[ANPPOM-L] Contraponto sobre possbilidades dos testes específicos

Carlos Palombini cpalombini em gmail.com
Seg Nov 22 21:05:50 BRST 2010


2010/11/22 Ana Luisa <tempoqueleva em yahoo.com.br>


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> 1. Saber "ler e escrever" para mim ainda são requisitos para ser músico, em
> qualquer área
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Saber ler e escrever a notação tradicional é completamente dispensável a um
compositor de música eletroacústica, cuja estética em princípio rejeita sons
de altura definida. Além disso, o treinamento tradicional, fixado na altura
e na métrica divisiva, condiciona o músico a ouvir aquilo que não interessa,
ou melhor, a não ouvir aquilo que interessa no caso.

No caso de um compositor (e o termo já significa outra coisa aqui) de música
eletrônica dançante, digamos techno, é dispensável também, pois não só os
sons de altura definida são apenas uma parte de seu vocabulário como também
ele dispõe de meios mais intuitivos (ou user-friendly) do que a notação
tradicional para representá-los.

A idéia de que o treinamento tradicional seja necessário se fundamenta no
princípio obsoleto, sustentado por Schoenberg, Boulez e outros compositores
cujo prestígio hoje não é o que tiveram nos anos 1950, de que todo o novo
deriva da tradição, e da tradição que eles próprios representam.

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Carlos Palombini
cpalombini em gmail.com
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