[ANPPOM-L] Contraponto sobre possbilidades dos testes específicos

Flavio flateb em gmail.com
Ter Nov 23 21:13:36 BRST 2010


Pelo visto, pode-se mesmo dizer que nada do que se faz na tal "área
específica" de música presta ( "análises interpretativas",
"instrumentista-pesquisador que nem toca nem faz pesquisa",
"compositor-pesquisador cuja pesquisa é dizer o que quer que seja da música
que só é ouvida por seus próprios colegas" etc.). Faltou apenas incluir a
categoria de egrégios "pesquisadores" que não tocam, não cantam, não
compõem, não diferenciam uma colcheia de um violão, costumam fugir de sala
de aula e de orientações, mas encontram-se muito bem instalados e pagos
em... Escolas de Música (vejam que coisa!). Enfim, acabemos com esse tipo
também, pessoal, e assim podemos apagar todas as luzes de tão nefasta área,
entregando os prédios (e principalmente a verba pública que alimenta, por
exemplo, muitas bolsas de pesquisa) para a sociedade fazer de tudo isso um
melhor uso.

 Flavio Barbeitas.


2010/11/23 Carlos Palombini <cpalombini em gmail.com>

> Não, acabamos apenas com a prova de habilidades específicas, o que
> resultará no fim do Conservatório Universitário, e no fim também das
> intermináveis discussões sobre a "especificidade" da área, sobre quantos
> artigos vale um concerto, sobre o número de artigos que substitui uma
> dissertação na pós-graduação em performance, acabamos com as "análises
> interpretativas" e tantos outros males, como o instrumentista-pesquisador
> que nem toca nem faz pesquisa (ou faz de conta que faz, e se publica porque
> as revistas precisam de artigos para satisfazer as exigências de
> periodicidade da Capes), com o compositor-pesquisador cuja pesquisa é dizer
> o que quer que seja da música que só é ouvida por seus próprios colegas, e
> poderemos pensar numa formação adequada e específica para instrumentistas,
> compositores, musicólogos, educadores etc. Não seria um benefício?
>
> 2010/11/23 Fernando Pereira Binder <fernandobinder em yahoo.com.br>
>
>> Muito bem,
>>
>> Primeiro acabamos com a prova de habilidades específicas para música.
>> Depois acabamos com a prova geral (português, história, etc...).
>> Daí acabamos com a alfabetização.
>> Re-instituímos a igreja como guardiã do conhecimento ocidental (começada
>> na última eleição).
>> Pronto, voltamos todos à Idade Média em 4 etapas!
>>
>> Fernando Binder
>>
>>  Em 22/11/2010, às 10:07, Carlos Palombini escreveu:
>>
>>
>>
>>  2) Não exigir conhecimentos específicos desvaloriza a Lei 11.769/2008,
>>> uma árdua conquista da área de Música que simboliza sua valorização, pois
>>> esta é comumente tratada de forma amadora pela sociedade. Atualmente, há uma
>>> verdadeira "indústria educacional" em torno da Educação Básica, pois sua
>>> função mais comum é oferecer acesso à Universidade, desvalorizando sua
>>> própria utilidade educacional. Nesse contexto, há o risco de muitos se
>>> perguntarem: "pra que estudar Música se para entrar no Curso de Música não é
>>> necessário estudar Música?";
>>>
>>
>> Há um erro básico aqui: supor que estudar música seja solfejar, tocar um
>> instrumento (ou cantar), ou compor. Como é isso que a maioria de nossos
>> colegas sabe fazer, esse erro não será democraticamente erradicado. A prova
>> específica tem a função de perpetuá-lo.
>>
>>
>> --
>> Carlos Palombini
>> cpalombini em gmail.com
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