[ANPPOM-L] Produção musical - sugestões de bibliografia e outras

carlos palombini palombini em terra.com.br
Qui Fev 21 10:09:44 BRT 2008

Olá, Álvaro

Conheço um pouco uma bibliografia acadêmica recente, embora já bastante
ampla, que explora aspectos históricos, culturais, arquitetônicos etc do
desenvolvimento das técnicas de gravação e das transformações da escuta
que daí se seguem. Mas isto não lhe interessa, então...

No Brasil,  possivelmente o curso acadêmico em IFES que mais se aproxime
do que vc procura seja o da UFPR. Sei que, nos anos 90,  José Roberto
Zan pensou na possibilidade de montar um curso de produção musical na
Unicamp, mas não sei o que resultou desta idéia. A UFF tem, pelo que
ouvi falar, um curso de produção cultural.

Fora do Brasil, sei que a Universidade de Westminster está voltada para
cursos com orientação semelhante à que vc procura. E, há cerca de 15
anos, havia um curso de graduação bastante recomendado no sul da
Inglaterra, o curso de Tonmesiter (assim, usando o termo alemão), nõa me
lembro exatamente em qual dos home counties. O melhor que posso fazer é
passar-lhe o e-mail de dois alunos da Escola de Música que estão fazendo
pesquisas para encontrar cursos desta natureza fora do Brasil. Um deles,
inclusive prepara uma pesquisa sobre o conteúdo deste cursos no exterior
(o modelo dele é um curso que encontrou na Alemanha) e o perfil ideal de
um curso destes no Brasil.

Uma faculdade particular, a Anhembi-Morumbi, possui uma graduação, em
dois anos, em música eletrônica dançante. Fica no campus do Bras. Fui
visitá-los, quando da última Anppom. As instalações são fantásticas, em
antigas fábricas da região. Uma das salas de aula tem ar condicionado,
surround, projetor multimídia fixo no teto, um rack móvel com várias
unidade de processamento de som, duas pick-ups etc. O responsável pelo
curso e os professores que conheci são jovens, muito simpáticos e mal
pagos. Tenho um amigo que dá aula lá e um orientando que tem ótimas
relações com eles. Passo-lhes os endereços numa mensagem particular.

Deve haver vários cursos particulares. Eu recebo, a toda a hora,
mensagens de um deles em São Paulo. Dê uma olhada:

http://omid.com.br

O curso de Rock'n'roll, da Unisisnos, já comentado aqui, trabalha
bastante com questões de produção.

Carlos

Alvaro Neder escreveu:
> Caros colegas,
>
> Gostaria de sua contribuição para obter uma bibliografia objetiva e
> outros conselhos e recursos (conversas particulares são bem vindas)
> para elaborar um programa de uma cadeira de produção musical em nível
> de graduação. A clientela é variada e está fazendo uma graduação em
> produção cultural, logo é necessário ter um olhar mais amplo e incluir
> tópicos como produção de eventos, produção executiva e produção
> fonográfica além da produção musical propriamente dita. Há uma
> clientela para esta parte específica, pessoas que já possuem razoável
> [...]

carlos palombini (dr p)
professor adjunto de musicologia
universidade federal de minas gerais
<cpalombini em gmail.com>

"As a gale on the mountainside bends the oak tree I am rocked by my love" (Sapho)