[ANPPOM-L] RES: REPARAÇÃO DE ERRO DE AUTORIA

jamannis uol jamannis em uol.com.br
Qua Jan 16 13:54:00 BRST 2008

Prezado Senhor Rocha, Colegas da Anppom,

Vejo tal pedido com surpresa. Sobretudo em tomar a argumentação “meu
orientador "apenas" me auxiliou lendo e dando sugestões” como fundamentação
e justificativa para tal solicitação, sabendo que, em suma, o que um
orientador faz é sobretudo ler e dar sugestões e não escrever trabalhos a 4
mãos com os orientandos.

Independentemente de qualquer julgamento, acredito que uma reivindicação
como essa, se for considerada, deva ser devidamente fundamentada e
circunstanciada, e me parece justo que haja o devido conhecimento e anuência
de todas as pessoas envolvidas sobretudo aquelas que podem vir a ter seus
créditos alterados após o trabalho ter sido encaminhado e aceito.

Certamente uma proposta de menção aos orientadores com crédito de orientação
poderia eventualmente caber em alguns casos como em muitos outros seria
injusto, sobretudo quando o trabalho do orientando integra uma pesquisa de
orientador se beneficiando de todo um background estabelecido por pesquisas
e trabalhos anteriores, contatos profissionais, caminhos abertos, periódicos
da área já selecionados por critérios e “onde tem o que”, reconhecimento do
meio cientifico e profissional na área. É muito difícil e delicado avaliar
isso.

Deve haver prudência antes de criar qualquer precedente com esse
encaminhamento.

Atenciosamente,

José Augusto Mannis