[ANPPOM-L] Digest Anppom-l, volume 30, assunto 56

Jorge Antunes antunes em unb.br
Qua Out 17 13:07:43 BRST 2007


Prezado Leonardo Fuks:

Antes de receber essa sua mensagem, eu já havia lhe enviado a resposta particular que prometera, respondendo suas questões com relação às nomenclaturas fry, creaky, growl, rumble, e também com relação à expressão "sons novos" usada antes por Bruno Bartolozzi.
Autorizo você a divulgar publicamente, caso queira, a minha resposta.
Abraço,
Jorge Antunes




Leonardo Fuks wrote:

> Professor Jorge Antunes
> Exijo que o senhor se mantenha dentro do eixo que estamos discutindo e que nos proporcione uma satisfação às questões de natureza acadêmica e ética que o senhor mesmo lançou e desenvolveu.
> Tenho certeza de que diversos membros da lista estão interessados em saber as motivações para as palavras e atos verbais contidos nas mensagens precedentes.
> Fiz uma série de observações educadas, respeitosas e, acredito, cientificamente embasadas, sobre suas mensagens, em seguida eivadas de respostas depreciativas e ofensivas à minha pessoa, à minha função e à própria categoria de professor universitário, justamente no dia seguinte ao do MESTRE.
> Não ficarei satisfeito com uma mera mensagem individual, que eu terei de ler na solidão de meu computador e impossibilitado,  por questões éticas e legais, de divulgar aos outros colegas. Esta modalidade de resposta caracterizaria uma atitude anti-acadêmica e contrária a tudo que o senhor vem pregando durante todos estes anos.
> Eis o momento oportuno do senhor responder PUBLICAMENTE  sobre o assunto técnico tratado e, se desejar, explicitar abertamente o tipo de mensagem contido em "Vai pra página 135, item 129, sem sons vocais!".
> Estamos , todos nós da lista da ANPPOM, aguardando sua resposta sábia e corajosa.
>
> Atenciosamente,
>
> Leonardo Fuks, PhD
> Professor Adjunto de Acústica Musical e de Fisiologia da Voz
> Escola de Música da UFRJ
>
>
> +++++++
>
> Subject: Re: [ANPPOM-L] Digest Anppom-l, volume 30, assunto 54
> Prezado Leonardo:
>
> Vou lhe responder por e-mail particular.
> Essa discussão já está chegando ao limite do aceitável e interessante para os outros membros da lista.
> Cordialmente,
> Jorge Antunes
>
>
>
>
>
> Leonardo Fuks wrote:
>
> > Professor Antunes,
> > Minha crítica não foi a respeito de seu novo livro que, como declarei, ainda não li. Não quer dizer que não gostei ou que não gostarei. Fiquei verdeiramente curioso, sobretudo pelo título "Sons novos para a Voz", que me lembrou o clássico " New Sounds for Woodwinds" de 1967, escrito pelo brilhante Bruno Bartolozzi.
> >
> > Numa mensagem anterior o senhor me cumprimentava por meus trabalhos sobre vozes "difônicas", coisa que nunca foi objeto principal de meu estudo. Agora vejo que não posso nem aceitar tais salamaleques, pois o senhor provavelmente nunca leu meus trabalhos.
> >
> > Minha crítica foi a respeito de um termo que o senhor utilizou numa mensagem dirigida a esta comunidade toda.
> > Não conheço nenhuma obra que se refira à voz do Louis Armstrong como sendo VOCAL FRY.
> > Também Elza Soares frequentemente usa o GROWL. Se ela usa o FRY, não é algo tão característico de sua voz.
> > Estou lhe respondendo dentro desta lista, pois todos as citações são a partir de suas mensagens dirigidas a todos. Todos são convidados a emitirem opinião, darem informações, discordarem ou concordarem, e desafio o senhor a dizer que cada um que discordar será anti-acadêmico e anti-ético e anticientificista infantil e academicamente leviano.
> > Se o seu livro contém este tipo de afirmativa, e suponho que o tenha, agradeceria saber a fonte bibliográfica de tais considerações.
> > Desta vez o senhor provavelmente não apenas errou nos termos que utiliza com seus colegas da academia, mas também errou ao utilizar de maneira equivocada os termos FRY e GROWL. Nada humilhante, nada vergonhoso; nós que acreditamos em atitudes academicamente éticas e científicas na pesquisa admitimos sem problemas cometer pequenos (ou grandes) enganos.
> > Felizmente, para esta segunda categoria de erros cabe uma ERRATA.
> >
> > Sobretudo quando é um autor " que estuda todas as manifestações sonoro-musicais do mundo produzidas com o aparelho fonador, e os sons produzidos com outras partes do corpo, com objetos externos alterando a voz ou com a função de caixa de ressonância e todos os fonemas das línguas faladas do mundo desde aquelas do ocidente até o tâmil, o urdu, o árabe, o grego, o russo, o karbadiano, o esquimó, o talago, o hotentote, etc."
> >
> > A propósito, se são "sons novos para a voz", reunindo todos os estudos sobre todas as manifestações de todo o mundo de todas as línguas do planeta etc, onde mora o NOVO no seu livro novo ?
> >
> > A respeito de sua última recomendação, que depende da posse de seu livro ("Vai pra página 135, item 129, sem sons vocais!"), gostaria que o senhor a citasse explicitamente, para que saibamos se o senhor agora comete algo que vá além de um simples erro.
> >
> > Boa noite,
> > Leonardo
> >
>
-------------- Próxima Parte ----------
Um anexo em HTML foi limpo...
URL: <http://www.listas.unicamp.br/pipermail/anppom-l/attachments/20071017/bf62d2d7/attachment.html>


Mais detalhes sobre a lista de discussão Anppom-L