[ANPPOM-L] nova musicologia e etnomusicologia

carlos palombini palombini em terra.com.br
Sex Out 12 10:18:38 BRT 2007


Olá, Hugo
> Pensar a análise musical somente em seus aspectos formais-tecnicistas 
> é muito reducionista. 
Não só: é também burro (se me perdoa o animal).
> É como se descartássemos toda a contribuição da Etnomusicologia e da 
> New Musicology (altamente influenciada pela primeira) para a 
> compreensão das experiências musicais. Talvez Nicholas Cook tenha 
> realmente ficado "biruta" quando escreveu "agora somos todos 
> (etno)musicólgos".
> http://www.ictus.ufba.br/index.php/ictus/article/viewFile/110/84
A "nova musicologia" não foi (sim, porque ele já e velha) altamente 
influenciada pela etnomusicologia, embora muitas vezes elas cheguem aos 
mesmos lugares. As referências da primeira conjugam a  experiência e a 
teoria dos movimentos pelos direitos civis com o pós-estruturalismo 
francês de Barthes, Derrida, Foucault, Lyotard, Kristeva etc. Você pode 
observar que o objeto de fato da etnomusicologia é quase sempre a música 
do outro, enquanto a nova musicologia tem uma marcada preferência pelo 
cânone e suas margens.  Digo que a nova musicologia é velha (ela se 
origina de Kermann, em meados dos anos 80) porque, em 2003, submeti um 
artigo ao periódico online dos alunos de pós-graduação do departamento 
de Musicologia da UCLA (talvez o foco mais forte de nova musicologia) no 
qual usava o termo, e a editora  me pediu que não o fizesse porque, de 
acordo com ela, "gostaríamos de acreditar que os recursos da nova 
musicologia foram incorporados à musicologia como um todo e hoje dela 
fazem parte".

A idéia de Cook, somos todos (etno) musicólogos já está em Nettl, _The 
Study of Ethnomusicology_, de 1983, onde ele afirma que toda a 
musicologia é uma etnomusicologia, i.e. toda a música é a música de um 
grupo, cujos valores ela afirma. Talvez o que distinga a nova 
musicologia é que, partindo do mesmo pressuposto, ela se preocupe em 
desconstruir as músicas que estuda, isto é, apontar contradições internas.

Carlos

-- 
carlos palombini (dr p)
professor adjunto de musicologia
universidade federal de minas gerais
<cpalombini em gmail.com>

"... et la variété des choses est en réalité ce qui me construit." (Francis Ponge, "My Creative Method", 27 de dezembro de 1947)




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