[ANPPOM-L] RES: Currículos

Heloísa e Wagner Valente whvalent em terra.com.br
Ter Out 16 10:43:21 BRST 2007


Álvaro, Hugo e demais listeiros,

 

Estou guardando as mensagens para ler daqui a uns dias. Será que alguém
teria disponibilidade para sumariar as idéias? Quando temos congressos,
geralmente, as discussões se perdem em lutas contra o relógio para
acompanhar esta ou aquela atividade.

Esta discussão –fundamentalíssima!-não pode morrer com o tempo, como se
fosse um simples desabafo.

Conforme for, posso encaminhar algum texto resultante para a página do
MusiMid, sobretudo a discussão entre folclore/ etnomusicologia que, ao que
parece, não acabará tão cedo...

Abraços a todos, Heloísa

 

-----Mensagem original-----
De: anppom-l-bounces em iar.unicamp.br
[mailto:anppom-l-bounces em iar.unicamp.br] Em nome de Alvaro Neder
Enviada em: segunda-feira, 15 de outubro de 2007 21:38
Para: anppom-l em iar.unicamp.br
Assunto: Re: [ANPPOM-L] Currículos

 

Hugo <mailto:hugolribeiro em yahoo.com.br>  Leonardo Ribeiro escreveu:

 

 

<4) Porque a disciplina Etnomusicologia (ou seus codinomes "fundamentos da
música", "folclore" - ugh!) e parentes tais como sociologia e educação
musical, somente são obrigatórias para os cursos de licenciatura da UFBA e
da UFRGS? >

 

Hugo, sem entrar no mérito de suas constatações --- que são bastante
interessantes --- por absoluta falta de tempo nesse momento, gostaria de
dizer que a UNIRIO aboliu os cursos de folclore e instituiu em seu lugar o
curso --- obrigatório para a licenciatura --- de Introdução à
Etnomusicologia, que tenho o prazer de ministrar.

 

Em tempo, acho que saber contraponto florido não faria mal a nenhum músico
com formação universitária, mas sabemos que os recursos são limitados e
algo vai ficar faltando. Logo, um acúmulo ou desequilíbrio de exigências
músico-técnicas favorecendo a tradição européia redunda em uma completa
inocência/idealização dos estudantes de graduação frente a uma visão mais
crítica da música. A realidade que constato com grande espanto na sala de
aula é uma concepção --- a este ponto do século XXI --- da música como
estudo dos Grande Homens, da Obra de Arte, do Gênio Universal, da
"essência" do "povo", da "nação", música como repúdio à "massificação", à
"manipulação" da "indústria cultural", etc. 

 

Apesar de músico, acho que há conspícua ausência de disciplinas que
discutam de forma mais aprofundada e atualizada os elos entre música e
sociedade --- reflexo da ideologia do século XIX da autonomia da música, e
com a qual áreas como as Letras, por exemplo, não comungam, mesmo sendo
talqualmente "artísticas". Por isso, não sou um ardente defensor da
etnomusicologia como um conservatório de "world music", como se vê em
muitas universidades norte-americanas, pois acho que precisamos de mais
scholars profissionais que vejam a atividade acadêmica e de pesquisa como
principal e não acessória. No entanto, é necessário ressaltar que esta é
uma prática político-estética válida (não fosse a estética um ramo da
ideologia) para desestabilizar a idéia de que só o que é sério é música de
tradição européia. Por isso, face à afirmação que circulou por aqui, de que
seria louco ou absurdo ensinar todas as músicas "folclóricas" ou
"populares" do mundo nas universidades, é preciso dizer que esta é uma
prática corrente. Não o ensino de todas elas, mas daquela(s) que
acontece(m) ser a especialidade do professor contratado. Assim, certos
cursos de etnomusicologia possuem um especialista em gamelão javanês,
outros de samba, etc. Não é o ideal --- representar *todas* as tradições
sem hierarquizá-las --- mas já é um início. E a idéia não é populista (ser
condescendente com os mais fracos), mas o contrário: essa música é que está
permitindo a regeneração de muita música ocidental popular e mesmo erudita,
como, entre outros exemplos de outros compositores, parece também
demonstrar a afirmação do Professor Jorge Antunes a respeito de seu último
livro.

 

Meus dois centavos (sou bem mais gastador quando tenho tempo...)  

 

abraços a todos


Alvaro


=================================
Alvaro Neder, PhD - Brazilian Literature, Language and Literary Theory,
PUC-Rio
Professional Freelance Translator/Tradutor Profissional
http://www.proz.com/profile/633480.

 


http://alvaroneder.com <http://alvaroneder.com/> 
e-mail: alvaro(at)alvaroneder.com
+55 (21) 9663-3291
Rio de Janeiro, Brazil
+1 (978) 286.0529
Bedford MA, USA

 

CV/Currículo CNPq/Lattes:
http://lattes.cnpq.br/0728793370003830 


  _____  

E-mail classificado pelo Identificador de Spam Inteligente.
Para alterar a categoria classificada, visite o Terra Mail
<http://mail.terra.com.br/cgi-bin/imail.cgi?+_u=whvalent&_l=1,1192495602.87
6212.4788.tacamaca.hst.terra.com.br,11752,Des15,Des15>  

-------------- Próxima Parte ----------
Um anexo em HTML foi limpo...
URL: <http://www.listas.unicamp.br/pipermail/anppom-l/attachments/20071016/75a8f61b/attachment.html>


Mais detalhes sobre a lista de discussão Anppom-L