[ANPPOM-L] nova musicologia e etnomusicologia
carlos palombini
palombini em terra.com.br
Sex Out 12 10:18:38 BRT 2007
Olá, Hugo
> Pensar a análise musical somente em seus aspectos formais-tecnicistas
> é muito reducionista.
Não só: é também burro (se me perdoa o animal).
> É como se descartássemos toda a contribuição da Etnomusicologia e da
> New Musicology (altamente influenciada pela primeira) para a
> compreensão das experiências musicais. Talvez Nicholas Cook tenha
> realmente ficado "biruta" quando escreveu "agora somos todos
> (etno)musicólgos".
> http://www.ictus.ufba.br/index.php/ictus/article/viewFile/110/84
A "nova musicologia" não foi (sim, porque ele já e velha) altamente
influenciada pela etnomusicologia, embora muitas vezes elas cheguem aos
mesmos lugares. As referências da primeira conjugam a experiência e a
teoria dos movimentos pelos direitos civis com o pós-estruturalismo
francês de Barthes, Derrida, Foucault, Lyotard, Kristeva etc. Você pode
observar que o objeto de fato da etnomusicologia é quase sempre a música
do outro, enquanto a nova musicologia tem uma marcada preferência pelo
cânone e suas margens. Digo que a nova musicologia é velha (ela se
origina de Kermann, em meados dos anos 80) porque, em 2003, submeti um
artigo ao periódico online dos alunos de pós-graduação do departamento
de Musicologia da UCLA (talvez o foco mais forte de nova musicologia) no
qual usava o termo, e a editora me pediu que não o fizesse porque, de
acordo com ela, "gostaríamos de acreditar que os recursos da nova
musicologia foram incorporados à musicologia como um todo e hoje dela
fazem parte".
A idéia de Cook, somos todos (etno) musicólogos já está em Nettl, _The
Study of Ethnomusicology_, de 1983, onde ele afirma que toda a
musicologia é uma etnomusicologia, i.e. toda a música é a música de um
grupo, cujos valores ela afirma. Talvez o que distinga a nova
musicologia é que, partindo do mesmo pressuposto, ela se preocupe em
desconstruir as músicas que estuda, isto é, apontar contradições internas.
Carlos
--
carlos palombini (dr p)
professor adjunto de musicologia
universidade federal de minas gerais
<cpalombini em gmail.com>
"... et la variété des choses est en réalité ce qui me construit." (Francis Ponge, "My Creative Method", 27 de dezembro de 1947)
Mais detalhes sobre a lista de discussão Anppom-L