[ANPPOM-L] Sobre possbilidades dos testes específicos

Daniel Lemos dal_lemos em yahoo.com.br
Seg Nov 29 18:23:35 BRST 2010


Olá prof. Marcos, Isabel e colegas,

O comentário do prof. Marcos explica perfeitamente o que tem acontecido com os processos de ingresso nas Universidades brasileiras. Mesmo que haja adesão do Curso de Música ao SiSU - como aqui na Universidade Federal do Maranhão - o próprio processo privilegia as disciplinas comuns da Escola Regular, e o Teste de "Aptidão" (pensamos em abolir esta palavra, afinal são conhecimentos musicais mesmo) acaba sendo uma mera formalidade, pois não privilegia quem está melhor preparado musicalmente.

A observação acerca das particularidades locais é fundamental; há apenas duas Instituições de Ensino Musical públicas aqui no Maranhão, refletindo, portanto, no nível de exigência do Teste de Aptidão. Em estados como o Rio de Janeiro, São Paulo e Minas Gerais, onde há diversas Instituições de ensino a nível básico e técnico, a exigência pode ser maior, fato que invalidaria uma possível tentativa do MEC de aplicar uma "prova unificada de Música".

Reforçando as palavras da profa. Isabel, precisamos elaborar um documento destinado ao MEC discutindo esta questão, pois já vimos que houve decisões unilaterias das instâncias administrativas de várias Universidades acerca desta questão.

Saudações,

Daniel Lemos

Professor Assistente I

Curso de Música - http://musica.ufma.br

Departamento de Artes (DEART)

Universidade Federal do Maranhão (UFMA)

--- Em seg, 29/11/10, Marcos Nogueira <mvinicionogueira em gmail.com> escreveu:

De: Marcos Nogueira <mvinicionogueira em gmail.com>
Assunto: [ANPPOM-L] Sobre possbilidades dos testes específicos
Para: "Isabel Nogueira" <isadabel em terra.com.br>
Cc: anppom-l em iar.unicamp.br
Data: Segunda-feira, 29 de Novembro de 2010, 10:51



  

    
  Cara
Isabel
        e demais colegas,

        Gostaria
        de dar um sucinto relato sobre a situação do processo de
        ingresso nos cursos de
        música da UFRJ, diante da nova situação imposta pelo SiSU.

      
    Os
        cursos de graduação da Escola de Música da UFRJ (bacharelados e
        licenciatura) foram
        estruturados de modo a que possam ser concluídos em 4 ou 5 anos.
        Para que o
        aluno dê conta, satisfatoriamente, do programa específico de
        aquisição de
        conhecimentos e habilidades que esses cursos propõem, é preciso
        que apresente, previamente,
        um conjunto de competências e conhecimentos básicos,
        considerados
        pré-requisitos para ingressar no referido programa. Do
        contrário, este aluno
        teria que enfrentar um curso de ao menos 7 ou 8 anos de duração,
        tendo em vista
        os conteúdos atuais. Estamos falando, evidentemente, da formação
        de músicos
        profissionais e de professores para a Educação Básica, que
        atuarão em diversos
        segmentos do mundo do trabalho em música (embora nem todos os
        segmentos estejam
        aqui contemplados).

      
    Utilizar
como
        forma de ingresso o SiSU, no qual até onde se sabe, não há
        possibilidade
        de se realizar o Teste de Habilidade Específica (THE) conjugado,
        resultaria na composição
        de um corpo discente flagrantemente desigual, com enorme
        disparidade de
        competências. Assim sendo, a Escola de Música apresentou um
        arrazoado aos
        conselhos superiores da Universidade, que, aceitando o conjunto
        de
        argumentações, decidiu não destinar as vagas da Unidade ao
        ingresso via Sistema
        de Seleção Unificada. Desse modo o THE foi mantido.

      
    No
        meu entender, o principal problema que estamos enfrentando na
        atualidade são as
        seguidas tentativas do Ministério da Educação de impor
        unificações e
        padronizações de processos de formação e avaliação no território
        nacional. Cada
        um dos currículos de graduação que desenvolvemos só se sustenta
        pela sua demanda
        local natural e pelo reconhecimento alcançado na comunidade
        acadêmica. Assim
        sendo, não me parece pertinente discutirmos se determinados
        conhecimentos e
        habilidades devem ou não ser exigidos em todos os processos
        seletivos para ingresso
        em graduações em música no país. Creio que seria interessante,
        sim, que
        continuássemos discutindo todas as questões já formuladas pelos
        colegas para
        iluminar melhor os modelos aplicados por cada centro, de acordo
        com seus
        contextos particulares.

      
    Deixo
meus
        parabéns a todos pelas preocupações e contribuições já dadas,

        Marcos
        Nogueira
    

    

    Em 25/11/2010 07:43, Isabel Nogueira escreveu:
    

      
      
      caros colegas,
       
      a discussão está muito
          interessante e sem dúvida abordando temas fundamentais para a
          reflexão e prática academica.
      no entanto, vou procurar
          objetivar: o SISU está impondo já, neste momento, a exigencia
          de que não haja nenhuma tipo de teste específico ao 
      mesmo tempo em que nossos alunos
          devem subemter-se ao ENADE como condição sine que non para sua
          formatura.
      ou seja: existe sim um
          instrumento que diz o que devemos ensinar nos cursos de
          musica, e este instrumento serve para avaliação dos próprios
          cursos.
      observem na página do MEC o teor
          destas provas e as respostas esperadas a elas.
      são conhecimentos abrangentes,
          mas talvez dificeis de alcançar se ingressarem no curso alunos
          que desconhecem a linguagem formal.
      proponho encaminhar para a lista
          uma solicitação ao SISU de que seja 
      
        solicitado ao aluno, como
            condição para sua matrícula na universidade, um documento
            que certifique seus conhecimentos musicais
        (diploma de curso técnico ou
            teste expedido por universidade), sem dicutir neste momento
            qual o teor destes conhecimentos.
        os que estiverem de acordo,
            podem assinar o documento.
        penso que precisamos o mais
            breve possível de uma manifestação que busque nos assegurar
            esta possibilidade.
        abraços,
        isabel nogueira.
        centro de artes - universidade
            federal de pelotas, rs
         
         
         
      
      
        ----- Original Message ----- 
        From: Daniel Lemos 
        To: anppom-l em iar.unicamp.br
        
        Sent: Wednesday, November
          24, 2010 11:08 PM
        Subject: Re: [ANPPOM-L]
          Res: Contraponto sobre possbilidades dos testes específicos
        

        
        
          
            
              

                Olá prof. Bryan Holmes,

                

                Compartilho de sua visão: devemos respeitar quaisquer
                tipos de manifestação artística, seja "popular",
                "erudita", "folclórica"... até porque a própria
                definição destas palavras é um tanto incerta e
                arbitrária em diversas oportunidades. E todas acabam se
                interligando, pois na música erudita há folclore, há
                música popular e por aí vai...

                

                Aqui no Maranhão, por exemplo, há uma situação curiosa:
                a música folclórica (de origem regional, com
                instrumentos locais) tem tanto ou maior reconhecimento
                na sociedade que a música popular (que chega através dos
                meios de comunicação em massa). É um fato que não pode
                passar despercebido em nosso curso, tanto que
                trabalhamos com várias peças do Bumba-meu-Boi em
                atividades de musicalização e arranjo ao teclado.

                

                Grande abraço,

                

                Daniel Lemos

                Professor Assistente I

                Curso de Música - http://musica.ufma.br

                Departamento de Artes (DEART)

                Universidade Federal do Maranhão (UFMA)

                

                --- Em qua, 24/11/10, Bryan Holmes <bholmesd em yahoo.com>
                escreveu:

                

                  De: Bryan Holmes <bholmesd em yahoo.com>

                  Assunto: Re: [ANPPOM-L] Res: Contraponto sobre
                  possbilidades dos testes específicos

                  Para: "Lista ANPPOM" <anppom-l em iar.unicamp.br>

                  Data: Quarta-feira, 24 de Novembro de 2010, 20:58

                  

                  
                    
                      
                        
                          Prezado
                                prof. Lemos,
                            

                            
                            Sim,
                                  sim! E eu nem falei em popular,
                                  folclórica, étnica ou qualquer outro
                                  tipo de música. Mas eu considero
                                  "músico" a qualquer pessoa que faça
                                  música. Assim, reafirmo o meu
                                  comentário, pois a frase que critico
                                  refere-se a algo que seria
                                  "fundamental" para "qualquer
                                  músico", a saber, "os conhecimentos da
                                  'Música erudita européia'".
                            

                                
                            Isto
                                pouco tem a ver, pelo menos diretamente,
                                com o que eu pense sobre os testes
                                específicos aqui discutidos, mas é
                                apenas uma manifestação a respeito de
                                uma afirmação que não pude deixar
                                passar, pois a considero pouco rigorosa. De
                                resto, concordo com muito do que vc tem
                                escrito por aqui.
                            
                              

                              
                              Saudações cordiais,
                              Bryan Holmes
                              

                              

                              ---
                                  On Wed, 11/24/10, Daniel Lemos <dal_lemos em yahoo.com.br>
                                  wrote:

                              

                                From: Daniel Lemos
                                <dal_lemos em yahoo.com.br>

                                Subject: Re: [ANPPOM-L] Res: Contraponto
                                sobre possbilidades dos testes
                                específicos

                                To: anppom-l em iar.unicamp.br

                                Date: Wednesday, November 24, 2010, 5:12
                                PM

                                

                                
                                  
                                    
                                      
                                        

                                          Caros,

                                          

                                          Respondendo à pergunta do
                                          prof. Palombini: "E como você
                                          diferencia "conteúdo" de
                                          "concepção"?"

                                          

                                          Quando me refiro à concepção,
                                          é a postura metodológica,
                                          pedagógica e filosófica na
                                          qual se alicerça a relação de
                                          ensino-aprendizagem em Música.
                                          Por exemplo: um professor de
                                          Música Popular irá abordar um
                                          determinado conteúdo de forma
                                          diferente de um professor de
                                          Harmonia Tradicional
                                          (obviamente se utilizando do
                                          senso comum acerca do perfil
                                          destes profissionais).
                                          "Concepção conservatorial" se
                                          refere ao modo como o conteúdo
                                          é tratado neste modelo
                                          institucional. Poderíamos, em
                                          uma analogia irônica, "ensinar
                                          Forró aos moldes
                                          conservatoriais"...

                                          

                                          

                                          Em observação ao comentário do
                                          prof. Holmes:

                                          

                                          Retorno a um ponto já
                                          mencionado: depende da
                                          proposta do Curso que se
                                          deseja ministrar. Em um curso
                                          de Graduação em Música, creio
                                          que a referida "Música erudita
                                          européia"  seja uma bagagem
                                          importante. Entretanto, há
                                          varias formas e níveis de se
                                          abordar este conteúdo, mas 
                                          não consideraria a
                                          possibilidade de não
                                          abordá-lo. A Música Popular
                                          sempre dialogou com a Música
                                          Erudita, temos exemplos disso
                                          em toda a História da Música.
                                          Em termos de estruturação
                                          musical, isto é evidente: de
                                          onde vem o temperamento, a
                                          formação de acordes e o design
                                          dos instrumentos musicais
                                          típicos utilizados na Música
                                          Popular? 

                                          

                                          Sds,

                                          

                                          

                                          Daniel Lemos

                                          Professor Assistente I

                                          Curso de Música -
                                          http://musica.ufma.br

                                          Departamento de Artes (DEART)

                                          Universidade Federal do
                                          Maranhão (UFMA)

                                          

                                          --- Em qua, 24/11/10,
                                            Bryan Holmes <bholmesd em yahoo.com>
                                          escreveu:

                                          

                                            De: Bryan Holmes
                                            <bholmesd em yahoo.com>

                                            Assunto: Re: [ANPPOM-L] Res:
                                            Contraponto sobre
                                            possbilidades dos testes
                                            específicos

                                            Para:
                                            anppom-l em iar.unicamp.br

                                            Data: Quarta-feira, 24 de
                                            Novembro de 2010, 12:37

                                            

                                            
                                              
                                                
                                                  
                                                    Prezado
                                                        prof. Lemos,
                                                        

                                                        
                                                        Com
                                                          todo o
                                                          respeito,
                                                          manifesto não
                                                          apenas meu
                                                          desacordo
                                                          com seguinte
                                                          frase, mas
                                                          minha certeza
                                                          de que é
                                                          falaz:
                                                        Os
                                                          conhecimentos
                                                          da "Música
                                                          erudita
                                                          européia" são
                                                          fundamentais
                                                          sim para a
                                                          formação de
                                                          qualquer
                                                          músico.
                                                        

                                                        
                                                        Só não
                                                          me peça para
                                                          exemplificar,
                                                          pois uma lista
                                                          de exemplos
                                                          que desmentem
                                                          o supracitado
                                                          pode ser
                                                          descomunal e
                                                          não estou com
                                                          o tempo
                                                          suficiente.

                                                          

                                                        
                                                        Cordialmente,
                                                      

                                                      --

                                                        Bryan
                                                          Holmes

                                                        CBM-CEU
                                                      

                                                      

                                                      --- On Wed,
                                                        11/24/10, Daniel
                                                        Lemos <dal_lemos em yahoo.com.br>
                                                      wrote:

                                                      

                                                        From: Daniel
                                                        Lemos
                                                        <dal_lemos em yahoo.com.br>

                                                        Subject: Re:
                                                        [ANPPOM-L] Res:
                                                        Contraponto
                                                        sobre
                                                        possbilidades
                                                        dos testes
                                                        específicos

                                                        To:
                                                        anppom-l em iar.unicamp.br

                                                        Date: Wednesday,
                                                        November 24,
                                                        2010, 11:34 AM

                                                        

                                                        
                                                          
                                                          
                                                          
                                                          

                                                          Caros,

                                                          

                                                          A idéia do
                                                          prof.
                                                          Palombini
                                                          justamente
                                                          exibe esta
                                                          necessidade de
                                                          reformulação
                                                          do ensino
                                                          universitário
                                                          de Música, só
                                                          não compactuo
                                                          com a forma
                                                          como ela foi
                                                          exposta. Os
                                                          conhecimentos
                                                          da "Música
                                                          erudita
                                                          européia" são
                                                          fundamentais
                                                          sim para a
                                                          formação de
                                                          qualquer
                                                          músico. O que
                                                          precisamos
                                                          repensar é se
                                                          nossos Cursos
                                                          formam
                                                          profissionais
                                                          capacitados
                                                          para
                                                          inserir-se
                                                          numa sociedade
                                                          em constante
                                                          mutação.
                                                          Algumas
                                                          perguntas que
                                                          podem nos
                                                          guiar:

                                                          

                                                          "Quais os
                                                          campos de
                                                          atuação do
                                                          músico
                                                          atualmente?"

                                                          "Como a
                                                          Universidade
                                                          pode prover
                                                          conhecimentos
                                                          básicos
                                                          necessários a
                                                          este
                                                          exercício?"

                                                          

                                                          Precisamos não
                                                          nos livrar dos
                                                          conteúdos
                                                          conservatoriais,
                                                          mas das
                                                          CONCEPÇÕES
                                                          conservatoriais.

                                                          

                                                          

                                                          Um abraço a
                                                          todos,

                                                          

                                                          

                                                          

                                                          Daniel Lemos

                                                          Professor
                                                          Assistente I

                                                          Curso de
                                                          Música -
                                                          http://musica.ufma.br

                                                          Departamento
                                                          de Artes
                                                          (DEART)

                                                          Universidade
                                                          Federal do
                                                          Maranhão
                                                          (UFMA)

                                                          

                                                          --- Em qua,
                                                          24/11/10,
                                                          Eduardo
                                                          Patricio <epatricio em yahoo.com>
                                                          escreveu:

                                                          

                                                          De: Eduardo
                                                          Patricio
                                                          <epatricio em yahoo.com>

                                                          Assunto:
                                                          [ANPPOM-L]
                                                          Res:
                                                          Contraponto
                                                          sobre
                                                          possbilidades
                                                          dos testes
                                                          específicos

                                                          Para: "Carlos
                                                          Palombini"
                                                          <cpalombini em gmail.com>,
anppom-l em iar.unicamp.br

                                                          Data:
                                                          Quarta-feira,
                                                          24 de Novembro
                                                          de 2010, 10:27

                                                          

                                                          
                                                          #yiv488286400 #yiv488286400yiv972681951 #yiv488286400yiv972681951yiv797770890 #yiv488286400yiv972681951yiv797770890yiv294337534 #yiv488286400yiv972681951yiv797770890yiv294337534yiv1147829026 #yiv488286400yiv972681951yiv797770890yiv294337534yiv1147829026yiv395317874 DIV {
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                                                          É. Pela
                                                          mensagem do
                                                          André Machado,
                                                          me parece que
                                                          a posição do
                                                          Palombini
                                                          (e/ou reflexos
                                                          dela) foi
                                                          agora melhor
                                                          captada. 
                                                          A questão
                                                          central seria
                                                          menos sobre a
                                                          existência ou
                                                          não de testes
                                                          específicos e
                                                          mais a
                                                          respeito da
                                                          necessidade de
                                                          um
                                                          questionamento
                                                          acerca dos
                                                          objetivos e
                                                          proposições
                                                          dos cursos de
                                                          música no
                                                          Brasil - que
                                                          apresentam sim
                                                          um certo
                                                          descolamento
                                                          da realidade
                                                          (histórico-social),
                                                          e, que fique
                                                          claro, não se
                                                          trata aqui de
                                                          uma questão
                                                          puramente de
                                                          mercado.
                                                          

                                                          
                                                          Saudações
                                                          

                                                          
                                                          Eduardo
                                                          Patrício
                                                          

                                                          
                                                          

_____________________________________

                                                          Eduardo Patrício

                                                          http://www.eduardopatricio.com.br

                                                          +55 41
                                                          8434-0480

                                                          
                                                          

                                                          
                                                          

                                                          
                                                          
                                                          De:
                                                          Carlos
                                                          Palombini
                                                          <cpalombini em gmail.com>

                                                          Para:
anppom-l em iar.unicamp.br

                                                          Enviadas:
                                                          Quarta-feira,
                                                          24 de Novembro
                                                          de 2010
                                                          1:02:13

                                                          Assunto:
                                                          Re: [ANPPOM-L]
                                                          Contraponto
                                                          sobre
                                                          possbilidades
                                                          dos testes
                                                          específicos

                                                          

                                                          Voilà!

                                                          

                                                          2010/11/24
                                                          André Luís
                                                          Cardoso
                                                          Machado <andrelcmac em ig.com.br>

                                                          Olá,
                                                          se me permitem

                                                          

                                                          O ensino
                                                          superior em
                                                          música é todo
                                                          baseado na
                                                          tradição
                                                          européia que

                                                          culminou na
                                                          música erudita
                                                          contemporânea.
                                                          Os jovens que
                                                          ingressam nas

                                                          faculdades de
                                                          música, como
                                                          todos os
                                                          outros, são um
                                                          pouco

                                                          inconsequentes.
                                                          Se julgam
                                                          poderosos e
                                                          pensam poder
                                                          vencer a
                                                          realidade

                                                          e se tornar
                                                          grandes
                                                          solistas ou
                                                          reconhecidos
                                                          compositores.
                                                          Porém essas

                                                          possibilidades
                                                          já não
                                                          existem, já
                                                          tem algum
                                                          tempo. O
                                                          máximo que se

                                                          pode conseguir
                                                          é um
                                                          reconhecimentozinho
                                                          acadêmico. Não
                                                          dá pra ganhar

                                                          dinheiro nem
                                                          com a música
                                                          tradicional
                                                          nem com a
                                                          contemporânea.
                                                          A não

                                                          ser sob a
                                                          égide do
                                                          estado que não
                                                          oferece(e nem
                                                          deveria) vagas
                                                          para

                                                          todos.

                                                          Em qualquer
                                                          outra área a
                                                          academia se
                                                          veria obrigada
                                                          a mudar seus

                                                          rumos. Mas em
                                                          nossa área
                                                          específica,
                                                          amparada
                                                          inclusive por
                                                          uma

                                                          equivocada
                                                          visão de toda
                                                          a sociedade de
                                                          que nossos
                                                          valores são
                                                          muito

                                                          diferentes do
                                                          resto,
                                                          mantem-se tudo
                                                          como está.

                                                          Me parece que
                                                          mudar o
                                                          enfoque
                                                          acadêmico
                                                          vigente é como
                                                          a reforma

                                                          política.
                                                          Todos sabem
                                                          que ela é
                                                          necessária,
                                                          mas quem tem
                                                          poder para

                                                          realizá-la são
                                                          os menos
                                                          interessados.

                                                          

                                                          Abraço a todos

                                                          André Machado

                                                          

                                                          Em 23/11/10,
                                                          Carlos
                                                          Palombini<cpalombini em gmail.com>
                                                          escreveu:

                                                          
                                                          >
                                                          É outra
                                                          possibilidade.
                                                          Infelizmente,
                                                          muito pouco na
                                                          política da
                                                          Capes e nada

                                                          > na
                                                          política do
                                                          CNPq aponta
                                                          nesta direção.

                                                          >

                                                          >
                                                          2010/11/23
                                                          Flavio <flateb em gmail.com>

                                                          >

                                                          >> Pelo
                                                          visto, pode-se
                                                          mesmo dizer
                                                          que nada do
                                                          que se faz na
                                                          tal "área

                                                          >>
                                                          específica" de
                                                          música presta
                                                          ( "análises
                                                          interpretativas",

                                                          >>
                                                          "instrumentista-pesquisador
                                                          que nem toca
                                                          nem faz
                                                          pesquisa",

                                                          >>
                                                          "compositor-pesquisador
                                                          cuja pesquisa
                                                          é dizer o que
                                                          quer que seja
                                                          da

                                                          >>
                                                          música

                                                          >> que
                                                          só é ouvida
                                                          por seus
                                                          próprios
                                                          colegas"
                                                          etc.). Faltou
                                                          apenas incluir
                                                          a

                                                          >>
                                                          categoria de
                                                          egrégios
                                                          "pesquisadores"
                                                          que não tocam,
                                                          não cantam,
                                                          não

                                                          >>
                                                          compõem, não
                                                          diferenciam
                                                          uma colcheia
                                                          de um violão,
                                                          costumam fugir
                                                          de sala

                                                          >> de
                                                          aula e de
                                                          orientações,
                                                          mas
                                                          encontram-se
                                                          muito bem
                                                          instalados e
                                                          pagos

                                                          >> em...
                                                          Escolas de
                                                          Música (vejam
                                                          que coisa!).
                                                          Enfim,
                                                          acabemos com
                                                          esse tipo

                                                          >>
                                                          também,
                                                          pessoal, e
                                                          assim podemos
                                                          apagar todas
                                                          as luzes de
                                                          tão nefasta

                                                          >> área,

                                                          >>
                                                          entregando os
                                                          prédios (e
                                                          principalmente
                                                          a verba
                                                          pública que
                                                          alimenta, por

                                                          >>
                                                          exemplo,
                                                          muitas bolsas
                                                          de pesquisa)
                                                          para a
                                                          sociedade
                                                          fazer de tudo
                                                          isso um

                                                          >>
                                                          melhor uso.

                                                          >>

                                                          >>
                                                           Flavio
                                                          Barbeitas.

                                                          >>

                                                          >>

                                                          >>
                                                          2010/11/23
                                                          Carlos
                                                          Palombini <cpalombini em gmail.com>

                                                          >>

                                                          >> Não,
                                                          acabamos
                                                          apenas com a
                                                          prova de
                                                          habilidades
                                                          específicas, o
                                                          que

                                                          >>>
                                                          resultará no
                                                          fim do
                                                          Conservatório
                                                          Universitário,
                                                          e no fim
                                                          também das

                                                          >>>
                                                          intermináveis
                                                          discussões
                                                          sobre a
                                                          "especificidade"
                                                          da área, sobre
                                                          quantos

                                                          >>>
                                                          artigos vale
                                                          um concerto,
                                                          sobre o número
                                                          de artigos que
                                                          substitui uma

                                                          >>>
                                                          dissertação na
                                                          pós-graduação
                                                          em
                                                          performance,
                                                          acabamos com
                                                          as "análises

                                                          >>>
                                                          interpretativas"
                                                          e tantos
                                                          outros males,
                                                          como o
                                                          instrumentista-pesquisador

                                                          >>>
                                                          que nem toca
                                                          nem faz
                                                          pesquisa (ou
                                                          faz de conta
                                                          que faz, e se
                                                          publica

                                                          >>>
                                                          porque

                                                          >>>
                                                          as revistas
                                                          precisam de
                                                          artigos para
                                                          satisfazer as
                                                          exigências de

                                                          >>>
                                                          periodicidade
                                                          da Capes), com
                                                          o
                                                          compositor-pesquisador
                                                          cuja pesquisa
                                                          é

                                                          >>>
                                                          dizer

                                                          >>> o
                                                          que quer que
                                                          seja da música
                                                          que só é
                                                          ouvida por
                                                          seus próprios
                                                          colegas,

                                                          >>> e

                                                          >>>
                                                          poderemos
                                                          pensar numa
                                                          formação
                                                          adequada e
                                                          específica
                                                          para

                                                          >>>
                                                          instrumentistas,

                                                          >>>
                                                          compositores,
                                                          musicólogos,
                                                          educadores
                                                          etc. Não seria
                                                          um benefício?

                                                          >>>

                                                          >>>
                                                          2010/11/23
                                                          Fernando
                                                          Pereira Binder
                                                          <fernandobinder em yahoo.com.br>

                                                          >>>

                                                          >>>>
                                                          Muito bem,

>>>>

                                                          >>>>
                                                          Primeiro
                                                          acabamos com a
                                                          prova de
                                                          habilidades
                                                          específicas
                                                          para música.

                                                          >>>>
                                                          Depois
                                                          acabamos com a
                                                          prova geral
                                                          (português,
                                                          história,
                                                          etc...).

                                                          >>>>
                                                          Daí acabamos
                                                          com a
                                                          alfabetização.

                                                          >>>>
                                                          Re-instituímos
                                                          a igreja como
                                                          guardiã do
                                                          conhecimento
                                                          ocidental
                                                          (começada

                                                          >>>>
                                                          na última
                                                          eleição).

                                                          >>>>
                                                          Pronto,
                                                          voltamos todos
                                                          à Idade Média
                                                          em 4 etapas!

>>>>

                                                          >>>>
                                                          Fernando
                                                          Binder

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                                                          >>>>
                                                           Em
                                                          22/11/2010, às
                                                          10:07, Carlos
                                                          Palombini
                                                          escreveu:

>>>>

>>>>

>>>>

                                                          >>>>
                                                           2) Não exigir
                                                          conhecimentos
                                                          específicos
                                                          desvaloriza a
                                                          Lei
                                                          11.769/2008,

                                                          >>>>>
                                                          uma árdua
                                                          conquista da
                                                          área de Música
                                                          que simboliza
                                                          sua
                                                          valorização,

                                                          >>>>>
                                                          pois

                                                          >>>>>
                                                          esta é
                                                          comumente
                                                          tratada de
                                                          forma amadora
                                                          pela
                                                          sociedade.
                                                          Atualmente,

                                                          >>>>>
                                                          há uma

                                                          >>>>>
                                                          verdadeira
                                                          "indústria
                                                          educacional"
                                                          em torno da
                                                          Educação
                                                          Básica, pois

                                                          >>>>>
                                                          sua

                                                          >>>>>
                                                          função mais
                                                          comum é
                                                          oferecer
                                                          acesso à
                                                          Universidade,
                                                          desvalorizando
                                                          sua

                                                          >>>>>
                                                          própria
                                                          utilidade
                                                          educacional.
                                                          Nesse
                                                          contexto, há o
                                                          risco de
                                                          muitos se

                                                          >>>>>
                                                          perguntarem:
                                                          "pra que
                                                          estudar Música
                                                          se para entrar
                                                          no Curso de
                                                          Música

                                                          >>>>>
                                                          não é

                                                          >>>>>
                                                          necessário
                                                          estudar
                                                          Música?";

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                                                          >>>>
                                                          Há um erro
                                                          básico aqui:
                                                          supor que
                                                          estudar música
                                                          seja solfejar,
                                                          tocar um

                                                          >>>>
                                                          instrumento
                                                          (ou cantar),
                                                          ou compor.
                                                          Como é isso
                                                          que a maioria
                                                          de nossos

                                                          >>>>
                                                          colegas sabe
                                                          fazer, esse
                                                          erro não será
                                                          democraticamente
                                                          erradicado. A

                                                          >>>>
                                                          prova

                                                          >>>>
                                                          específica tem
                                                          a função de
                                                          perpetuá-lo.

>>>>

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                                                          >>>>
                                                          --

                                                          >>>>
                                                          Carlos
                                                          Palombini

                                                          >>>>
                                                          cpalombini em gmail.com

>>>>

                                                          >>>>
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                                                          Lista de
                                                          discussões
                                                          ANPPOM

                                                          >>>>
                                                          http://iar.unicamp.br/mailman/listinfo/anppom-l

                                                          >>>>
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                                                          _____________________

                                                          >>>>
                                                          Ajude a manter
                                                          minha caixa
                                                          postal limpa,
                                                          não inclua meu
                                                          endereço de

                                                          >>>>
                                                          email

                                                          >>>>
                                                          em listas de
                                                          qualquer
                                                          espécie.
                                                          Obrigado.
                                                          Fernando.

                                                          >>>>
                                                          Please, help
                                                          me to keep my
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                                                          in any sort of
                                                          of list. Thank
                                                          You. Fernando.

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                                                          >>>
                                                          Carlos
                                                          Palombini

                                                          >>> cpalombini em gmail.com

                                                          >>>

                                                          >>>

                                                          >>>
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                                                          Lista de
                                                          discussões
                                                          ANPPOM

                                                          >>> http://iar.unicamp.br/mailman/listinfo/anppom-l

                                                          >>>
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                                                          >> Lista
                                                          de discussões
                                                          ANPPOM

                                                          >> http://iar.unicamp.br/mailman/listinfo/anppom-l

                                                          >>
                                                          ________________________________________________

                                                          >>

                                                          >

                                                          >

                                                          >

                                                          > --

                                                          > Carlos
                                                          Palombini

                                                          > cpalombini em gmail.com

                                                          >

                                                          
                                                          
                                                          
                                                          
                                                          

                                                          

                                                          

                                                          -- 

                                                          Carlos
                                                          Palombini

                                                          cpalombini em gmail.com

                                                          

                                                          
                                                          
                                                          
                                                          

                                                           
                                                          

                                                          -----Anexo
                                                          incorporado-----

                                                          

                                                          ________________________________________________

                                                          Lista de
                                                          discussões
                                                          ANPPOM

                                                          http://iar.unicamp.br/mailman/listinfo/anppom-l

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                                                        -----Inline
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                                                          Lista de
                                                          discussões
                                                          ANPPOM

                                                          http://iar.unicamp.br/mailman/listinfo/anppom-l

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                                            -----Anexo incorporado-----

                                            

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                                              Lista de discussões ANPPOM

                                              http://iar.unicamp.br/mailman/listinfo/anppom-l

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                                  Lista de discussões ANPPOM

                                  http://iar.unicamp.br/mailman/listinfo/anppom-l

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                  -----Anexo incorporado-----

                  

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                    Lista de discussões ANPPOM

                    http://iar.unicamp.br/mailman/listinfo/anppom-l

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        Lista de discussões ANPPOM

        http://iar.unicamp.br/mailman/listinfo/anppom-l

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Lista de discussões ANPPOM
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-----Anexo incorporado-----

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