[ANPPOM-L] Contraponto sobre possbilidades dos testes específicos

Carlos Palombini cpalombini em gmail.com
Ter Nov 23 21:42:28 BRST 2010


É outra possibilidade. Infelizmente, muito pouco na política da Capes e nada
na política do CNPq aponta nesta direção.

2010/11/23 Flavio <flateb em gmail.com>

> Pelo visto, pode-se mesmo dizer que nada do que se faz na tal "área
> específica" de música presta ( "análises interpretativas",
> "instrumentista-pesquisador que nem toca nem faz pesquisa",
> "compositor-pesquisador cuja pesquisa é dizer o que quer que seja da música
> que só é ouvida por seus próprios colegas" etc.). Faltou apenas incluir a
> categoria de egrégios "pesquisadores" que não tocam, não cantam, não
> compõem, não diferenciam uma colcheia de um violão, costumam fugir de sala
> de aula e de orientações, mas encontram-se muito bem instalados e pagos
> em... Escolas de Música (vejam que coisa!). Enfim, acabemos com esse tipo
> também, pessoal, e assim podemos apagar todas as luzes de tão nefasta área,
> entregando os prédios (e principalmente a verba pública que alimenta, por
> exemplo, muitas bolsas de pesquisa) para a sociedade fazer de tudo isso um
> melhor uso.
>
>  Flavio Barbeitas.
>
>
> 2010/11/23 Carlos Palombini <cpalombini em gmail.com>
>
> Não, acabamos apenas com a prova de habilidades específicas, o que
>> resultará no fim do Conservatório Universitário, e no fim também das
>> intermináveis discussões sobre a "especificidade" da área, sobre quantos
>> artigos vale um concerto, sobre o número de artigos que substitui uma
>> dissertação na pós-graduação em performance, acabamos com as "análises
>> interpretativas" e tantos outros males, como o instrumentista-pesquisador
>> que nem toca nem faz pesquisa (ou faz de conta que faz, e se publica porque
>> as revistas precisam de artigos para satisfazer as exigências de
>> periodicidade da Capes), com o compositor-pesquisador cuja pesquisa é dizer
>> o que quer que seja da música que só é ouvida por seus próprios colegas, e
>> poderemos pensar numa formação adequada e específica para instrumentistas,
>> compositores, musicólogos, educadores etc. Não seria um benefício?
>>
>> 2010/11/23 Fernando Pereira Binder <fernandobinder em yahoo.com.br>
>>
>>> Muito bem,
>>>
>>> Primeiro acabamos com a prova de habilidades específicas para música.
>>> Depois acabamos com a prova geral (português, história, etc...).
>>> Daí acabamos com a alfabetização.
>>> Re-instituímos a igreja como guardiã do conhecimento ocidental (começada
>>> na última eleição).
>>> Pronto, voltamos todos à Idade Média em 4 etapas!
>>>
>>> Fernando Binder
>>>
>>>  Em 22/11/2010, às 10:07, Carlos Palombini escreveu:
>>>
>>>
>>>
>>>  2) Não exigir conhecimentos específicos desvaloriza a Lei 11.769/2008,
>>>> uma árdua conquista da área de Música que simboliza sua valorização, pois
>>>> esta é comumente tratada de forma amadora pela sociedade. Atualmente, há uma
>>>> verdadeira "indústria educacional" em torno da Educação Básica, pois sua
>>>> função mais comum é oferecer acesso à Universidade, desvalorizando sua
>>>> própria utilidade educacional. Nesse contexto, há o risco de muitos se
>>>> perguntarem: "pra que estudar Música se para entrar no Curso de Música não é
>>>> necessário estudar Música?";
>>>>
>>>
>>> Há um erro básico aqui: supor que estudar música seja solfejar, tocar um
>>> instrumento (ou cantar), ou compor. Como é isso que a maioria de nossos
>>> colegas sabe fazer, esse erro não será democraticamente erradicado. A prova
>>> específica tem a função de perpetuá-lo.
>>>
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