[ANPPOM-L] Contraponto sobre possbilidades dos testes específicos

Ana Luisa tempoqueleva em yahoo.com.br
Seg Nov 22 19:30:12 BRST 2010

Oi, Daniel, olá colegas
fiquei com vontade de dizer algo sobre o assunto da elaboração de testes
Minha intenção é colaborativa, se não servir, descartem minhas observações:

"Conhecimento musical"....o que é? e o que se exige para considerar um profissional músico?Vivemos hoje um número enorme de ramificações e o aumento dessas ramificações em cursos de música, tal qual o curso de música popular, música erudita e produção musical, como exemplos.
Vejo uma tendência para a "permeabilização" dessas áreas, um trânsito mais livre entre elas, até porque, por exemplo, um músico que quer ser produtor musical e que tem uma formação em que sabe "ler e escrever", pode se destacar no meio, ouvir e produzir melhor. O músico que está envolvido nos avanços tecnológicos pode se destacar (esse "destacar" no melhor dos sentidos) em meios eruditos e populares...
O que
 quero dizer?1. Saber "ler e escrever" para mim ainda são requisitos para ser músico, em qualquer área2. Mas, nas mudanças interessantes para avaliar esse novo músico: ele sabe improvisar em alguns contextos? ele tem algum conhecimento tecnológico? ele é criativo, compõe? tem conhecimentos sobre a história? ou pelo menos sabe articular suas idéias ao falar de algum aspecto musical ou de um trabalho musical? sabe desenvolver algum tipo de notação musical que traduza algo que ele ouve?
algum ponto interessante?
atenciosamente,Ana Luisa Fridmanmestrado: California Institute of the Artsdoutorado em andamento: USP