[ANPPOM-L] RES: REPARA ÇÃ O DE ERRO DE AUTORIA

Flo Menezes flomenezes em uol.com.br
Qua Jan 16 14:38:08 BRST 2008

Prezados Colegas, a questão é bem mais simples do que parece ao se ler a
manifestação abaixo
(conforme email reproduzido abaixo):

caso o orientador tenha de fato redigido o trabalho teórico com seu
orientando,
ele É co-autor e deve constar assim.
Porém, caso NÃO tenha feito isso e apenas tenha orientado o aluno (o que se
traduz
como a esmagadora maioria dos casos), então o texto de seu orientando NÃO É
de sua co-autoria.

O fato de um orientando se beneficiar da experiência do orientador e até de
seus ³contatos profissionais²
(termo suspeito, devo dizer), como se alude abaixo, não justifica o perigo
de
um orientador aproveitar-se desta ³norma² sem pé nem cabeça para se colocar
como co-autor de algo que de fato não tenha realizado!

No fundo esta norme encoberta ou pode encobertar uma eventual incapacidade
teórica de um orientador,
que se apóia na realização de um seu orientando para tornar-se autor de um
texto.

Cada qual deve ser responsável pela autoria de SUAS idéias, e cada um deve
saber
quanto cabe em seu pote.

Esta é minha visão.

Espero que se considere a respeito.