[ANPPOM-L] prova específica eliminada 2

Carlos Sandroni carlos.sandroni em gmail.com
Qui Out 4 15:38:23 BRT 2007


Prezada Sonia e demais colegas,

Acho que num caso como este, que envolve uma questao pedagogica e um curso
de licenciatura, uma conversa com a ABEM seria do maior proveito. As duas
entidades juntas, podem ter um peso politico maior quando se trata de uma
interferência junto à sociedade.
Saudaçoes,
Carlos


On 10/4/07, Sonia Ray <soniaraybrasil em gmail.com> wrote:
>
> Caro Damian e Colegas da Anppom,
> Tenho conversado com as pessoas da nova diretoria a questão "prova de
> música" e estamos atentos ao que está acontecendo e acompanhando as opiniões
> da lista. Não tenho uma definição da diretoria nem dos sócios da Anppom
> sobre a questão, apesar da lista estar demonstrando uma visão bastante
> conciliadora entre os sócios que se manifestaram.
> Acho o assunto de extrema seriedade e espero que possamos pensar juntos
> numa medida efetiva.
> Aqui na UFG, a mudança de terminologia, associada a argumentação da Escola
> de Música na Pró-Reitoria de Graduação, definitivamente mudou a visão do
> centro de seleçao. Agora é PROVA DE CONHECIMENTO MUSICAL (não aptidão). O
> Ney e o Silvio estão, na minha opinião, levando a discussão no caminho mais
> acertado.
> Continuemos conversando.
> Um Abraço,
> Sonia
>
> **************************************************
> SONIA RAY
> Presidente da ANPPOM - Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em
> Música
> Escola de Música da UFG (Contrabaixo, Música de Câmara e Metodologia de
> Pesquisa em Música)
> Editora da Revista Musica Hodie (PPG-UFG)
> ABC - Associação Brasileira de Contrabaixistas
> Tel/Fax: 62-3091.1289 ou 9249.0911
> São Paulo (11) 9369.5520
> www.soniaray.com
>
>  musicoyargentino em hotmail.com> escreveu:
> > >
> > >
> > > Caros membros da lista,
> > >
> > > Gostaria agradecer a todos os colegas e amigos que se manifestaram em
> > > relação a eliminação da prova específica. A grande maioria foi
> > > favorável a
> > > prova. Um único membro se posicionou contra (acho que valeria a pena
> > > que ele
> > > fizesse a sua colocação para a lista).
> > >
> > > O colega Edilson Rocha solicitou alguns esclarecimentos em relação a
> > > nossa
> > > situação aqui no Acre. Então, vamos lá:
> > >
> > > >Naturalmente que a entrada de alunos "não iniciados" trará alguns
> > > problemas
> > > >que precisarão ser solucionados, com algum esforço certamente. Os
> > > membros
> > > >da Câmara tem conciência dos possíveis desdobramentos da medida?
> > >
> > > A reunião da Câmara de Ensino na qual foi decidida a eliminação da
> > > prova de
> > > música não teve nenhum representante da nossa área para defender a
> > > posição
> > > do Colegiado de Música. Os conselheiros da nossa área foram convocados
> > > depois da data da reunião. Nenhum membro da Câmara presente na reunião
> > > tem
> > > formação musical. O processo do dia 6/10/2006 no qual o colegiado
> > > solicita a
> > > inclusão da prova prática no vestibular (os candidatos da UFAC só
> > > fazem
> > > prova escrita) nunca foi apreciado pela Câmara. Resumindo, os membros
> > > da
> > > Câmara não podem ter consciência dos desdobramentos da medida já que
> > > eles
> > > não atuam no curso de música da UFAC.
> > >
> > > >A universidade pretende ofertar alguma cadeira específica para o
> > > ensino da
> > > >linguagem musical ou coisa que o valha, a fim de transformar o
> > > licenciando
> > > >em um músico antes de tudo, com o devido embasamento teórico?
> > >
> > > O Colegiado de Música recentemente concluiu a reformulação do Projeto
> > > Pedagógico do curso. Para nós, na UFAC, seria muito interessante
> > > conhecer a
> > > opinião dos colegas em relação a esta proposta. Mesmo antes de entrar
> > > nessa
> > > discussão, acho que a pergunta do Edilson já contém a resposta:
> > > "transformar
> > > o licenciando em um músico antes de tudo". Essa é a filosofia da nossa
> > >
> > > proposta, o professor de música é simplesmente um músico com formação
> > > pedagógica. Isto é, o aluno precisa saber ler, escrever, reger, tocar
> > > e
> > > compor.
> > >
> > > >Foi lembrado o fato da possível grande evasão neste caso?
> > >
> > > A evasão é um fato. A primeira turma da UFAC fez uma prova escrita que
> > > não
> > > excluiu praticamente nenhum dos 500 candidatos. Esse erro foi
> > > corrigido no
> > > segundo vestibular, no entanto, este é o saldo: "O resultado do
> > > ingresso de
> > > analfabetos musicais no curso de música pode ser avaliado pela
> > > proporção
> > > entre desistentes leigos e alunos com aproveitamento. 100% dos
> > > analfabetos
> > > musicais que ingressaram na primeira turma do curso não compareceram
> > > as
> > > aulas, trancaram a sua matrícula ou desistiram. Em contrapartida, os
> > > alunos
> > > com formação musical tiveram um bom desempenho, inclusive dando a sua
> > > contribuição nos eventos artísticos da universidade e no trabalho de
> > > formação de platéia no Colégio de Aplicação, assim como desenvolvendo
> > > e
> > > participando de projetos de educação musical." (Colegiado de Música).
> > >
> > > >O curso será estendido?
> > >
> > > Não. O curso tem 3200 horas/aula.
> > >
> > > >Existem cursos de extensão ofertados pela universidade voltados para
> > > a
> > > >preparação de candidatos para a prova de habilidade específica no
> > > nível em
> > > >que o professorado considera suficiente?
> > >
> > > O Curso de Música da UFAC tem dois professores efetivos. Levando em
> > > conta
> > > que existem duas turmas e que cada uma cursa 7 ou 8 disciplinas por
> > > semestre, é só fazer as contas... Os nossos três projetos de extensão
> > > estão
> > > voltados para áreas carentes na cidade de Rio Branco: tecnologia
> > > musical e
> > > música de câmara.
> > >
> > > >Existem bandas, fanfarras e outros grupos privados ou não que estejam
> > > >preparando estes futuros alunos?
> > >
> > > Sem dúvida. "O Colégio de Aplicação da UFAC oferece a disciplina
> > > música há
> > > sete anos, a escola Villa-Lobos vem formando pianistas há mais de 2
> > > décadas.O Estado oferece cursos de música na Usina de Artes e no
> > > Centro
> > > Comunitário Tucumã (gratuitos). A Ong Musicalizar já atendeu mais de
> > > 1000
> > > alunos em cursos de formação básica em seus projetos sociais. Duas
> > > bandas
> > > militares na cidade de Rio Branco têm mais de 50 anos de existência. A
> > > Orquestra Filarmônica do Acre tem mais de 10 anos de atuação, e
> > > existem
> > > aproximadamente 70 fanfarras nas escolas do estado (onde os
> > > participantes
> > > recebem aulas de iniciação musical)." (Colegiado de Música).
> > >
> > > >A procura pela licenciatura em música é grande ou apresenta declínio
> > > ao
> > > >longo dos anos?
> > >
> > > "Não é por ausência de candidatos à profissão de professor de música
> > > que a
> > > prova não possa ser realizada, já que é exatamente para esta imensa
> > > clientela - o público alvo do curso, formado na dúzia de instituições
> > > públicas e privadas que oferecem cursos de iniciação musical  - que a
> > > mesma
> > > deve ser mantida e ampliada passando a incluir uma parte escrita
> > > (teoria
> > > musical), uma perceptiva (história da música) e uma prática
> > > (instrumento). A
> > > proporção de candidatos por vaga (sete no último vestibular), é uma
> > > das mais
> > > altas do Brasil" (Colegiado de Música).
> > >
> > > >O que é que a UFAC espera entregar à sociedade em se tratando de
> > > >licenciados em música? E o que é que a sociedade acreana (a primeira
> > > >beneficiada pela universidade) espera receber?
> > >
> > > Aqui, caro Edilson, você coloca o dedo na ferida. Existem dois
> > > projetos
> > > claramente delineados: a proposta do Colegiado de Música (que você vai
> > > poder
> > > apreciar através do Projeto Pedagógico do curso) e a proposta de um
> > > grupo
> > > vinculado a dois grandes departamentos. Cito de forma literal a
> > > postura
> > > deste último, "precisamos derrubar o curso de música". Acho que não
> > > preciso
> > > dar mais detalhes.
> > >
> > > Agradeço mais uma vez as informações valiosíssimas e as manifestações
> > > de
> > > apoio dos colegas. Mandarei um resumo dos resultados após a reunião do
> > > Conselho Universitário.
> > >
> > > Um abraço para todos,
> > >
> > > Dr. Damián Keller
> > > Coordenador, Curso de Música
> > > Universidade Federal do Acre
> > >
> > > Chair, Division of Music
> > > Federal University of Acre
> > > http://ccrma.stanford.edu/~dkeller
> > >
> >
> ________________________________________________
> Lista de discussões ANPPOM
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> ________________________________________________
>



-- 
Carlos Sandroni
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Programa de Pós-Graduação em Música, UFPB
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(81) 88591476 (celular)
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Recife - PE
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