[ANPPOM-L] Qual a música que queremos em nossas Universidades?

Jorge Antunes antunes em unb.br
Sex Out 12 09:26:27 BRT 2007


Caro Eduardo:

Acho que você não entendeu a minha defesa acerca de metodologias para a ginástica mental e intelectual com base no logicismo (vide Frege e Russel).
Trocando em miúdos, estive e estou sempre a querer dizer que quem domina mecanismos e técnicas de grande nível de complexidade, enfrentará sem dificuldades sistemas com menores graus de complexidade. A grande questão é: a recíproca não é verdadeira.
Dou simples exemplos a seguir.
Quem domina a mecânica de um automóvel, entenderá, compreenderá e analisará facilmente a mecânica de uma bicicleta.
Ao afirmar isso, não sou fordcentrista.
Quem domina a linguagem e a construção da Fuga nº 24 de Bach, entenderá, compreenderá e analisará facilmente o contraponto de uma lamentação fúnebre das Ilhas Salomon.
Ao afirmar isso, não sou etnocentrista.
Abraço,
Jorge Antunes




eduardo luedy wrote:

> Prezado Jorge Antunes e demais colegas,
>
> Não haverá nas considerações do nosso colega Antunes
> premissas deveras etnocentricas? [Na verdade, a gente
> desenvolve esse jeito meio eufemistico, mas no fundo,
> o que eu quero dizer mesmo é que acho de um
> etnocentrismo atroz afirmar o que o Antunes afirmou]
> Refiro-me ao trecho "Os estudantes que chegam, com
> paciência e muito trabalho, até ao contraponto florido
> a dois coros, acabam por entender e dominar
> complexidade que abarca qualquer construção musical
> com menor nivel de complexidade".
> Quer dizer então que através do domínio dos
> procedimentos composicionais desenvolvidos no ocidente
> poderemos compreender qualquer música?
> E, mais: quer dizer que a compreensão musical
> resume-se à compreensão de sua estruturação formal?
> Etnomusicólogos, não deveria ser aqui que vocês
> entraríam para afirmar o contrário?
> Admiro a erudição do Jorge Antunes (relativamente à
> esta tradição ocidental), assim como admiro seu
> compromisso ético-político, mas discordo um bocado
> dele  se ele defende de verdade este formalismo e se a
> sua presmissa é a de que através do ocidente podemos
> compreender qualquer música.
>
> Abraços a todos,
>
> Eduardo Luedy
>
> --- Jorge Antunes <antunes em unb.br> wrote:
>
> > Caro Rogério:
> >
> > Seus valiosos dez centavos enriquecem o debate.
> > Os estudantes que chegam, com paciência e muito
> > trabalho, até ao contraponto florido a dois coros,
> > acabam por entender e dominar complexidade que
> > abarca qualquer construção musical com menor nivel
> > de complexidade.
> > A polirrítmia da música afro-brasileira é
> > sub-conjunto da complexidade maior englobada pelo
> > contraponto a que me referi.
> > O domínio e a prática do contraponto, a que me
> > refiro, inclui as polirritmias mais complexas. A
> > polirritmia afro-brasileira, a que você chama de
> > complexa, agrupa a simultaneidade de ritmos em que o
> > tempo é dividido em razões simples, em múltiplos de
> > dois e três. Não existem quiálteras de sete ou nove
> > na rítmica afro-brasileira.
> > Quem chega a praticar o contraponto florido a oito
> > vozes, com porritmias complexas, estará pronto para
> > entender qualquer sub-grupo desse total complexo:
> > desde os motetos de Perotin, em que até os textos
> > poéticos são contrapontados; as experimentações dos
> > Gabrieli; a polirritmia afro-brasileira; a
> > polirritimia das músicas folclóricas
> > latino-americanas; os contrastes polirrítmicos e
> > fonéticos de John Cage (Dissertação sobre Nada, para
> > 4 locutores); passando pelo microcontraponto
> > imbricado das texturas ligetianas; até o contraponto
> > das vozes de mixagem da música eletroacústica, desde
> > o Estudo nº 1 de Stockhausen, até as Fabulae de
> > Bayle.
> > Abraço,
> > Jorge Antunes
> >
> >
> >
> >
> >
> > Rogerio Budasz wrote:
> >
> > > Colegas,
> > >
> > > A Universidade já existia antes do "contraponto
> > clássico tonal" e vai continuar a existir depois
> > dele. O contraponto funciona muito bem como
> > ferramenta de composição e análise da música da
> > Europa e de suas colônias. Aliás, eu diria até que
> > nesses casos é indispensável. Mas se, no âmbito da
> > universidade, eu desejo entender a complexidade
> > polirrítmica da música afro-brasileira, talvez eu
> > devesse começar pelo tambor de onça mesmo, como
> > ponto de partida para explorar esse universo.
> > >
> > > Não se trata de sugerir a inclusão dessa
> > disciplina no currículo, de querer que a
> > universidade ensine a tocar tambor de onça, porque
> > vai ensinar mal, mesmo porque nunca vai conseguir
> > replicar todo o contexto envolvido na interpretação.
> > Além disso há a questão do poder, já colocada antes
> > na lista. Se o tambor de onça vira instrumento da
> > elite, é bem provável que ele seja substituído na
> > origem por outra coisa. Entretanto, devem haver
> > meios para valorizar a arte do tocador de tambor de
> > onça (metaforicamente falando, prá ficar no exemplo
> > citado) e aprender com ele, mesmo dentro da
> > universidade.
> > >
> > > De qualquer forma, e sem conseguir fugir da
> > contradição, é bom não esquecer que a polifonia
> > ocidentental (e a partir dela a disciplina que
> > chamamos "contraponto") se desenvolveu a partir de
> > práticas populares, como a heterofonia, sendo
> > incorporada e transformada na música das elites (ver
> > Hoppin, Judkin, etc). Exemplos assim temos aos
> > montes. Se um dia as estruturas polirrítmicas da
> > música africana virarem disciplina nas nossas
> > academias (se é que já não o são em algumas), é
> > porque estarão sendo úteis para nós de alguma forma.
> > Se algum dia o "contraponto clássico tonal" deixar
> > de ser disciplina acadêmica ou for relegado a uma
> > posição periférica (e isso vai ocorrer, cedo ou
> > tarde, como ocorreu com o isorritmo, o baixo
> > cifrado, e tantas técnicas que pareciam eternas em
> > suas épocas), é porque já não nos serve.
> > >
> > > meus dez centavos
> > >
> > > Rogério
> > >
> > > Jorge Antunes <antunes em unb.br> wrote:
> > >
> > >       Oi, Hugo:Não façamos confusão com as metas
> > gerais da civilização brasileira, com palavras de
> > ordem e com os chavões.
> > >      Diversidade cultural é panorama de meta e
> > prática, como um todo, para a vida e para as
> > políticas culturais governamentais.
> > >      A Universidade não é instituição que deva
> > cobrir, na totalidade, a pesquisa e a formação
> > brasileira.
> > >      Além dela, existem outras instituições que
> > garantem a completude da formação
> > profissional-cultural: as escolas de samba, os
> > grupos folclóricos, os grupos de hip-hop, os clubes
> > do choro, as escolas de rock, as gafieiras, os
> > bailes funk, as festas rave, etc, etc.
> > >      Cada macaco em seu galho. A Universidade não
> > deve ter a ousadia tresloucada de pretender ensinar
> > a um brincante de bumba-meu-boi a tocar tambor-onça.
> > >      O estudo do contraponto clássico não
> > contempla apenas uma vertente musical como você
> > pensa. O microcontraponto que Ligeti e outros usaram
> > e usam na construção de tramas e texturas, não pode
> > ser realizado e analisado por quem não estudou
> > contraponto clássico tonal. Essa técnica escolástica
> > contempla todas as vertentes musicais e abre a mente
> > para o enfrentamento com todas as situações
> > complexas do cotidiano.
> > >      Abraço,
> > >      Jorge Antunes
> > >
> > >
> > >       Hugo Leonardo Ribeiro wrote:
> > >
> > >     > Caro Jorge,Gosto de pensar o estudo do
> > contraponto exatamente como essa metáfora do xadrez,
> > como um exercício de lógica e domínio de conteúdo.
> > Porém, onde fica a diversidade cultural num
> > currículo que só contempla uma vertente musical? Ou
> > devemos deixar a diversidade cultural somente no
> > discurso? Ou isso não deve ser sequer discutido?
> > Talvez em outra lista?Quando disse nós, eu me
> > referia aos professores universitários responsáveis
> > pela eleição dos conhecimentos válidos a serem
> > ensinados na universidade,  àqueles responsáveis
> > pela construção desse currículo linear que faz com
> > que todos sejam obrigados a cursar as mesmas
> > disciplinas (com um mínimo de flexibilidade),
> > àqueles que decidem quem pode ser um educador
> > musical ou não.Ou vocês realmente acham que um
> > professor de instrumento, composição ou harmonia não
> > é um educador musical?Hugo Ribeirop.s.1 Meu laptop
> > encontrou uma rede sem fio descriptografada... Estou
> > de volta à civilização :)p.s.2 Jussamara Souza bem
> > lembrou que nas décadas de 1960 e 70 a Educação
> > Musical estava uito próxima dos compositores (vide
> > as oficinas de música, Schaffer, Cage, Grupo de
> > Compositores da Bahia..). O que houve de lá pra cá?
> > Porquê desse distanciamento tão nocivo para ambas as
> > áreas?
> > >     > Em 10/10/07, Jorge Antunes <antunes em unb.br>
> > escreveu:
> > >     >
> > >     >       Caro Eduardo:Não vejo nada de
> > problemático no que se refere a uma acertada decisão
> > sobre o que deve servir para as futuras gerações.
> > >     >      A nação ideal será aquela formada de
> > cidadãos de grande capacidade intelectual e crítica,
> > capazes de dominar as complexidades.
> > >     >      Um povo que só compreende sistemas
> > simples e banais, com baixo nível de complexidade,
> > será um povo consumidor de produtos, estruturas,
> > discursos, ideologias e tecnologias importadas. Será
> > um povo submisso aos donos do mundo, meros
> > consumidores de máquinas, sistemas e saberes
> > importados.
> > >     >      O sucateamento da Universidade e a
> > prática que considera a educação como mercadoria,
> > iniciadas com o advento do neoliberalismo, visam
> > exatamente isso: formar um povo que não terá
> > condições de criar saberes novos, porque o ponto
> > máximo a ser alcançado será o status de técnico,
> > apertador de botões (botões de tecnologias
> > importadas do primeiro mundo).
> > >     >      É por isso que eu discordo daqueles que
> > são contra o estudo de Contraponto nos cursos de
> > música. O bom músico, seja qual for a área de
> > atuação profissional, deve adquirir formação em que
> > se trabalhe o Contraponto a 2, 3, 4, 5 e 8 vozes,
> > nas claves. Acho que, por isso mesmo, todos deveriam
> > aprender a jogar xadrez.
> > >     >      Abraço,
> > >     >      Jorge Antunes
> > >     >
> > >
> > ________________________________________________
> > >      Lista de discussões ANPPOM
> > >
> > http://iar.unicamp.br/mailman/listinfo/anppom-l
> > >
> > ________________________________________________
> > >
> > >
> > >
> > >
> > > ========================
> > > Prof. Dr. Rogério Budasz
> > > Departamento de Artes
> > > Universidade Federal do Paraná
> > > rogeriobudasz em yahoo.com
> > > budasz em ufpr.br
> > >
> >
> http://www.artes.ufpr.br/departamento/docentes/rogeriob.htm
> > >
> > >
> >
> ----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
> ----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
> ----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
> ----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
> ----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
> ----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
> ----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
> ----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
> ----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
> ----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
> ----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
> > > Yahoo! oneSearch: Finally, mobile search that
> > gives answers, not web links.
> > > ________________________________________________
> > Lista de discussões ANPPOM
> > http://iar.unicamp.br/mailman/listinfo/anppom-l
> > ________________________________________________
>
>
> ____________________________________________________________________________________
> Pinpoint customers who are looking for what you sell.
> http://searchmarketing.yahoo.com/
-------------- Próxima Parte ----------
Um anexo em HTML foi limpo...
URL: <http://www.listas.unicamp.br/pipermail/anppom-l/attachments/20071012/c017095a/attachment.html>


Mais detalhes sobre a lista de discussão Anppom-L