[ANPPOM-L] Qual a música que queremos em nossas Universidades?

Jorge Antunes antunes em unb.br
Dom Out 14 20:16:02 BRST 2007


Prezado Carlos Sandroni:

Você afirma que o domínio do contraponto europeu não capacita a compreender as polifonias vocais do Pacífico.
Essa afirmação é interessante, porque bombástica para mim.
Não me considero dono da verdade e, assim, gostaria de me fazer todo ouvidos, para que você me convença acerca dessa sua convicção.
Talvez isso seja possível, se você me der exemplos concretos. Você poderia citar nomes de pessoas que dominam o contraponto "europeu" e que, apesar de possuirem esse domínio, não estão capacitadas para compreender as polifonias vocais do Pacífico.

Eu, de minha parte, tenho exemplos que demostram justamente o contrário.
Para escrever meu mais recente livro, intitulado Sons Novos para a Voz, passei dois anos, de setembro de 2005 a agosto de 2007, estudando todas as manifestações musicais do mundo, produzidas com o aparelho fonador.
Estudei todos os trabalhos de Hugo Zemp, Trân Quang Hai, Jean-Michel Beaudet, Jacques Bouët, Gilles Léothaud e Bernard Lortat-Jacob, sobre as práticas vocais contrapontísticas de Taiwan, Georgia, Albania, Itália, Ilhas Solomon, República da África Central (Pigmeus e Banda Linda), Etiópia e Indonésia.
O estudo abordou as construções mais complexas, desde os cantos a duas vozes de Malita (Ilhas Solomon), passando pela polifonia a três vozes de Tai-Tung, no Taiwan, até as polifonias a doze vozes dos portuários de Gênova, na Itália (o canto trallallero) e as canções himarioçe, no estilo Himara, cantadas em Vlorë no sul da Albânia, que também são a 12 vozes.
Para compreender essas polifonias, entendo eu que o que me capacitou foi o domínio que tenho do contraponto que você chama de europeu. O que eu chamo de domínio do contraponto, não é aquela capacidade desenvolvida ao se praticar contraponto modal a apenas duas vozes. Estou me referindo ao domínio do contraponto florido a oito vozes, nas linguagens tonal e atonal. São a essas práticas que chegam meus alunos em final de curso: tonalismo clássico bachiano a 8 vozes e atonalismo integral de Julien Falk a 8 vozes.
A maioria dos etnomusicólogos que mencionei acima, também dominam o contraponto florido a dois coros, porque foram alunos do Conservatório de Paris.
Talvez eu esteja enganado, e é possível que minha compreensão das polifonias vocais dos diversos povos do mundo não se deva ao domínio que tenho da técnica contrapontística. Talvez o que me capacitou para tanto foi algum outro fator de que não tenho consciência. Deixo então a você a incumbência de me passar exemplos que demonstrem a sua convicção de que o contraponto "europeu" não capacita a compreender as polifonias vocais do Pacífico.
Abraço,
Jorge Antunes





Carlos Sandroni wrote:

> Prezado Rubens e demais colegas,
>
> Não é educado chamar de "bobagem" a expressão do ponto de vista de um colega. Em todo caso, não numa lista pública como esta.
> O contraponto de Bach, trazido à baila por Antunes, é europeu. Assim como este alfabeto é latino, os algarismos 1 e 2 são arábicos e o futebol é o esporte bretão. Isso não nos impede de usá-los, nem afirmaria eu tal coisa. O que afirmo (aliás afirmamos eu e, por assim dizer, a torcida do Flamengo - não confundir com a torcida dos franco-flamengos) é que o domínio do contraponto europeu não capacita a compreender as polifonias vocais do Pacífico.
> Saudações,
> Carlos
>
>  On 10/12/07, Rubens Ricciardi < rrrr em usp.br > wrote:
>
>
>      meus caros... onde estamos???? "contraponto europeu"??? - que bobagem é esta??? ha, então o futebol (invenção inglesa!) também é europeu (aliás, não é o esporte mais popular por lá também)???? nossa senhora, por que será então que eu torço aqui pro meu glorioso Comercial de Ribeirão Preto??? certamente uma postura eurocentrista e com certeza politicamente incorreta (estes corinthianos, estes flamenguistas, todos uns vendidos à submissão eurocêntrica)... pois viva a nossa identidade, viva a nossa verdadeira cultura, abaixo toda e qualquer forma de inteligência estrangeira!!!... Rubens Ricciardi PS: caro Silvio Ferraz, concordo com vc que o estudo dos contrapontos deve ser sempre desenvolvido nos contextos das linguages, porisso, já há alguns anos venho dando aulas do contraponto da Polifonia Gótica em seus primórdios, da Ars Antiqua (em especial Perotinus) e da Ars Nova (em especial Machault e Landini), até os primeiros polifonistas franco-flamengos quando se inicia o Renascimento, realmente é muito mais enriquecedor que trabalhar só com as 5 espécies do Fux ou com os recursos dos contrapontos em meio aos diversos estilos e época do sistema tonal...
>
>           ----- Original Message -----
>           From: Carlos Sandroni
>           To: antunes em unb.br
>           Cc: anppom-l em iar.unicamp.br ; hugoleo75 em gmail.com
>           Sent: Friday, October 12, 2007 3:10 PM
>           Subject: Re: [ANPPOM-L]Qual a música que queremos em nossas Universidades?
>            Prezado Antunes e demais colegas, Citando: "A fuga nº 24 é bem complexa estruturalmente. A lamentação de funeral das Ilhas Solomos é bem menos complexa estruturalmente.
>           O estudo da estrutura dos cantos a duas vozes dessas lamentações não garante sucesso no estudo da estrutura da fuga. Mas o estudo da estrutura da fuga, garante o sucesso no estudo da estrutura dos cantos a duas vozes das lamentações fúnebres."Fim da citação. "Mais complexo" e "menos complexo", aqui, do ponto de vista do contraponto europeu. A harmonia de Wagner também é mais complexa que a dos Beatles. Mas saber harmonia e contraponto nao nos habilitam a compreender nem formalmente, e muito menos estruturalmente, música vocal das Ilhas Salomon ou rock. (No caso do rock saber alguns acordes pode às vezes ajudar). Se voce analisa polifonias do Pacífico ou dos pigmeus com instrumentos teóricos de contraponto europeu, o resultado é a primeira e a segunda frases citada acima. Esta é uma das razões pelas quais a terceira e a quarta frases citadas acima são, na opinião dos etnomusicólogos, falsas (isto inclui Hugo Zemp, que estudou a fundo as polifonias das Ilhas Salomon). Abraços,Carlos
>            On 10/12/07, Jorge Antunes <antunes em unb.br> wrote:
>
>                Eduardo:
>
>                Você está usando a palavra "forma", que nunca utilizei. No escopo de nosso debate ela não cabe.
>                Você fala em "complexidade formal" e em se "compreender formalmente o contraponto".
>                Nunca me referi a forma. Sempre estou me referindo a estrutura.
>                Estou falando em complexidade estrutural.
>                Também nunca disse que a análise se sustenta unicamente pela abordagem estrutural e formal.
>                As aspectos simbólicos e contextuais hão de vir, numa boa análise, a ser estudados profundamente após as análises estrutural e formal.
>                Mas aquela ficará solta, descontextualizada e superficial, se estas não se estabelecerem antes.
>                A fuga nº 24 é bem complexa estruturalmente. A lamentação de funeral das Ilhas Solomos é bem menos complexa estruturalmente.
>                O estudo da estrutura dos cantos a duas vozes dessas lamentações não garante sucesso no estudo da estrutura da fuga. Mas o estudo da estrutura da fuga, garante o sucesso no estudo da estrutura dos cantos a duas vozes das lamentações fúnebres.
>                Veja, estou falando em estrutura. Quanto à forma, os níveis de complexidade são altos nos dois casos. As lamentações fúnebres têm, em geral, a forma ABAB CBCB. A fuga nº 24, segundo caderno, tem forma de fuga tripla, com a complexidade imposta pelo uso de três sujeitos.
>                Para completar as análises, aí sim, seria necesssário abordar as questões que você menciona. Seria então preciso abordar a religiosidade de Bach, suas construções quiasmáticas, sua época, seu entorno, sua fixação na cristologia e seu encantamento pelas letras de seu próprio nome (b, a, c, h). Quanto às Lamentações fúnebres das imediações da Polinésia, seria necessário, na etapa final da análise, considerar a coreografia da dança ritual suahongi, as escalas usadas, suas simbologias, ritmos, andamentos, textos, o gestual da distribuição de alimentos durante o velório, etc.
>                Abraço,
>                Jorge Antunes
>
>
>
>
>
>           Carlos Sandroni
>           Departamento de Música, UFPE
>           Programa de Pós-Graduação em Música, UFPB
>           Setembro 2007/Fevereiro 2008:
>           Pesquisador Associado ao Centre de Recherches en Ethnomusicologie
>           CNRS - LESC UMR 7186 - Paris
>           Endereço pessoal na França:
>           Chez Duflo-Moreau
>           199, rue de Vaugirard
>           75015 - Paris
>           Telefone profissional no Brasil
>           (81) 2126 8596 (telefone e fax)
>           (Recados com Anita)
>           Endereço pessoal no Brasil:
>           Rua das Pernambucanas, 264/501
>           Graças - 52011-010
>           Recife - PE
>           ------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
>
>           ________________________________________________
>           Lista de discussões ANPPOM
>           http://iar.unicamp.br/mailman/listinfo/anppom-l
>           ________________________________________________
>           ------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
>
>           No virus found in this incoming message.
>           Checked by AVG Free Edition.
>           Version: 7.5.488 / Virus Database: 269.14.5/1058 - Release Date: 8/10/2007 16:54
>
>
>
>
>
>
>
> --
> Carlos Sandroni
> Departamento de Música, UFPE
> Programa de Pós-Graduação em Música, UFPB
> Setembro 2007/Fevereiro 2008:
> Pesquisador Associado ao Centre de Recherches en Ethnomusicologie
> CNRS - LESC UMR 7186 - Paris
> Endereço pessoal na França:
> Chez Duflo-Moreau
> 199, rue de Vaugirard
> 75015 - Paris
> Telefone profissional no Brasil
> (81) 2126 8596 (telefone e fax)
> (Recados com Anita)
> Endereço pessoal no Brasil:
> Rua das Pernambucanas, 264/501
> Graças - 52011-010
> Recife - PE
-------------- Próxima Parte ----------
Um anexo em HTML foi limpo...
URL: <http://www.listas.unicamp.br/pipermail/anppom-l/attachments/20071014/f4b3d391/attachment.html>


Mais detalhes sobre a lista de discussão Anppom-L