[ANPPOM-L] Qual a música que queremos em nossas Universidades?

eduardo luedy eluedy em yahoo.com
Sex Out 12 10:35:37 BRT 2007


Prezado Jorge Antunes,

Acabo de ler os e-mails. Preciso de tempo para
desenvolver melhor minha argumentação.
Já adianto, contudo, que estou partindo de uma
premissa diferente da tua: não julgo música apenas
pela seu grau de complexidade formal - nem tomo tal
critério como algo autônomo, independente de contexto.
Dito de outro modo, as complexidades são diversas e
referentes a seus contextos. Jimi Hendrix é complexo
em relação a Herman Hermits. Contudo, não é tal
aspecto somente que me faz admirar sua obra. Nem
Herman Hermits é desprezível por ser relativamente
simples harmonica e melodicamente.
[É curiosa esta preocupação com a complexidade formal
que musicólogos têm em justificar seus objetos de
estudo. Isto afeta inclusive trabalhos de natureza
etnomusicológica. No último encontro da anppom, alguns
de nossos colegas esforçavam-se para justificar seus
estudos com base na afirmação do quão complexo
sonoramente eram seus objetos de análise.]
Bem, já comecei a desenvolver os tais argumentos que
falei que desenvolveria posteriormente. [Não deixa de
ser uma boa desculpa para qualquer incongruência ou
falta de clareza de minha parte...]
Enfim, o que acho importante afirmar aqui é que o
parâmetro "complexidade" é um construto cultural!
Quem domina a linguagem e a construção da Fuga nº 24
de Bach, poderá achar que compreende formalmente o
contraponto de uma lamentação fúnebre das Ilhas
Salomon. Contudo, [e não vou nem discutir o
pressuposto de que Bach é mais sofisticado formalmente
que o exemplo citado], a compreensão dos possíveis
aspectos simbólicos, contextuais, falo dos aspectos
mais profundos de significado, aos aspectos dialógicos
entre músicos e comunidades de ouvintes/partícipes,
falo da compreensão profunda do pathos e do ethos de
uma determinada cultura musical, isso, caro Antunes,
não se dá apenas pela compreensão formal.
Quanto a ser tal atitude etnocêntrica ou não, acho que
merecemos discutir mais se assumir tal formalismo
(independentemente de contexto cultural) deve ou não
ser considerado etnocêntrico.

Abraços,

Eduardo Luedy


--- Jorge Antunes <antunes em unb.br> wrote:

> Caro Eduardo:
> 
> Acho que você não entendeu a minha defesa acerca de
> metodologias para a ginástica mental e intelectual
> com base no logicismo (vide Frege e Russel).
> Trocando em miúdos, estive e estou sempre a querer
> dizer que quem domina mecanismos e técnicas de
> grande nível de complexidade, enfrentará sem
> dificuldades sistemas com menores graus de
> complexidade. A grande questão é: a recíproca não é
> verdadeira.
> Dou simples exemplos a seguir.
> Quem domina a mecânica de um automóvel, entenderá,
> compreenderá e analisará facilmente a mecânica de
> uma bicicleta.
> Ao afirmar isso, não sou fordcentrista.
> Quem domina a linguagem e a construção da Fuga nº 24
> de Bach, entenderá, compreenderá e analisará
> facilmente o contraponto de uma lamentação fúnebre
> das Ilhas Salomon.
> Ao afirmar isso, não sou etnocentrista.
> Abraço,
> Jorge Antunes
> 
> 
> 
> 
> eduardo luedy wrote:
> 
> > Prezado Jorge Antunes e demais colegas,
> >
> > Não haverá nas considerações do nosso colega
> Antunes
> > premissas deveras etnocentricas? [Na verdade, a
> gente
> > desenvolve esse jeito meio eufemistico, mas no
> fundo,
> > o que eu quero dizer mesmo é que acho de um
> > etnocentrismo atroz afirmar o que o Antunes
> afirmou]
> > Refiro-me ao trecho "Os estudantes que chegam, com
> > paciência e muito trabalho, até ao contraponto
> florido
> > a dois coros, acabam por entender e dominar
> > complexidade que abarca qualquer construção
> musical
> > com menor nivel de complexidade".
> > Quer dizer então que através do domínio dos
> > procedimentos composicionais desenvolvidos no
> ocidente
> > poderemos compreender qualquer música?
> > E, mais: quer dizer que a compreensão musical
> > resume-se à compreensão de sua estruturação
> formal?
> > Etnomusicólogos, não deveria ser aqui que vocês
> > entraríam para afirmar o contrário?
> > Admiro a erudição do Jorge Antunes (relativamente
> à
> > esta tradição ocidental), assim como admiro seu
> > compromisso ético-político, mas discordo um bocado
> > dele  se ele defende de verdade este formalismo e
> se a
> > sua presmissa é a de que através do ocidente
> podemos
> > compreender qualquer música.
> >
> > Abraços a todos,
> >
> > Eduardo Luedy
> >
> > --- Jorge Antunes <antunes em unb.br> wrote:
> >
> > > Caro Rogério:
> > >
> > > Seus valiosos dez centavos enriquecem o debate.
> > > Os estudantes que chegam, com paciência e muito
> > > trabalho, até ao contraponto florido a dois
> coros,
> > > acabam por entender e dominar complexidade que
> > > abarca qualquer construção musical com menor
> nivel
> > > de complexidade.
> > > A polirrítmia da música afro-brasileira é
> > > sub-conjunto da complexidade maior englobada
> pelo
> > > contraponto a que me referi.
> > > O domínio e a prática do contraponto, a que me
> > > refiro, inclui as polirritmias mais complexas. A
> > > polirritmia afro-brasileira, a que você chama de
> > > complexa, agrupa a simultaneidade de ritmos em
> que o
> > > tempo é dividido em razões simples, em múltiplos
> de
> > > dois e três. Não existem quiálteras de sete ou
> nove
> > > na rítmica afro-brasileira.
> > > Quem chega a praticar o contraponto florido a
> oito
> > > vozes, com porritmias complexas, estará pronto
> para
> > > entender qualquer sub-grupo desse total
> complexo:
> > > desde os motetos de Perotin, em que até os
> textos
> > > poéticos são contrapontados; as experimentações
> dos
> > > Gabrieli; a polirritmia afro-brasileira; a
> > > polirritimia das músicas folclóricas
> > > latino-americanas; os contrastes polirrítmicos e
> > > fonéticos de John Cage (Dissertação sobre Nada,
> para
> > > 4 locutores); passando pelo microcontraponto
> > > imbricado das texturas ligetianas; até o
> contraponto
> > > das vozes de mixagem da música eletroacústica,
> desde
> > > o Estudo nº 1 de Stockhausen, até as Fabulae de
> > > Bayle.
> > > Abraço,
> > > Jorge Antunes
> > >
> > >
> > >
> > >
> > >
> > > Rogerio Budasz wrote:
> > >
> > > > Colegas,
> > > >
> > > > A Universidade já existia antes do
> "contraponto
> > > clássico tonal" e vai continuar a existir depois
> > > dele. O contraponto funciona muito bem como
> > > ferramenta de composição e análise da música da
> > > Europa e de suas colônias. Aliás, eu diria até
> que
> > > nesses casos é indispensável. Mas se, no âmbito
> da
> > > universidade, eu desejo entender a complexidade
> > > polirrítmica da música afro-brasileira, talvez
> eu
> > > devesse começar pelo tambor de onça mesmo, como
> > > ponto de partida para explorar esse universo.
> > > >
> > > > Não se trata de sugerir a inclusão dessa
> > > disciplina no currículo, de querer que a
> > > universidade ensine a tocar tambor de onça,
> porque
> > > vai ensinar mal, mesmo porque nunca vai
> conseguir
> > > replicar todo o contexto envolvido na
> interpretação.
> > > Além disso há a questão do poder, já colocada
> antes
> > > na lista. Se o tambor de onça vira instrumento
> da
> > > elite, é bem provável que ele seja substituído
> na
> > > origem por outra coisa. Entretanto, devem haver
> > > meios para valorizar a arte do tocador de tambor
> de
> > > onça (metaforicamente falando, prá ficar no
> exemplo
> > > citado) e aprender com ele, mesmo dentro da
> > > universidade.
> > > >
> > > > De qualquer forma, e sem conseguir fugir da
> > > contradição, é bom não esquecer que a polifonia
> > > ocidentental (e a partir dela a disciplina que
> > > chamamos "contraponto") se desenvolveu a partir
> de
> > > práticas populares, como a heterofonia, sendo
> > > incorporada e transformada na música das elites
> (ver
> > > Hoppin, Judkin, etc). Exemplos assim temos aos
> > > montes. Se um dia as estruturas polirrítmicas da
> > > música africana virarem disciplina nas nossas
> > > academias (se é que já não o são em algumas), é
> > > porque estarão sendo úteis para nós de alguma
> forma.
> > > Se algum dia o "contraponto clássico tonal"
> deixar
> > > de ser disciplina acadêmica ou for relegado a
> uma
> > > posição periférica (e isso vai ocorrer, cedo ou
> > > tarde, como ocorreu com o isorritmo, o baixo
> > > cifrado, e tantas técnicas que pareciam eternas
> em
> > > suas épocas), é porque já não nos serve.
> > > >
> > > > meus dez centavos
> > > >
> > > > Rogério
> > > >
> > > > Jorge Antunes <antunes em unb.br> wrote:
> > > >
> > > >       Oi, Hugo:Não façamos confusão com as
> metas
> > > gerais da civilização brasileira, com palavras
> de
> > > ordem e com os chavões.
> > > >      Diversidade cultural é panorama de meta e
> > > prática, como um todo, para a vida e para as
> > > políticas culturais governamentais.
> > > >      A Universidade não é instituição que deva
> > > cobrir, na totalidade, a pesquisa e a formação
> > > brasileira.
> > > >      Além dela, existem outras instituições
> que
> > > garantem a completude da formação
> > > profissional-cultural: as escolas de samba, os
> > > grupos folclóricos, os grupos de hip-hop, os
> clubes
> > > do choro, as escolas de rock, as gafieiras, os
> > > bailes funk, as festas rave, etc, etc.
> > > >      Cada macaco em seu galho. A Universidade
> não
> > > deve ter a ousadia tresloucada de pretender
> ensinar
> > > a um brincante de bumba-meu-boi a tocar
> tambor-onça.
> > > >      O estudo do contraponto clássico não
> > > contempla apenas uma vertente musical como você
> > > pensa. O microcontraponto que Ligeti e outros
> usaram
> > > e usam na construção de tramas e texturas, não
> pode
> > > ser realizado e analisado por quem não estudou
> > > contraponto clássico tonal. Essa técnica
> escolástica
> > > contempla todas as vertentes musicais e abre a
> mente
> > > para o enfrentamento com todas as situações
> > > complexas do cotidiano.
> > > >      Abraço,
> > > >      Jorge Antunes
> > > >
> > > >
> > > >       Hugo Leonardo Ribeiro wrote:
> > > >
> > > >     > Caro Jorge,Gosto de pensar o estudo do
> > > contraponto exatamente como essa metáfora do
> xadrez,
> > > como um exercício de lógica e domínio de
> conteúdo.
> > > Porém, onde fica a diversidade cultural num
> > > currículo que só contempla uma vertente musical?
> Ou
> > > devemos deixar a diversidade cultural somente no
> > > discurso? Ou isso não deve ser sequer discutido?
> > > Talvez em outra lista?Quando disse nós, eu me
> > > referia aos professores universitários
> responsáveis
> > > pela eleição dos conhecimentos válidos a serem
> > > ensinados na universidade,  àqueles responsáveis
> > > pela construção desse currículo linear que faz
> com
> > > que todos sejam obrigados a cursar as mesmas
> > > disciplinas (com um mínimo de flexibilidade),
> > > àqueles que decidem quem pode ser um educador
> > > musical ou não.Ou vocês realmente acham que um
> > > professor de instrumento, composição ou harmonia
> não
> > > é um educador musical?Hugo Ribeirop.s.1 Meu
> laptop
> > > encontrou uma rede sem fio descriptografada...
> Estou
> > > de volta à civilização :)p.s.2 Jussamara Souza
> bem
> > > lembrou que nas décadas de 1960 e 70 a Educação
> > > Musical estava uito próxima dos compositores
> (vide
> > > as oficinas de música, Schaffer, Cage, Grupo de
> > > Compositores da Bahia..). O que houve de lá pra
> cá?
> > > Porquê desse distanciamento tão nocivo para
> ambas as
> > > áreas?
> > > >     > Em 10/10/07, Jorge Antunes
> <antunes em unb.br>
> > > escreveu:
> > > >     >
> > > >     >       Caro Eduardo:Não vejo nada de
> > > problemático no que se refere a uma acertada
> decisão
> > > sobre o que deve servir para as futuras
> gerações.
> > > >     >      A nação ideal será aquela formada
> de
> > > cidadãos de grande capacidade intelectual e
> crítica,
> > > capazes de dominar as complexidades.
> > > >     >      Um povo que só compreende sistemas
> > > simples e banais, com baixo nível de
> complexidade,
> > > será um povo consumidor de produtos, estruturas,
> > > discursos, ideologias e tecnologias importadas.
> Será
> > > um povo submisso aos donos do mundo, meros
> > > consumidores de máquinas, sistemas e saberes
> > > importados.
> > > >     >      O sucateamento da Universidade e a
> > > prática que considera a educação como
> mercadoria,
> > > iniciadas com o advento do neoliberalismo, visam
> > > exatamente isso: formar um povo que não terá
> > > condições de criar saberes novos, porque o ponto
> > > máximo a ser alcançado será o status de técnico,
> > > apertador de botões (botões de tecnologias
> > > importadas do primeiro mundo).
> > > >     >      É por isso que eu discordo daqueles
> que
> > > são contra o estudo de Contraponto nos cursos de
> > > música. O bom músico, seja qual for a área de
> > > atuação profissional, deve adquirir formação em
> que
> > > se trabalhe o Contraponto a 2, 3, 4, 5 e 8
> vozes,
> > > nas claves. Acho que, por isso mesmo, todos
> deveriam
> > > aprender a jogar xadrez.
> > > >     >      Abraço,
> > > >     >      Jorge Antunes
> > > >     >
> > > >
> > > ________________________________________________
> > > >      Lista de discussões ANPPOM
> > > >
> > > http://iar.unicamp.br/mailman/listinfo/anppom-l
> > > >
> > > ________________________________________________
> > > >
> > > >
> > > >
> > > >
> > > > ========================
> > > > Prof. Dr. Rogério Budasz
> > > > Departamento de Artes
> > > > Universidade Federal do Paraná
> > > > rogeriobudasz em yahoo.com
> > > > budasz em ufpr.br
> > > >
> > >
> >
>
http://www.artes.ufpr.br/departamento/docentes/rogeriob.htm
> > > >
> > > >
> > >
> >
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> > > > Yahoo! oneSearch: Finally, mobile search that
> > > gives answers, not web links.
> > > >
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> > > http://iar.unicamp.br/mailman/listinfo/anppom-l
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