[ANPPOM-L] Qual a música que queremos em nossas Universidades?

eduardo luedy eluedy em yahoo.com
Qui Out 11 21:48:04 BRT 2007


Prezado Jorge Antunes e demais colegas,

Não haverá nas considerações do nosso colega Antunes
premissas deveras etnocentricas? [Na verdade, a gente
desenvolve esse jeito meio eufemistico, mas no fundo,
o que eu quero dizer mesmo é que acho de um
etnocentrismo atroz afirmar o que o Antunes afirmou]
Refiro-me ao trecho "Os estudantes que chegam, com
paciência e muito trabalho, até ao contraponto florido
a dois coros, acabam por entender e dominar
complexidade que abarca qualquer construção musical
com menor nivel de complexidade".
Quer dizer então que através do domínio dos
procedimentos composicionais desenvolvidos no ocidente
poderemos compreender qualquer música?
E, mais: quer dizer que a compreensão musical
resume-se à compreensão de sua estruturação formal?
Etnomusicólogos, não deveria ser aqui que vocês
entraríam para afirmar o contrário?
Admiro a erudição do Jorge Antunes (relativamente à
esta tradição ocidental), assim como admiro seu
compromisso ético-político, mas discordo um bocado
dele  se ele defende de verdade este formalismo e se a
sua presmissa é a de que através do ocidente podemos
compreender qualquer música.

Abraços a todos,

Eduardo Luedy



--- Jorge Antunes <antunes em unb.br> wrote:

> Caro Rogério:
> 
> Seus valiosos dez centavos enriquecem o debate.
> Os estudantes que chegam, com paciência e muito
> trabalho, até ao contraponto florido a dois coros,
> acabam por entender e dominar complexidade que
> abarca qualquer construção musical com menor nivel
> de complexidade.
> A polirrítmia da música afro-brasileira é
> sub-conjunto da complexidade maior englobada pelo
> contraponto a que me referi.
> O domínio e a prática do contraponto, a que me
> refiro, inclui as polirritmias mais complexas. A
> polirritmia afro-brasileira, a que você chama de
> complexa, agrupa a simultaneidade de ritmos em que o
> tempo é dividido em razões simples, em múltiplos de
> dois e três. Não existem quiálteras de sete ou nove
> na rítmica afro-brasileira.
> Quem chega a praticar o contraponto florido a oito
> vozes, com porritmias complexas, estará pronto para
> entender qualquer sub-grupo desse total complexo:
> desde os motetos de Perotin, em que até os textos
> poéticos são contrapontados; as experimentações dos
> Gabrieli; a polirritmia afro-brasileira; a
> polirritimia das músicas folclóricas
> latino-americanas; os contrastes polirrítmicos e
> fonéticos de John Cage (Dissertação sobre Nada, para
> 4 locutores); passando pelo microcontraponto
> imbricado das texturas ligetianas; até o contraponto
> das vozes de mixagem da música eletroacústica, desde
> o Estudo nº 1 de Stockhausen, até as Fabulae de
> Bayle.
> Abraço,
> Jorge Antunes
> 
> 
> 
> 
> 
> Rogerio Budasz wrote:
> 
> > Colegas,
> >
> > A Universidade já existia antes do "contraponto
> clássico tonal" e vai continuar a existir depois
> dele. O contraponto funciona muito bem como
> ferramenta de composição e análise da música da
> Europa e de suas colônias. Aliás, eu diria até que
> nesses casos é indispensável. Mas se, no âmbito da
> universidade, eu desejo entender a complexidade
> polirrítmica da música afro-brasileira, talvez eu
> devesse começar pelo tambor de onça mesmo, como
> ponto de partida para explorar esse universo.
> >
> > Não se trata de sugerir a inclusão dessa
> disciplina no currículo, de querer que a
> universidade ensine a tocar tambor de onça, porque
> vai ensinar mal, mesmo porque nunca vai conseguir
> replicar todo o contexto envolvido na interpretação.
> Além disso há a questão do poder, já colocada antes
> na lista. Se o tambor de onça vira instrumento da
> elite, é bem provável que ele seja substituído na
> origem por outra coisa. Entretanto, devem haver
> meios para valorizar a arte do tocador de tambor de
> onça (metaforicamente falando, prá ficar no exemplo
> citado) e aprender com ele, mesmo dentro da
> universidade.
> >
> > De qualquer forma, e sem conseguir fugir da
> contradição, é bom não esquecer que a polifonia
> ocidentental (e a partir dela a disciplina que
> chamamos "contraponto") se desenvolveu a partir de
> práticas populares, como a heterofonia, sendo
> incorporada e transformada na música das elites (ver
> Hoppin, Judkin, etc). Exemplos assim temos aos
> montes. Se um dia as estruturas polirrítmicas da
> música africana virarem disciplina nas nossas
> academias (se é que já não o são em algumas), é
> porque estarão sendo úteis para nós de alguma forma.
> Se algum dia o "contraponto clássico tonal" deixar
> de ser disciplina acadêmica ou for relegado a uma
> posição periférica (e isso vai ocorrer, cedo ou
> tarde, como ocorreu com o isorritmo, o baixo
> cifrado, e tantas técnicas que pareciam eternas em
> suas épocas), é porque já não nos serve.
> >
> > meus dez centavos
> >
> > Rogério
> >
> > Jorge Antunes <antunes em unb.br> wrote:
> >
> >       Oi, Hugo:Não façamos confusão com as metas
> gerais da civilização brasileira, com palavras de
> ordem e com os chavões.
> >      Diversidade cultural é panorama de meta e
> prática, como um todo, para a vida e para as
> políticas culturais governamentais.
> >      A Universidade não é instituição que deva
> cobrir, na totalidade, a pesquisa e a formação
> brasileira.
> >      Além dela, existem outras instituições que
> garantem a completude da formação
> profissional-cultural: as escolas de samba, os
> grupos folclóricos, os grupos de hip-hop, os clubes
> do choro, as escolas de rock, as gafieiras, os
> bailes funk, as festas rave, etc, etc.
> >      Cada macaco em seu galho. A Universidade não
> deve ter a ousadia tresloucada de pretender ensinar
> a um brincante de bumba-meu-boi a tocar tambor-onça.
> >      O estudo do contraponto clássico não
> contempla apenas uma vertente musical como você
> pensa. O microcontraponto que Ligeti e outros usaram
> e usam na construção de tramas e texturas, não pode
> ser realizado e analisado por quem não estudou
> contraponto clássico tonal. Essa técnica escolástica
> contempla todas as vertentes musicais e abre a mente
> para o enfrentamento com todas as situações
> complexas do cotidiano.
> >      Abraço,
> >      Jorge Antunes
> >
> >
> >       Hugo Leonardo Ribeiro wrote:
> >
> >     > Caro Jorge,Gosto de pensar o estudo do
> contraponto exatamente como essa metáfora do xadrez,
> como um exercício de lógica e domínio de conteúdo.
> Porém, onde fica a diversidade cultural num
> currículo que só contempla uma vertente musical? Ou
> devemos deixar a diversidade cultural somente no
> discurso? Ou isso não deve ser sequer discutido?
> Talvez em outra lista?Quando disse nós, eu me
> referia aos professores universitários responsáveis
> pela eleição dos conhecimentos válidos a serem
> ensinados na universidade,  àqueles responsáveis
> pela construção desse currículo linear que faz com
> que todos sejam obrigados a cursar as mesmas
> disciplinas (com um mínimo de flexibilidade),
> àqueles que decidem quem pode ser um educador
> musical ou não.Ou vocês realmente acham que um
> professor de instrumento, composição ou harmonia não
> é um educador musical?Hugo Ribeirop.s.1 Meu laptop
> encontrou uma rede sem fio descriptografada... Estou
> de volta à civilização :)p.s.2 Jussamara Souza bem
> lembrou que nas décadas de 1960 e 70 a Educação
> Musical estava uito próxima dos compositores (vide
> as oficinas de música, Schaffer, Cage, Grupo de
> Compositores da Bahia..). O que houve de lá pra cá?
> Porquê desse distanciamento tão nocivo para ambas as
> áreas?
> >     > Em 10/10/07, Jorge Antunes <antunes em unb.br>
> escreveu:
> >     >
> >     >       Caro Eduardo:Não vejo nada de
> problemático no que se refere a uma acertada decisão
> sobre o que deve servir para as futuras gerações.
> >     >      A nação ideal será aquela formada de
> cidadãos de grande capacidade intelectual e crítica,
> capazes de dominar as complexidades.
> >     >      Um povo que só compreende sistemas
> simples e banais, com baixo nível de complexidade,
> será um povo consumidor de produtos, estruturas,
> discursos, ideologias e tecnologias importadas. Será
> um povo submisso aos donos do mundo, meros
> consumidores de máquinas, sistemas e saberes
> importados.
> >     >      O sucateamento da Universidade e a
> prática que considera a educação como mercadoria,
> iniciadas com o advento do neoliberalismo, visam
> exatamente isso: formar um povo que não terá
> condições de criar saberes novos, porque o ponto
> máximo a ser alcançado será o status de técnico,
> apertador de botões (botões de tecnologias
> importadas do primeiro mundo).
> >     >      É por isso que eu discordo daqueles que
> são contra o estudo de Contraponto nos cursos de
> música. O bom músico, seja qual for a área de
> atuação profissional, deve adquirir formação em que
> se trabalhe o Contraponto a 2, 3, 4, 5 e 8 vozes,
> nas claves. Acho que, por isso mesmo, todos deveriam
> aprender a jogar xadrez.
> >     >      Abraço,
> >     >      Jorge Antunes
> >     >
> >     
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> > Departamento de Artes
> > Universidade Federal do Paraná
> > rogeriobudasz em yahoo.com
> > budasz em ufpr.br
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>
http://www.artes.ufpr.br/departamento/docentes/rogeriob.htm
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> >
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