[ANPPOM-L] REPARAÇÃO DE ERRO DE AUTORIA

Leonardo Fuks cyclophonica em yahoo.com
Qui Jan 17 20:53:11 BRST 2008

Com relação a esta troca de correspondências sobre autoria e retirada de autoria em artigos dos anais da ANPPOM 2007, gostaria de expressar que causa grande constrangimento, da forma como está se processando.
Contrangedor, principalmente, por se tratar de um  mestrando (supostamente menos experiente do que a maioria dos membros da ANPPOM) que se coloca diante de uma comunidade de autores, pesquisadores  e orientadores para tratar de um assunto delicado que muito mais prudentemente poderia ter vindo em comunicado conjunto (dos  autores, conforme deve estar constando na publicação) e inicialmente dirigido de forma privada ao editor dos  anais desta entidade.
O orientador declara que o "orientando enviou a mensagem de ontem a
meu pedido" , que é um fato preocupante, agravado pelo mesmo orientador informar que "até o momento presente não tenha participado por razões pessoais da ANPPOM pessoalmente" e em seguida emitir pareceres pungentes e definitivos sobre práticas e normas da ANPPOM, que é afinal, o único órgão no Brasil que congrega docentes, pesquisadores e pós-graduandos em música e nas ciências relativas à música.
Entendo que um mestrando, por estar se desenvolvendo na sua carreira acadêmica, mereça todo o apoio, compreensão e informação,
 para que tenha sempre que possível estímulo, realização  e felicidade em seu trabalho, muitas vezes penoso e estressante.
É nesta fase que o pesquisador-em-construção aprende na prática o que venham a ser muitos dos aspectos da ética e da honestidade acadêmica.

Atenciosamente,

Leonardo Fuks
Professor Adjunto de Acústica Musical- Escola de Música da UFRJ
+++++++++++++++

Date: Wed, 16 Jan 2008 12:54:00 -0300
From: "jamannis uol" <jamannis em uol.com.br>
Subject: [ANPPOM-L] RES:  REPARAÇÃO DE ERRO DE AUTORIA
To: "'Namur Matos'" <namurmatos em gmail.com>,    "'Lista da Anppom'"
    <anppom-l em iar.unicamp.br>
Cc: 'Flo Menezes' <flomenezes em uol.com.br>

Prezado Senhor Rocha, Colegas da Anppom,

Vejo tal pedido com surpresa. Sobretudo em tomar a argumentação
 “meu
orientador "apenas" me auxiliou lendo e dando sugestões” como
 fundamentação
e justificativa para tal solicitação, sabendo que, em suma, o que um
orientador faz é sobretudo ler e dar sugestões e não escrever
 trabalhos a 4
mãos com os orientandos.

Independentemente de qualquer julgamento, acredito que uma
 reivindicação
como essa, se for considerada, deva ser devidamente fundamentada e
circunstanciada, e me parece justo que haja o devido conhecimento e
 anuência
de todas as pessoas envolvidas sobretudo aquelas que podem vir a ter
 seus
créditos alterados após o trabalho ter sido encaminhado e aceito.

Certamente uma proposta de menção aos orientadores com crédito de
 orientação
poderia eventualmente caber em alguns casos como em muitos outros seria
injusto, sobretudo quando o trabalho do orientando integra uma pesquisa
 de
orientador se beneficiando de todo um background estabelecido por
 pesquisas
e trabalhos anteriores, contatos profissionais, caminhos abertos,
 periódicos
da área já selecionados por critérios e “onde tem o que”,
 reconhecimento do
meio cientifico e profissional na área. É muito difícil e delicado
 avaliar
isso.

Deve haver prudência antes de criar qualquer precedente com esse
encaminhamento.

Atenciosamente,

José Augusto Mannis