[ANPPOM-L] Contraponto sobre possbilidades dos testes específicos

Carlos Palombini cpalombini em gmail.com
Ter Nov 23 20:36:18 BRST 2010

Não, acabamos apenas com a prova de habilidades específicas, o que resultará
no fim do Conservatório Universitário, e no fim também das intermináveis
discussões sobre a "especificidade" da área, sobre quantos artigos vale um
concerto, sobre o número de artigos que substitui uma dissertação na
pós-graduação em performance, acabamos com as "análises interpretativas" e
tantos outros males, como o instrumentista-pesquisador que nem toca nem faz
pesquisa (ou faz de conta que faz, e se publica porque as revistas precisam
de artigos para satisfazer as exigências de periodicidade da Capes), com o
compositor-pesquisador cuja pesquisa é dizer o que quer que seja da música
que só é ouvida por seus próprios colegas, e poderemos pensar numa formação
adequada e específica para instrumentistas, compositores, musicólogos,
educadores etc. Não seria um benefício?

--
Carlos Palombini
cpalombini em gmail.com