em usp.br ; flomenezes em uol.com.br ; machadocoelho em terra.com.br ; rcoelho em bighost.com.br
Sent: Tuesday, August 14, 2007 11:05 AM
Subject: Re: [ANPPOM-L] FW: Flo & Villa
Stela, faço minhas suas palavras.
Um grande abraço,
Sandra Loureiro de Freitas Reis
----------------------------------------------------------------------------
From: "Stela Brandao" <sbrandao em nyc.rr.com>
To: "Rubens Ricciardi" <rrrr em usp.br>, Jos é Luiz Martinez <rudrasena em uol.com.br>, "Musikeion" <musikeion em pucsp.br>, "ANPPOM lista" <anppom-l em iar.unicamp.br>, "Comuarte (lista)" <comuarte em yahoogrupos.com.br>
CC: dmneto em usp.br, Lauro Machado Coelho <machadocoelho em terra.com.br>, Flo Menezes <flomenezes em uol.com.br>, Rodolfo Coelho de Souza <rcoelho em bighost.com.br>
Subject: Re: [ANPPOM-L] FW: Flo & Villa
Date: Tue, 14 Aug 2007 00:51:35 -0400
>Ah! Adorei esta resposta do Professor Ricciardi! Agora, chovendo mais um
>pouquinho no molhado, uma pergunta quanto à curiosa constatação: "...diante
>da constatação de que artistas pouco exigentes, como Villa-Lobos, e que
>escreviam pelos cotovelos, apenas terão reconhecimento como "gênios" dentro
>dos limites, bastante restritos, de nossa "nação brasileira".
>Ora bolas, o que dizer então das inúmeras gravações da música de Villa-Lobos
>que são colocadas no mercado internacional a cada ano? Dizer que ele não tem
>reconhecimento fora do Brasil é no mínio desinformação. Além de ser
>constantemente gravado e regravado por artistas não brasileiros (dêem uma
>olhada na amazon.com) com as Bachianas, Choros, Quartetos, música para
>piano, música para violão, canções, música de câmara diversa, sinfonias...!,
>é o compositor erudito brasileiro mais frequente nas salas de concerto aqui
>dos EUA. Porque? Por que sua música é bela, emociona, tem impacto, tem
>força, tem lirismo, tem espírito! Como o próprio Villa já o disse: existem
>compositores de papel e aqueles que compõem em sintonia com o coração. Não
>faltam compositores eruditos cuja inspiração não vai além do aspecto formal
>e técnico e, se escutamos uma vez sua música, já não dá vontade de escutar
>uma segunda vez , de tão fria. Entretanto, Villa-Lobos, que "escrevia pelos
>cotovelos", nos deixou inúmeras obras destinadas à eternidade e
>universalidade. Ele foi moderno e muito à frente do seu tempo. Quanto mais
>estudo, ensino e canto Villa-Lobos, mais fascinada eu fico com a riqueza e
>poder de sua música. Foi uma encarnação de gênio que Deus presenteou ao
>Brasil num momento de suma importância, que foi a afirmação da identidade
>nacional. Outro como esse vai ser difícil de "baixar" tão cedo. Ainda vamos
>levar mais uns 100 anos para descobrir todo o significado e importância de
>tal encarnação para a alma musical brasileira.
>Stela Brandão,
>Nova York
>----- Original Message -----
>From: "Rubens Ricciardi" <rrrr em usp.br>
>To: "Jos é Luiz Martinez" <rudrasena em uol.com.br>; "Musikeion"
><musikeion em pucsp.br>; "ANPPOM lista" <anppom-l em iar.unicamp.br>; "Comuarte
>(lista)" <comuarte em yahoogrupos.com.br>
>Cc: <dmneto em usp.br>; "Flo Menezes" <flomenezes em uol.com.br>; "Lauro Machado
>Coelho" <machadocoelho em terra.com.br>; "Rodolfo Coelho de Souza"
><rcoelho em bighost.com.br>
>Sent: Tuesday, August 14, 2007 4:30 AM
>Subject: Re: [ANPPOM-L] FW: Flo & Villa
>
>
>meus caros,
>
>estamos falando de Villa-Lobos...
>
>quais são afinal as reais dimensões de Villa-Lobos???
>
>simplesmente Villa-Lobos é um dos maiores compositores do século XX e sem
>dúvida está no mesmo nível de um Stravinsky, de um Prokofiev, de um Debussy,
>de um Manuel de Falla, de um Bartók - enfim, seja em seus momentos
>futuristas dos choros e do "Noneto", seja nos momentos neoclássicos das
>bachianas, ou mesmo em qualquer outro gênero, sempre há obras primas em
>Villa-Lobos, sempre há uma singularidade, sempre há o métier de um grande
>mestre, um mundo musical exposto da modernidade brasileira numa manifestação
>de verdade até hoje jamais superada...
>
>tentar em vão diminuir as reais dimensões de Villa-Lobos seria até ridículo,
>se de fato não fosse trágico (patologias de alguns poucos representantes da
>velha vanguarda exaurida e cansada e de seus epígonos estagnados e
>melancólicos)...
>
>abraço a todos, Rubens Ricciardi
>
>----- Original Message -----
>From: "Jos é Luiz Martinez" <rudrasena em uol.com.br>
>To: "Musikeion" <musikeion em pucsp.br>; "ANPPOM lista"
><anppom-l em iar.unicamp.br>; "Comuarte (lista)" <comuarte em yahoogrupos.com.br>
>Sent: Monday, August 13, 2007 10:49 PM
>Subject: [ANPPOM-L] FW: Flo & Villa
>
>
>
>------ Forwarded Message From: Eduardo Guimarães Álvares
><eduardogalvares em uol.com.br> Date: Mon, 13 Aug 2007 22:22:42 -0300 To: José
>Luiz Martinez <rudrasena em uol.com.br> Cc: silvio <silvio.ferraz em terra.com.br>
>Subject: Re: Parar para se pensar!!!
>
>Parar para se pensar!!!
>
>Prezado Florivaldo
>
>Como recebi um e-mail diretamente enviado por você, teço aqui minha opinião
>baseada nos dados que ele continha:
>
>Primeiro você reclama que toda a riqueza dos assuntos abordados em sua
>entrevista foram ofuscados pelo seu comentário tecendo juízos de valor sobre
>a obra de Villa-Lobos. Por que será?
>
>Segundo, seu comentário sobre a quantidade e qualidade de obras boas e ruins
>de Villa-Lobos é baseada em qual quantidade de música que você conhece por
>partituras ou escutou, em gravações com um bom nível técnico e musical?
>Quanto da obra do Villa é conhecida ou registrada em gravações com boa
>qualidade ou estão disponíveis em partituras devidamente editadas e
>revisadas?
>
>Terceiro, seu comentário: "artistas pouco exigentes, como Villa-Lobos, e que
>escreviam pelos cotovelos, apenas terão reconhecimento como "gênios" dentro
>dos limites, bastante restritos, de nossa "nação brasileira". Bom, o Olivier
>Messiaen, professor de Boulez, que eu não considero um compositor "menor",
>fez alguns comentários positivos sobre alguns aspectos da música do Villa.
>Ou seja, o interesse por sua música ultrapassou um pouco as nossas fronteira
>nacionais.
>
>Tenho certeza que, tanto para o bem quanto para o mal, a obra com altos e
>baixos do Villa é referencial dentro da história da música brasileira.
>
>Juízos muito gerais sobre compositores grandes ou menores, ou pior ainda
>"geniais", só demonstram que tratamos a cultura musical brasileira sem a
>devida seriedade, pois só a pesquisa, o estudo e a análise sérios poderão
>avaliar sua real importância. Assim como é feito, penso eu, com as grandes
>obras dos gênios internacionais.
>
>Um abraço
>
>Eduardo Guimarães Álvares
>
>
>----- Original Message ----- From: Flo Menezes To: Lauro Machado Coelho Cc:
>revistatropico em uol.com.br ; Humberto Pereira da Silva ; João Luiz Sampaio
>Sent: Monday, August 13, 2007 9:32 AM Subject: Parar para se pensar!!!
>
>
>Prezado Lauro Machado Coelho,
>
>chegaram-me a meu conhecimento comentários (sempre benvindos quando vêm de
>críticos de sua estatura) acerca de minha recente entrevista na UOL, pelas
>vias de um blog e de uma recomendação a minha entrevista por parte do
>jornalista João L. Sampaio, a quem tomo a liberdade de enviar uma cópia
>desta minha mensagem, juntamente com outras pessoas que me são caras.
>
>Refiro-me mais precisamente às linhas abaixo, escritas por você, transcritas
>ao final desta minha mensagem.
>
>Gostaria de registrar aqui minhas impressões, dada a responsabilidade de
>homens da imprensa que são tanto vc quanto o João L. Sampaio.
>
>Minha entrevista na UOL
>(http://p.php.uol.com.br/tropico/html/textos/2880,1.shl), respondendo a
>perguntas muito bem elaboradas pelo filósofo e crítico de cinema Humberto
>Pereira da Silva (a quem tb envio esta mensagem, para seu conhecimento),
>versa sobre diversos aspectos de minha postura estética e é, sem sombras de
>dúvidas, uma das melhores que concedi até hoje, ao longo de meu percurso
>criativo.
>
>Nela falo de diversos aspectos de minha produção, elucidando inclusive
>muitas das noções que introduzo em meus escritos e pelas vias de minha obra
>musical:
>
>
>a.. conceito de maximalismo b.. noção de "laborinto" (em Berio etc) c..
>noção de "perder-se para achar e procurar" d.. referências a Trotsky e..
>comentário sobre a relevância da tonalidade e sobre sua prática no dia a dia
>f.. sobre os "sistemas" em arte e sobres seus "esgotamentos" g.. sobre o
>capitalismo tardio h.. sobre a pertinência de novas proposições estéticas e
>o Novo i.. noção de especulação no terremo na criação musical j.. a relação
>entre música e afetos k.. noção de que "gosto se discute" em arte l.. noção
>da música como "matemática dos afetos" m.. a música como a mais difícil das
>artes n.. a questão da "tecnicidade musical" o.. a música como uma espécie
>de "maçonaria" p.. a importância de se ouvir o silêncio q.. o papel inovador
>de Cage r.. a relação novos meios / novos sons s.. a relação entre meios e
>fins em arte t.. a relação entre sons e contexto u.. a defesa da
>radicalidade estética (de cunho adorniano) v.. a relevância da autenticidade
>na criação artística w.. a tripartição poundiana entre mestria, invenção e
>diluição em arte x.. a questão em torno da genialidade e a noção de gênio
>y.. comentários sobre a MPB z.. as diferenças e desavenças nos meandros da
>Música Nova aa.. cometários sobre a música dos DJs ab.. música e sociedade
>ac.. a importância dos ritos e sua relatividade ad.. a noção de u-topia ae..
>a questão acerca da música "européia", que tanto me imputam af.. a proposta
>utópica de uma nacionalidade post-mortem ag.. comentário sobre o
>nacionalismo ah.. Freud e o Novo ai.. a perversão e o Velho aj.. sobre
>Wagner ak.. defesa da pretensão em oposição à presunção e à prepotência al..
>os resíduos da história e sua relação com a criação atual am.. Demócrito,
>Merleau-Ponty, Barthes an.. a relação entre música e matemática ao.. a
>relação entre a complexidade maximalista e a velocidade da luz ap.. a defesa
>das simultaneidades, do labirinto criativo, das ramificações aq.. sobre o
>acorde de Tristão e as entidades harmônicas ar.. relação entre ruptura e
>progresso: noção de "transgresso" as.. a arte como campo flexível at.. os
>baluartes da vanguarda musical au.. a situação da música no Brasil av..
>comentário sobre Villa-Lobos aw.. aspectos (parâmetros) da textura sonora
>ax.. o serialismo integral e a aversão cega dos nacionalistas ay.. a
>diferença entre a complexidade em Berio e em Ferneyhough az.. balanço
>crítico da Nova Complexidade de Ferneyhough ba.. a noção de Manoury sobres
>arquipélagos da contemporaneidade bb.. sistemas de referência comum em
>música e sua superação na atualidade bc.. a importância das novas
>tecnologias bd.. sobre a divulgação da música be.. minhas atuações à frente
>do Studio PANaroma bf.. a condenação das concessões em arte bg.. a
>referência à imagem do "rio" em arte (Joyce, Berio, Heráclito etc)
>
>
>Por tudo isto, espanta-me (sem surpreender-me!) como algumas pessoas se
>ativeram ao "simples" e direto comentário que fiz acerca da obra de
>Villa-Lobos e se silenciaram sobre todas as demais questões, a meu ver MUITO
>mais importantes do que essa discussão. (Até mesmo email anônimo e
>desrespeitoso cheguei a receber... não tiveram sequer a coragem de assinar a
>mensagem).
>
>Quando vc "sai em defesa" de Villa-Lobos (que vc afirma ser uma "chuva no
>molhado", com o quê sinceramente discordo!), tece comentários bastante
>pertinentes, e concordo com boa parte deles, especificamente com relação às
>boas obras de sua autoria a que vc se referiu.
>
>Minha opinião acerca do que vem a constituir um GRANDE compositor não se
>altera, porém, substancialmente em nada: a proporção entre as obras
>medíocres e as obras geniais tem de ser nitidamente favorável, na balança,
>às obras geniais, e isto de modo muito claro e evidente, como foram os casos
>de Webern, Berg, Schoenberg, Berio, Stockhausen, Stravinsky (e não de
>compositore menores, tais como Shostakóvitch, Martinu e Milhaud, que vc cita
>como exemplos - sei que estou pondo lenha na fogueira, mas é minha opinião
>sincera...).
>
>Ademais, não vejo como pertinente a comparação entre a música que se
>praticou a partir do início do século XX, em plena era da indústria cultural
>e diante das "rupturas" com os velhos códigos, "promulgadas" por Schoenberg
>e outros, com as práticas da música barroca, clássica e mesmo romântica: os
>critérios de excelência, naquelas épocas (sobretudo na música barroca e
>clássica) dobravam-se comumente às exigências de uma produção ininterrupta,
>socialmente subalterna às "necessidades" religiosas ou das cortes. Algo,
>pois, bem diverso da época dita "moderna", em que o critério da criação
>autônoma, por mais relativa que possa ser tal autonomia, norteia o pensador,
>e na qual se deve constantemente "parar para pensar", para que quando se
>faça algo, se faça o MELHOR e sobretudo o que se DESEJA fazer! Pensemos, por
>exemplo, em Berg, Webern ou Boulez, com o rigor de suas (poucas, porém
>vastas, ao menos no que tange às suas ramificações posteriores) obras!!!
>
>Concluindo, é preciso que acordemos para a discussão de tantos outros
>aspectos mais interessantes do que nos sentirmos afetados ou agredidos
>diante da constatação de que artistas pouco exigentes, como Villa-Lobos, e
>que escreviam pelos cotovelos, apenas terão reconhecimento como "gênios"
>dentro dos limites, bastante restritos, de nossa "nação brasileira".
>
>Grande abraço a todos.
>
>___ Comentário de Lauro Machado:
>
>A respeito da entrevista de Flo Menezes: Ninguém é "forçado a venerar
>Villa-Lobos como o gênio nacional", é claro. Mas é uma simples questão de
>justiça reconhecer que o Brasil nunca produziu outro compositor tão
>completo. A obra de Villa-Lobos é irregular, sim. Como todo compositor que
>escreve com extrema facilidade, o excepcional, em sua obra, se acotovela com
>o medíocre, é verdade. Isso acontece com outros autores do século XX (sem
>mencionar os prolíficos autores do Barroco ou do Classicismo). Eu citaria
>Dimitri Shostakóvitch, Bohuslav Martinu e Darius Milhaud, que são igualmente
>ecléticos e desiguais. Mas nem por isso questionamos a genialidade deles.
>
>Na verdade, que outro compositor brasileiro praticou todos os gêneros --
>inclusive a ópera -- com igual número de acertos? (a afirmação de Flo
>Menezes de que as peças medíocres superam as excepcionais não resiste,
>acredito, a uma simples avaliação aritmética).
>
>Não são só as Bachianas e os Chôros, no domínio da música orquestral. Os
>quartetos de cordas estão entre as coleções mais importantes do século XX. E
>a música para piano tem verdadeiras preciosidades, entre elas, coisas como
>as Cirandas e o Guia Prático -- recentemente gravado pela Clara Sverner -
>que mapeam a riqueza melódica e rítmica do cancioneiro luso-brasileiro. Há,
>na música de câmara, coisas de uma originalidade gritante, como o Noneto. E
>o repertório das canções é um setor a ser ainda explorado com mais
>profundidade.
>
>Sair em defesa de Villa-Lobos, a esta altura do campeonato, é chover no
>molhado, eu sei. Só queria dizer que não preciso fazer esforço algum para me
>orgulhar de o Brasil ter produzido um artista dessa estatura. ___
>
>Flo Menezes CP 141 06803-971 - Embu - SP Brasil
>
>- - - Compositor & Diretor Artístico do Studio PANaroma e do PUTS -
>PANaroma/Unesp: Teatro Sonoro
>
>Tel & Fax: ++55/11/4781-6775 Celular: ++55/11/8282-0960 Studio PANaroma:
>++55/11/6166-6513 email: flomenezes em uol.com.br web:
>http://flomenezes.sites.uol.com.br
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