[ANPPOM-L] Fw: [Fwd: SOS CONSERVATORIOS EN PORTUGAL]

Rubens Ricciardi rrrr em usp.br
Sex Mar 14 12:40:20 BRT 2008


caros colegas da ANPPOM,

acabo de receber este e-mail do Prof. Mário Vieira de Carvalho (Universidade Nova de Lisboa), que agora repasso cordialmente a todos...

atenciosamente,

Rubens Ricciardi / USP - Ribeirão Preto

----- Original Message ----- 
From: Mário Vieira de Carvalho 
To: Rubens Ricciardi 
Sent: Friday, March 14, 2008 12:26 PM
Subject: Re: [ANPPOM-L] [Fwd: SOS CONSERVATORIOS EN PORTUGAL]


Caro Rubens

A situação não é bem assim. Estamos a falar do ensino vocacional da música, dos 6 aos 9 anos, ensino que é muito importante para a aquisição de certas competências na relação entre cérebro e mão, que mais tarde não é possível adquirir em termos de máxima "competitividade" virtuosística (caso do piano, do violino, etc,).

Ora o que se pretende com a reforma não é acabar com esse ensino vocacional, nem deixar de garantir o seu financiamento pelo Estado.

Trata-se sim de:

1) assegurar que existam escolas de ensino público onde esse ensino vocacional especializado coexista de uma forma integrada com as componentes gerais de formação do ensino primário (de tal modo que o aluno não tem de se deslocar a outra escola para receber somente a formação musical);

2) assegurar que haja financiamento do Estado para escolas de música do sistema particular e cooperativo que permita às famílias proporcional essa formação vocacional às crianças que o desejem como formação "supletiva" (isto é, que acresce à formação geral dos 6 aos 9 anos que as crianças recebem nas escolas normais de ensino geral, sem ensino especializado vocacional de música);

O sistema de ensino da música particular e cooperativo com apoio do Estado está altamente desenvolvido em Portugal. Desde finais da década de 80 criaram-se numerosas Escolas Profissionais de Música que têm produzido muitas centenas de músicos profissionais por ano. Mil jovens músicos participaram num concerto a que assisti há uns dois meses: juntavam-se aí alunos dessas diferentes escolas, e fizeram durante um dia inteiro programas muito variados, incluindo orquestras sinfónicas com mais de 100 elementos, tocando maravilhosamente.

O que se passa com o Conservatório Nacional de Lisboa é que desde há uns quatro anos introduziu o ensino vocacional dos 6 aos 9 anos, mas somente "supletivo", não tem professores de ensino de outras matérias, de modo a que os alunos ali possam obter, além da música, todas as outras competências do ensino básico.

O que está, pois, em discussão, mas ainda não há decisão, é o seguinte:

- deve o conservatório, como escola do ensino público, manter o ensino da música dos 6 aos 9 anos como "ensino supletivo" ou deve passar a funcionar a esse nível como escola integrada, onde também se ensinam as outras coisas do primeiro ciclo?

- ou deve o conservatório concentrar-se no ensino da música mais avançado, a partir dos 10 anos, deixando que a formação vocacional especializada, dos 6 aos 9 anos, seja dada, ou noutras escolas públicas de ensino integrado, ou em escolas do ensino particular/cooperativo onde há ensino da música especializado "supletivo"?

Os actuais professores do Conservatório podem deslocar-se a uma escola pública de ensino integrado para dar a formação vocacional especializada de música. É um solução diferente de o próprio Conservatório se reorganizar como Escola integrada a esse nível de iniciação.

É só isto que está em discussão, e não acabar com o ensino vocacional de músicadps 6 aos 9. Trata-se de encontrar a forma mais adequada de o fortalecer, e não de o enfraquecer.

Abraço

Mário

(podes circular)




Em 14/03/2008, às 14:46, Rubens Ricciardi escreveu:


  caríssimo Mário,
  veja aqui os comentários de alguns brasileiros sobre o fim (triste fim?) dos conservatórios portugueses,
  abraços do Rubens
   
   
  ----- Original Message -----
  From: Sandra Reis 
  To: Stela Brandao ; 'jamannis uol' ; anppom-l em iar.unicamp.br 
  Sent: Wednesday, March 12, 2008 10:59 PM
  Subject: Re: [ANPPOM-L] [Fwd: SOS CONSERVATORIOS EN PORTUGAL]

   
   
  Como disseram Baudelaire, Freud e Adorno, o "progresso" esconde uma regressão e tudo indica que ela está generalizada. E o pior é que muitos não têm consciência dela. Estão focados  no deslumbramento das luzes da tecnologia, cuja reverberação esconde as atrocidades realizadas em nome da "pseudo-evolução da sociedade"  que é a da pura aparência em detrimento  do que é essencial.  
   
  Para que a melhor ordem se estabeleça, o homem tem de se  lembrar constantemente que a ciência, a  técnica e a política estão  a serviço da sociedade como um todo e não o inverso.
   
  Um abraço da
   
  Sandra Loureiro de Freitas Reis.
   


  > From: stelabrandao em brazilny.org
  > To: jamannis em uol.com.br; anppom-l em iar.unicamp.br
  > Date: Wed, 12 Mar 2008 12:36:52 -0400
  > Subject: Re: [ANPPOM-L] [Fwd: SOS CONSERVATORIOS EN PORTUGAL]
  > 
  > Isto é um passo gigante... PARA TRÁS!! Pobre Portugal. Pobres crianças portuguesas que crescerão sem o alento insubstituível da música. Esta mentalidade retrgradea e obscurantista está se manifestando não só lá, mas em vários outros países. Aqui nos EUA também há uma luta para preservar a Educação musical nas escolas públicas. No Brasil, há muito que nos tiraram esta importanta ferramenta da Educação, tão corajosamente conquistada e defendida por Villa-Lobos... Pobres crianças brasileiras também! Até quando, gente?
  > 
  > Um abraço triste como aquele Fado escorrendo pelas ruas da Baixa.
  > Stela Brandão
  > Nova York 
  > 
  > -----Original Message-----
  > From: anppom-l-bounces em iar.unicamp.br [mailto:anppom-l-bounces em iar.unicamp.br] On Behalf Of jamannis uol
  > Sent: Wednesday, March 12, 2008 6:25 AM
  > To: anppom-l em iar.unicamp.br
  > Subject: [ANPPOM-L] [Fwd: SOS CONSERVATORIOS EN PORTUGAL]
  > 
  > SOS CONSERVATORIOS EN PORTUGAL
  > 
  > Extinção do ensino musical especializado no 1º ciclo 
  > 
  > Por decisão ministerial as escolas públicas de música (vulgo Conservatórios) vão ser impedidas de dar aulas ao 1º ciclo (chamados cursos de iniciação). Assim, os actuais e futuros alunos (dos 6 aos 9 anos de idade), se quiserem continuar a estudar música, terão de frequentar aquilo que o estado passa a oferecer gratuitamente, as actividades de enriquecimento curricular (AEC), o que representa passar de um currículo de 6 horas semanais com estudo individual de instrumento, orquestra, formação musical, coro e expressão dramática, para uma actividade de currículo ainda desconhecido, provavelmente com a duração de apenas duas horas semanais. 
  > 
  > Se por acaso o aluno quiser continuar com a mesma formação que as actuais iniciações oferecem, terá de se inscrever numa escola particular, deixando de pagar a propina anual da escola pública (em Lisboa é de 45€) para passar a desembolsar grandes quantias em dinheiro.
  > 
  > 
  > http://www.petitiononline.com/CFEEMP/petition.html [1]
  > 
  > http://www.petitiononline.com/prpm/petition.html [2]
  > 
  > 
  > --------------------------- Mensagem Original ----------------------------
  > Assunto: SOS CONSERVATORIOS EN PORTUGAL
  > De: Consejo de la Música en México <comus em comus-mexico.org>
  > Data: Ter, Março 11, 2008 8:34 pm
  > Para: comus em comus-mexico.org
  > --------------------------------------------------------------------------
  > 
  > ----- Mensaje reenviado de joananascimento em tele2.pt -----
  > 
  > Asunto: SOS CONSERVATORIOS EN PORTUGAL
  > 
  > Por razones estrictamente económicas, el gobierno portugués ha decidido poner fin a la enseñanza de la música tal y como se enseña en los conservatorios públicos, a partir de septiembre de 2008.
  > 
  > Únicamente podrán seguir recibiendo este tipo de enseñanza los alumnos que hayan elegido una carrera musical a partir del 5º año de escolaridad.
  > 
  > ¡En Lisboa, sólo 45 de cada 900 alumnos han elegido esta opción!
  > 
  > Las consecuencias de dicha decisión, tan arbitraria como desastrosa, serán:
  > 
  > - el fin de las clases de iniciación (alumnos de la escuela primaria), a pesar de que es fundamental comenzar a estudiar música lo antes posible.
  > 
  > - el fin de las clases en el conservatorio para los alumnos con más de
  > 18 años.¿ Qué sucederá, por ejemplo, con el estudio del canto, que no puede comenzar antes de los 17 años?
  > 
  > - el fin de las clases en el conservatorio para todos los alumnos desde el 5º año hasta el 12º, que no hayan elegido la vía profesional a partir del 5º año de escolaridad. Lo que supone una aplastante mayoría.
  > 
  > Estas medidas son profundamente antidemocráticas porque constituyen una discriminación socioeconómica, que obliga a los que desean una formación más seria a inscribirse en escuelas particulares, solución onerosa para muchas familias (el salario medio es de 426 euros mensuales).
  > 
  > Además, dichas medidas destruyen en Portugal una red de educación esencial, en un país en el que el panorama ya es especialmente pobre.
  > 
  > Estamos, pues, firmemente decididos a impedir que se lleve a cabo este ataque al derecho de las jóvenes generaciones a elegir una formación completa en las artes musicales, además de la enseñanza general.
  > 
  > Estamos empeñados en proteger un rico patrimonio cultural, fruto de una tradición bicentenaria.
  > 
  > Para salvar en nuestro país las escasas instituciones públicas (4 en el total, una en Lisboa) que ofrecen una enseñanza especializada de música, rogamos a los que nos apoyan por toda Europa, y más allá también, que firmen y envíen esta petición, ya aprobada por miles de ciudadanos.
  > 
  > Esperamos así que el gobierno se vuelva atrás en las decisiones absurdas y perjudiciales que pretende tomar.
  > 
  > ¡Gracias!
  > 
  > Las asociaciones de profesores, padres y alumnos del Conservatorio de Lisboa.
  > 
  > http://www.petitiononline.com/CFEEMP/petition.html [1]
  > 
  > http://www.petitiononline.com/prpm/petition.html [2]
  > 
  > (la misma, al presidente de la república y al primer ministro)
  > 
  > Vínculos:
  > ---------
  > [1] http://www.petitiononline.com/CFEEMP/petition.html
  > [2] http://www.petitiononline.com/prpm/petition.html
  > 
  > 
  > 
  > ________________________________________________
  > Lista de discussões ANPPOM 
  > http://iar.unicamp.br/mailman/listinfo/anppom-l
  > ________________________________________________
  > 
  > 
  > ________________________________________________
  > Lista de discussões ANPPOM 
  > http://iar.unicamp.br/mailman/listinfo/anppom-l
  > ________________________________________________


  Conheça já o Windows Live Spaces, o site de relacionamentos do Messenger! Crie já o seu! 
  ________________________________________________
  Lista de discussões ANPPOM 
  http://iar.unicamp.br/mailman/listinfo/anppom-l
  ________________________________________________
  Internal Virus Database is out-of-date.
  Checked by AVG Free Edition. 
  Version: 7.5.516 / Virus Database: 269.21.1/1301 - Release Date: 27/2/2008 08:35


Mário Vieira de Carvalho
Professor of Sociology of Music
Director of CESEM- Research Centre 
of Aesthetics and Sociology of Music
Faculty of Human and Social Sciences
Universidade Nova de Lisboa
Av. Berna 26-C 
1069-061 Lisboa
Tel. / Fax: +351217942043 
Tel. : +351217933519





--------------------------------------------------------------------------------


Internal Virus Database is out-of-date.
Checked by AVG Free Edition. 
Version: 7.5.516 / Virus Database: 269.21.1/1301 - Release Date: 27/2/2008 08:35
-------------- Próxima Parte ----------
Um anexo em HTML foi limpo...
URL: <http://www.listas.unicamp.br/pipermail/anppom-l/attachments/20080314/460a825a/attachment.html>


Mais detalhes sobre a lista de discussão Anppom-L