[ANPPOM-L] Contraponto sobre possbilidades dos testes específicos

Carlos Palombini cpalombini em gmail.com
Seg Nov 22 22:22:18 BRST 2010


Sim, o que eu estou dizendo é que vivemos, em nosso universo de
conservatórios engrandecidos, sob o peso de uma tradição que se concebe como
universal ou fundamental, como se esta instituição anômala que é o
conservatório-universitário fosse capaz de gerir o cardápio de necessidades
alimentares de um músico, de um musicólogo  ou de um educador musical em
formação que ela concebe em termos preconcebidos. Que interesse a algumas
pessoas seguir esse caminho, não tenho dúvidas. Mas como conheço a tradição
de que se trata, não posso evitar a sensação de estar sendo continuamente
confrontado com um arremedo.

2010/11/22 Ana Luisa <tempoqueleva em yahoo.com.br>

> Oi, Carlos
>
> tudo bem?
>
> Seguindo sua linha pensante, poderíamos dizer que só preciso aprender
> aquilo que utilizo, não é? Concordo que o músico que trabalha com materiais
> eletroacústicos não precisa saber "ler e escrever", mas sempre fui adepta de
> uma postura ampla.
> Assim sendo, sempre digo que o bom músico deve ir ao cinema!
>
> Sobre o "ensino tradicional", não defendo o ensino da leitura e escrita
> pelo método que vem sido aplicado, que não tem nada de musical. Justamente
> defendo a utilização de outras maneiras, outros enfoques, inclusive para
> ouvir o que há dentro do som, pela improvisação idiomática e livre, enfim,
> não quero prolongar o email.
>
> Apenas defendo que "nada se perca, tudo se transforme". Um sistema não
> invalida o outro (como a briga inútil sobre a morte do tonalismo, que, como
> ouvi dizer: "se morreu, ninguém me avisou"!). Por isso sou pela
> transformação do ensino nessa linha abrangente. Se o músico DJ,
> eletroacústico, processador, o da tribo africana, quiserem aprender e
> ensinar a notação de uma maneira interessante, musical, extra sensorial,
> ...puxa, que mundo rico teremos!
>
> um grande abraço
> Ana
>
>
>
>




-- 
Carlos Palombini
cpalombini em gmail.com
-------------- Próxima Parte ----------
Um anexo em HTML foi limpo...
URL: <http://www.listas.unicamp.br/pipermail/anppom-l/attachments/20101122/feb578b9/attachment.html>


Mais detalhes sobre a lista de discussão Anppom-L