[ANPPOM-L] Julio Amstalden na USP de Ribeirão Preto

Rubens Ricciardi rrrr em usp.br
Qui Set 20 09:42:28 BRT 2007


Recital de Órgão com Julio Amstalden
 


O Departamento de Música de Ribeirão Preto da ECA-USP estará apresentando no próximo dia 20 de setembro, quinta-feira, às 20h, na Sala de Concertos da Tulha, um recital de órgão com o renomado organista Júlio Amstalden.  Aberto ao público - Entrada franca!!!





Júlio Amstalden, organista



Nascido em Piracicaba, ingressou na Escola de Música de Piracicaba, reconhecida instituição brasileira de ensino musical, tendo aí realizado seus estudos de piano, teoria musical, solfejo e coral. Aos 17 anos , na mesma escola, começou seus estudos de órgão na classe da organista Elisa Freixo, passando também a estudar harmonia, contraponto e fuga com o maestro Ernst Mahle. Paralelamente, iniciou-se também no estudo da regência coral.

Após a conclusão de seus estudos de graduação, ingressou no programa de Mestrado em Artes (Música) da Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho", na cidade de São Paulo, tendo sido orientado pela organista Dorotéa Kerr. Na ocasião, defendeu a dissertação A música na liturgia católica urbana no Brasil após o Concílio Ecumênico Vaticano II (1962-1965).

Participou da Académie d'Orgue de Nemours-St. Pierre, na França, tendo aulas com André Isoir e Erik Lebrun. Também participou do Cours d'Interpretation et Improvisation de Romainmôtier, Suíça, tendo aulas com L. Ferdinando Tagliavinni, Guy Bovet, Marie Claire Allain e Rudolf Lutz. Estudou cravo com Edmundo Hora, reconhecida autoridade brasileira em práticas interpretativas historicamente orientadas. Residiu um ano no Canadá, onde freqüentou a Universidade de Alberta, tendo aulas com a organista Marnie Giesbrecht.

No período entre 1996 a 2001, integrou a diretoria da Associação Brasileira de Organistas (ABO), tendo fundado em 1997 a revista CAIXA EXPRESSIVA, único periódico impresso sobre órgãos no Brasil. Permaneceu no Conselho Editorial da revista até o ano de 2003. Como membro da direção da ABO, organizou vários encontros de organistas brasileiros e latino-americanos em diferentes anos. Nessa condição viajou ao México em 2000, visitando vários órgãos do período colonial em diferentes cidades e povoados mexicanos.

Foi organista da Igreja do Sagrado Coração de Jesus em Piracicaba e Professor de Música do Seminário dos Frades Capuchinhos da Província de São Paulo. Atuou por 10 anos como organista e regente coral na Universidade Metodista de Piracicaba. Foi diretor musical da série de recitais de órgão Concertos Carmo de Música Erudita, projeto financiado pela Petrobrás e realizado na Basílica Nossa Senhora do Carmo, em Campinas, ao longo de três anos.

Em 2005 foi convidado para representar o Brasil no XIV Festival Internacional de Música de Morélia, México, onde apresentou obras de compositores brasileiros contemporâneos para órgão. Como recitalista, apresentou-se em São Paulo, Campinas, Rio de Janeiro, Porto Alegre, Mariana e também na Argentina, na cidade de Buenos Aires.

 

PROGRAMA

 

 

H. Scheidemann                                  Toccata em Sol M

(1595-1663)

 

 

J. Pachelbel                                         Aria Quarta, do Hexachordum Appolinis

(1653-1706)

 

 

A. Soler                                              Sonata de Clarines

(1729-1783)

 

 

D. Buxtehude                                      Toccata em Fá M, BuxWV 157

(1637-1707)

 

 

F. Máximo Lopes                                Sonata em sol m

(1742-1821)

 

 

F. Mendelssohn-Bartholdy                  Sonata IV em Si b M, op. 65:

(1809-1847)                                                   Allegro con brio

                                                                       Andante religioso

                                                                       Allegretto

                                                                       Allegro maestoso e vivace

 

 

E. Mahle                                             Três Prelúdios Modais (1981):

(1929)                                                Pentatônico

                                                            Dórico

                                                            Frígio             

 

 

O. Messiaen                                        Transport de Joie, de L'ascencion

(1908-1992)

 
-------------- Próxima Parte ----------
Um anexo em HTML foi limpo...
URL: <http://www.listas.unicamp.br/pipermail/anppom-l/attachments/20070920/9fff1087/attachment.html>


Mais detalhes sobre a lista de discussão Anppom-L