[ANPPOM-L] Qual a música que queremos em nossas Universidades?

carlos palombini palombini em terra.com.br
Qui Out 11 19:02:34 BRT 2007

silvio escreveu:
> caro antunes
>
> entendo o que vc está querendo dizer com conjuntos que contém outros.
> até podemos dizer que é correto, mas tem suas
> arestas que permitem leituras equivocadas e
> preconceituosas e totalmente WAPs.

Apresentar a polirritimia afro-brasileira --- e notem que Rogério se
referiu à polirritmia africana, e não afro-brasileira --- como um
segmento da polifonia é, na melhor das hipóteses, um equívoco completo
e, na pior, um estratagema de desqualificação.
> tenho ouvido muita música ruim de quem cursou até
> contraponto florido ou escreveu primeiro
> movimento de sonata.
> talvez as coisas não sejam tão simples assim.

O elogio da complexidade é um velho bordão modernista. O que é novo, é
ver um compositor cuja prática é absolutamente eclética defendê-lo.
Enfim, são os paradoxos da modernidade!

Bom feriado!

--
carlos palombini (dr p)
professor adjunto de musicologia

"... et la variété des choses est en réalité ce qui me construit." (Francis Ponge, "My Creative Method", 27 de dezembro de 1947)