[ANPPOM-L] Contraponto sobre possbilidades dos testes específicos

Isabel Nogueira isadabel em terra.com.br
Ter Nov 23 10:21:12 BRST 2010


Caros colegas,

concordo que a discussão sobre qual o conteúdo mais adequado para o teste específico é importante,
e acho que é mais do que hora de pensarmos em qual a melhor forma de realizá-lo.
O que me preocupa é que o ensino formal tem programas muito detalhados sobre todas as áreas de conhecimento,
e com isto sabemos que um aluno irá apresentar-se ao curso de matemática ou medicina com os conhecimentos
mínimos para a integralização do curriculo a que se propõe.
E isto não acontece absolutamente com a área da música,.
Concordo que devamos repensar o teste específico, adequando-o à realidade dos alunos e incluindo não 
apenas os conhecimentos adquiridos formalmente.
No entanto, me parece fundamental que a ANPPOM manifeste-se sobre esta imposição do SISU de que nenhum teste se realize,
tendo em vista que nenhum representante da música foi consultado neste processo.
Penso que esta seja uma função importante, dentre várias, do nosso representante de área junto à CAPES
e acho que a ANPPOM enquanto associação deveria manifestar-se nesse sentido.
É importante saber que todas as universidades que aderiram integralmente ao SISU estao impedidas de realizar o teste 
específico, o que foi o caso da UFPel, uma vez que o reitor assinou o termo de adesão total ao SISU sem consultar a área de música.
O que me preocupa é que enquanto não nos posicionamos estamos "sendo posicionados" forçosamente pelo MEC.
Abraços a todos,

Isabel Nogueira.
Doutora em Musicologia
Professor Associado
Diretora do Conservatorio de Musica da Universidade Federal de Pelotas

  ----- Original Message ----- 
  From: Daniel Lemos 
  To: anppom-l em iar.unicamp.br 
  Sent: Monday, November 22, 2010 4:16 PM
  Subject: Re: [ANPPOM-L] Contraponto sobre possbilidades dos testes específicos



        Caros colegas,

        Acho muito interessante esta discussão, pois tem rendido observações importantes.
        O comentário do prof. Palombini ilustra muito bem o conteúdo no qual subentende-se o "Conhecimento Musical", que é, por exemplo: Ditado, Solfejo, História da Música Ocidental, dentre outros. Creio que como herança do ensino tradicional de Conservatório, acabamos nos conformando com o fato de que este seria o tipo de conhecimento musical mais adequado. Sei como é difícil se libertar disso, especialmente para quem fez Bacharelado em Música.

        É fundamental haver espaço para que possamos repensar a elaboração dos Testes. Tentamos aqui fazer uma prova que não se baseava no "conhecimento musical tradicional", devendo o candidato estabelecer analogias de forma "intuitiva" (a Cognição já considera este um tipo de conhecimento: remete a uma bagagem que não é aprendida de forma acadêmica). E dentro da elaboração, obviamente a primeira pergunta é: "Qual o objetivo de nosso Curso?" Aqui, foi decidito que Ditado e Solfejo são uma bagagem importante. Há diversos cursos de Música no país que não exigem tais conhecimentos, pois formam Produtores Musicais, Técnicos em Construção de Instrumentos, Musicografia Braille, entre outros. Cabe aos organizadores do Teste avaliar que tipos de conhecimento seriam importantes em cada contexto.

        Acho importante reforçar outra questão: quando me referi à exigência ou não do Teste de Habilidade Específica, não versei sobre o conteúdo em si, mas sobre as implicações políticas e sociais que sua aplicação (ou não) teriam. Isto sim se aplicaria de forma indiferenciada em todas as regiões do país. Creio ser fundamental tentarmos analisar a situação de forma mais ampla, buscando olhares "extra-musicais".

        Um abraço,

        Daniel Lemos
        Professor Assistente I
        Curso de Música - http://musica.ufma.br
        Departamento de Artes (DEART)
        Universidade Federal do Maranhão (UFMA)

       

   


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