[ANPPOM-L] 08 - Re: Contraponto sobre possbilidades dos testes específicos

Jorge Antunes antunes em unb.br
Ter Nov 23 10:08:36 BRST 2010


Oi,

Acho que o Prof. Palombini está a defender a criação de uma nova geração de
tiriricas musicais: para ser congressista-eletroacústico não seria
necessário saber ler e escrever.

Para uma discussão séria, proponho que, previamente, sejam buscadas
respostas para as seguintes perguntas?
*- Universidade para quê?
- Curso Superior de Música: o que é isso?
- Existe, antes do Curso Superior de Música, um Curso Inferior de Música?
- Qual deve ser a diferença entre um Conservatório de Música e um
Departamento de Música de Universidade?
- O que é vida acadêmica na área musical?*
*- Para cursar o 3º grau em Música é preciso, antes, cursar o 1º e o 2º
graus em Música?
- Toda área do Saber cabe na Universidade?
- Seria importante abrir um Curso de Marcenaria na Universidade?: "Bacharél
em Marcenaria".
- E um Curso de Hip-Hop? "Bacharél em hip-hop".
- E um Curso de Música Techno? "Bacharél em Música Techno".
- Onde existem melhores bandas de rock e de música popular em geral? Entre
os alunos do Departamento de Música ou entre os alunos do Departamento de
Engenharia, Arquitetura, Medicina etc?
- Onde estão os melhores compositores de música popular que vencem festivais
universitários? **Entre os alunos do Departamento de Música ou entre os
alunos dos Departamentos de Engenharia, Arquitetura, Medicina etc?*
*- Os cursos na Universidade devem atender à demanda do mercado?
*
Abraços a tod em s,
Jorge Antunes*
*



Em 22 de novembro de 2010 20:05, Carlos Palombini
<cpalombini em gmail.com>escreveu:

>  Block reason: This message is above your Auto Block threshold<https://www.boxbe.com/mail-screening>| Approve
> sender <https://www.boxbe.com/anno?tc=5994972737_899992726> | Approve
> domain <https://www.boxbe.com/anno?tc=5994972737_899992726&dom> | [image:
> Boxbe] <https://www.boxbe.com/overview>
>
>
> 2010/11/22 Ana Luisa <tempoqueleva em yahoo.com.br>
>
>
>>
>>
>> 1. Saber "ler e escrever" para mim ainda são requisitos para ser músico,
>> em qualquer área
>>
>
>
> Saber ler e escrever a notação tradicional é completamente dispensável a um
> compositor de música eletroacústica, cuja estética em princípio rejeita sons
> de altura definida. Além disso, o treinamento tradicional, fixado na altura
> e na métrica divisiva, condiciona o músico a ouvir aquilo que não interessa,
> ou melhor, a não ouvir aquilo que interessa no caso.
>
> No caso de um compositor (e o termo já significa outra coisa aqui) de
> música eletrônica dançante, digamos techno, é dispensável também, pois não
> só os sons de altura definida são apenas uma parte de seu vocabulário como
> também ele dispõe de meios mais intuitivos (ou user-friendly) do que a
> notação tradicional para representá-los.
>
> A idéia de que o treinamento tradicional seja necessário se fundamenta no
> princípio obsoleto, sustentado por Schoenberg, Boulez e outros compositores
> cujo prestígio hoje não é o que tiveram nos anos 1950, de que todo o novo
> deriva da tradição, e da tradição que eles próprios representam.
>
> --
> Carlos Palombini
> cpalombini em gmail.com
>
>
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