[ANPPOM-L] sobre co-autoria na ANPPOM

Flo Menezes flomenezes em uol.com.br
Qua Jan 16 09:36:12 BRST 2008

Prezados Colegas,

meu orientando Namur Matos enviou a mensagem de ontem a meu pedido.
Ele concebeu um texto sobre Xenakis ­ aliás, um ótimo texto ­ sob minha
orientação
e foi levado a incluir meu nome como co-autor no arquivo PDF
para a ANPPOM sem que eu soubesse.

Mais que isso, eu já havia me colocado, em discussões que tivemos
a respeito no IA da Unesp, frontalmente CONTRA essa
³norma² a meu ver totalmente absurda de se colocar o nome do
orientador como co-autor de textos feitos pelos orientandos.

É uma prática que vem das áreas das ciências, mas que nas artes
não tem o menor sentido.
Somos autores do que nós fazemos, não do que outros fizeram sob
nossa orientação.

Portanto, ainda que eu até o momento presente não tenha participado
por razões pessoais da ANPPOM pessoalmente, gostaria de deixar registrado
esse episódio para que os Colegas pensem a respeito, discutam o assunto
e eliminem essa prática absurda em nossa área.

Cada qual deve ser responsável pela autoria dos SEUS escritos!

A orientação é mais que obrigatória, uma vez assumido esse encargo.
Não é tal fato que deve justificar com que o orientador conste como autor
de algo que ele não fez de fato, mas que apenas orientou!

Obrigado pela atenção

Flo Menezes
CP 141
06803-971 - Embu - SP