[ANPPOM-L] Leis e seus objetivos

fausto kothe fausto.viola em gmail.com
Seg Fev 7 16:43:23 BRST 2011

Olá a todos.

Meu nome é Fausto Kothe, sou bacharel em instrumento(viola) pela UFSM e
mestrando em música na UFPR sob orientação da Rosane C. de Araujo. Até então
nunca tinha me pronunciado no grupo, mas gostaria de participar mais
ativamente com intuito de aprender e talvez ajudar com alguns assuntos.

 Atualmente estou desenvolvendo minha pesquisa de mestrado em Educaçao
Musical. Tenho como tema de estudo “A preparação docente de bacharéis”, onde
o objetivo geral é “Investigar a incidência da atuação em atividades de
docência, de egressos dos cursos de bacharelado em instrumento”.

Tenho acompanhado de perto as discussões que estão sendo desenvolvidas nesse
tão importante grupo. Dentre as minhas investigações sobre o tema, as leis
fazem parte da minha pesquisa e estou tendo a oportunidade de aprender-las
já com grandes discussões desenvolvidas por todos do grupo, enriquecendo de
forma ímpar esse assunto.

Concordo com os comentários, no que tange o mau ou nulo aproveitamento de
nós músicos acerca da OMB, onde nada além de uma boa arrecadação financeira
importa. Porém concordo que, se fosse bem ou mesmo administrada de acordo
com os interesses reais dos músicos, poderia ser uma importante arma em prol
da classe, por exemplo, ajudando a definir o que cada classe pode ou não
fazer, concursos e até mesmo as tais fiscalizações. Tive uma experiência
particular num concurso público para ser instrutor de música, naquela
ocasião a graduação tinha o mesmo peso da carteira da OMB. Muitas orquestras
exigem dos músicos a carteira da Ordem, independente se este tem ou não
graduação.

 Atualmente a profissão de músico encontra-se numa bagunça
político-administrativa séria, onde quem ensina música não precisa mais ter
formação específica e quem muito a estuda, no caso dos bacharéis, além de
terem que trabalhar em vários locais para poderem sobreviver, não podem
“ensinar”. Pensando assim lanço a minha pergunta a todos que puderem me
ajudar e enriquecer minha pesquisa:

“Se atualmente existe uma grande demanda de professores de música e estes
estão sendo compensados por professores de outras áreas que não contemplam a
real função da Educação Musical, por que não oferecer aos bacharéis
(egressos e ingressos) cursos complementares de formação tanto presenciais
quanto a distância, podendo assim aproveitar-los, ou até mesmo cursos de
licenciatura em instrumento para que os profissionais da Música trabalhem
com Música, fornecendo assim uma boa estrutura  de ensino musical, de acordo
com o grande objetivo da Educação Musical e da lei?”

Muito obrigado pelo espaço, desculpem-me se estiver falando algo errado e no
aguardo.

Atenciosamente, Fausto Kothe.

--
Fausto Kothe