[ANPPOM-L] Produção musical - sugestões de bibliografia e outras

Alvaro Neder alvaroneder em uol.com.br
Qui Fev 21 07:42:22 BRT 2008


Caros colegas,

Gostaria de sua contribuição para obter uma bibliografia objetiva e outros conselhos e recursos (conversas particulares são bem vindas) para elaborar um programa de uma cadeira de produção musical em nível de graduação. A clientela é variada e está fazendo uma graduação em produção cultural, logo é necessário ter um olhar mais amplo e incluir tópicos como produção de eventos, produção executiva e produção fonográfica além da produção musical propriamente dita. Há uma clientela para esta parte específica, pessoas que já possuem razoável experiência com produção de estúdio, e é preciso atendê-las, mas é extremamente importante cobrir aspectos como a legislação (leis de incentivos fiscais, direitos autorais, creative commons), explicações gerais sobre como proceder/passo a passo para produzir eventos, produzir CDs (arregimentação, patrocínio e marketing, financiador e investidor, etc) e outras áreas pertinentes. 

Pelo que tenho visto, praticamente não existe uma literatura em português. Logo, a literatura em inglês ou espanhol é bem vinda, mas tenho a preocupação de que seja prática e objetiva para nossa realidade. Esta clientela, de forma geral, não tem preocupações teóricas ou de pesquisa, quer mesmo é trabalhar com isso e busca botar o pé na profissão através deste curso. 

Se possível, indicar bibliotecas onde tais livros possam ser encontrados, programas universitários que estejam operando nesta área, etc.

Agradeço por sua ajuda.

Abraços,
Alvaro

==============================
Alvaro Neder, PhD
Etnomusicólogo/Ethnomusicologist
Pesquisador em Pós-Doutorado/Fellow Researcher
UNIRIO - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro 
Professor / Centro Federal de Educação Tecnológica 
Tradutor Acadêmico / Academic Translator
http://www.proz.com/profile/633480.
http://alvaroneder.com 
+55 (21) 9663-3291
Rio de Janeiro, Brazil
+1 (978) 286.0529
Bedford MA, USA
 
CV/Currículo CNPq/Lattes:
http://lattes.cnpq.br/0728793370003830
-------------- Próxima Parte ----------
Um anexo em HTML foi limpo...
URL: <http://www.listas.unicamp.br/pipermail/anppom-l/attachments/20080221/0f82f3d6/attachment.html>


Mais detalhes sobre a lista de discussão Anppom-L