[ANPPOM-L] OSB, em nova fase, realiza "avaliação de desempenho" obrigatória geral

Leonardo Fuks cyclophonica em yahoo.com
Dom Jan 16 05:21:35 BRST 2011


O texto abaixo tem circulado na internet com diferentes versões. 
Nos faz pensar sobre diversos temas tais como: o significado e atualidade dos 
cursos de bacharelado em instrumento, as opções profissionais do músico de 
concerto, o papel educacional de uma orquestra e sua articulação com a academia, 
a transparência administrativa das fundações mantidas com dinheiro público, a 
estrutura do poder em uma instituição constituída por artistas de "padrão 
internacional de excelência musical", o mito da "formação de plateias", entre 
muitos outros.
Faço minhas as palavras do texto, com algumas adições. 

  OSB e Darth Vader : prenúncio de uma nova era ?


A Orquestra Sinfônica Brasileira tem repetido nos últimos anos um espetáculo 
divertido e muito popular, em que o malévolo Darth Vader, protagonista do 
StarWars, rege a orquestra com seu perigosíssimo sabre de luz, numa suíte de 
temas cinematográficos de John Williams.
O que normalmente só assusta a criancinhas desacostumadas com a saga das guerras 
estelares , concebida e realizada por George Lucas entre 1977 e 2005, parece 
estar tomando ares realistas para os mais de 90 músicos que formam a OSB nesta 
segunda década do século XXI.
Na última sexta-feira de 7 de janeiro de 2011, em plenas férias coletivas de 
verão, os instrumentistas foram surpreendidos com uma circular por email, 
informando que "Todos os integrantes do corpo orquestral" , e os contratados 
(opcionalmente), serão submetidos a um rigoroso exame musical (denominado de 
“avaliação de desempenho”), consistindo em audições individuais, com direito a 
um ensaio com pianista acompanhador a ser “disponibilizado” pela OSB. As provas 
serão realizadas entre 10 e 18 de março de 2010, conforme instrumento.  Não 
parece estar prevista a avaliação de desempenho para os regentes. 

Portanto, aqueles que receberam a notícia no mesmo dia de envio, terão tido 
cerca de dois meses para reciclar, em grande parte de suas férias, toda sua 
técnica instrumental e buscar assegurar sua permanência no emprego.
Esta “avaliação de desempenho”, conforme definida no edital, não leva em 
consideração nenhum trabalho pregresso do músico na OSB, sendo que diversos 
deles têm servido na orquestra por mais de 25 anos ininterruptos. Apenas em 
2010, a orquestra realizou 100 concertos, apresentando 175 diferentes obras, 
conforme declara em documento recentemente divulgado .
“Avaliação de desempenho” semelhante será aplicada em “audições no Rio de 
Janeiro, em Nova Iorque e em Londres, que visam a preencher 14 posições que 
ainda estão em aberto no corpo orquestral” (conforme o documento divulgado) , 
além das vagas que serão liberadas pelos músicos reprovados nos exames de início 
de março.
Este novo conjunto de procedimentos de testes e iminentes demissões, inédito 
no Rio de Janeiro e na OSB , em seus 70 anos de história, parecem replicar 
exatamente aqueles implementados pela OSESP, no período iniciado em 1987 pela 
administração e direção de John Neschling , que foi sumariamente demitido em 
2008 através de carta escrita por FHC, presidente do Conselho de Administração 
da orquestra.
A OSESP, que se firmou como a melhor orquestra brasileira desde sua remodelação, 
imprimiu um ritmo de concertos e ensaios consideravelmente maior do que de todas 
as outras . Conforme relato de muitos de seus membros e ex-membros, tal aumento 
na pressão psicológica estimulou o consumo crescente de remédios calmantes , 
sobretudo os chamados beta-bloqueadores ( e.g. Inderal e seus genéricos com 
Propanolol) , conhecidos amplamente por seus efeitos sobre profissionais que 
apresentam grande apreensão e stress no trabalho.
O regente atual da OSB, Roberto Minczuk, foi justamente o maestro auxiliar de 
Neschling durante grande parte de seu período à frente da OSESP.

No documento distribuído aos músicos da OSB, datado de 6 de janeiro, fica pouco 
claro se a orquestra ainda mantém os ideais pioneiros de fomentar e promover a 
música feita no Brasil e estimular a criação da música de nosso tempo, como foi 
definido por seus fundadores, tais como os músicos e professores da então Escola 
Nacional de Música (hoje UFRJ) José Siqueira, Djalma Soares, Antão Soares e 
Antônio Leopardi.
Infelizmente, o site atual da OSB não apresenta qualquer informação sobre a 
história da orquestra , seus criadores, seu atual estatuto, ou sobre os 
documentos que a definiram. Isto pode fazer parecer que estejam deixando para 
trás uma “antiga” OSB e FUNDANDO uma nova orquestra, sem qualquer compromisso 
com sua história e a de seus músicos precursores, fundadores e continuadores. Em 
muitos períodos de enormes dificuldades financeiras, os músicos chegaram a 
trabalhar por diversos meses sem receber qualquer salário.

Como afirma o documento abaixo, a OSB inclui o Centro de Educação Musical 
Brasileiro, que se propõe como "núcleo de referência para a criação de 
metodologias de ensino da música". Se utilizam ou pretendem utilizar seus 
próprios músicos neste setor, de que forma e em que momento da admissão ou da 
"avaliação de desempenho" estes especialistas terão a oportunidade de demonstrar 
habilidades para tarefas pedagógicas e de pesquisa ? 

No que diz respeito à ocupação da Cidade da Música, pertencente ao Município do 
Rio de Janeiro, obra iniciada em 2002 e ainda inacabada, vale mencionar que 
nunca ficou claro, através da mídia ou de portais municipais, se a OSB de fato 
conseguiu ser habilitada nas licitações, após seguidas reprovações no ano de 
2008. 

A OSB é co-patrocinada (ou mantida)  pelo município carioca, através de uma 
verba de aproximadamente 6 milhões de reais por ano.
Em 2010, os outros patrocínios - informados em diferentes sites-  foram de 8 
milhões da Vale, R$ 8 milhões do BNDES, R$ 8 milhões de 26 empresas privadas e 
R$ 2 milhões adicionais de parceiros amigos da OSB. Grande parte destas verbas 
são públicas ou oriundas de renúncia fiscal.

Seria fundamental que a OSB , já neste momento rumo à comemoração de seus 71 
anos de existência, em que busca se aprimorar e se tornar ainda mais atuante e 
competitiva no mercado cultural brasileiro e mesmo internacional, tivesse em 
seus dirigentes a preocupação de realizar tais passos de forma democrática e em 
harmonia com todo sua comunidade artística, de maneira justa e respeitosa.


Afinal, o patrimônio das relações humanas na orquestra deve ser valorizado e 
mesmo priorizado, mantendo um olhar para os ideais ousados e inspirados de seus 
fundadores, como os do compositor, educador, docente universitário , advogado e 
combatente cultural José Siqueira.
+++++++++++++


(Circular encaminhada aos músicos da OSB em 7/1/2011)
 
Prezado Músico,

Com o intuito de prosseguir com o trabalho de qualificação artística da 
Orquestra Sinfônica Brasileira, realizaremos uma avaliação de desempenho de todo 
o corpo orquestral no período entre 10 e 18 de março de 2011. As avaliações 
consistirão, basicamente, em audições com o objetivo de analisar o potencial e o 
desenvolvimento artístico de cada integrante do corpo orquestral e indicar as 
eventuais demandas do conjunto para que a OSB atinja um padrão internacional de 
excelência musical.

As performances serão examinadas por um grupo de avaliadores formado pela 
Diretoria Artística da OSB, além de profissionais de reconhecida atuação no 
circuito sinfônico internacional, estabelecendo um processo que tem em vista a 
premência dos desafios artísticos esperados pelo público, pela crítica e pelos 
apoiadores da instituição, como a difusão de novos
repertórios, a realização de turnês no Brasil e no exterior, assim como a 
gravação de CDs, DVDs e outras mídias.

A seguir, estão disponibilizadas todas as informações relativas a este processo 
de avaliação, bem como o repertório das audições, cujas partes serão fornecidas 
pelo Departamento de Arquivo da Fundação OSB.

FUNDAÇÃO ORQUESTRA SINFÔNICA BRASILEIRA

REGULAMENTO | AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO OSB

A Fundação Orquestra Sinfônica Brasileira anuncia a realização de avaliação de 
desempenho para o corpo orquestral, que acontecerá no período entre os dias 10 e 
18 de março de 2011.

1. PROCESSO DE AVALIAÇÃO
Todos os integrantes do corpo orquestral serão submetidos à avaliação de 
desempenho, que consistirá em audições individuais, na forma indicada neste 
regulamento. Os músicos contratados temporariamente pela OSB (“músico 
temporário”) durante a Temporada 2010 também poderão participar do processo, com 
a exigência de executarem o repertório completo estipulado por este regulamento.

Os músicos temporários interessados em submeter-se à avaliação e aqueles que 
desejarem pleitear uma categoria superior à que ocupam hoje terão até o dia 14 
de fevereiro de 2011 para comunicar ao Departamento Artístico da OSB, por 
e-mail, as informações a seguir, que serão necessárias para a organização das 
audições.

A. Nome Completo
B. Categoria atual no naipe
C. Categoria desejada
D. Peça de livre escolha selecionada (caso requisitada na categoria)

A confirmação dessas informações é obrigatória e de responsabilidade do músico, 
devendo ser feita exclusivamente pelo endereço 
eletrônicoaudicoesmarco em osb.com.br. Os músicos interessados em pleitear uma 
categoria superior à ocupada atualmente deverão executar os programas referentes 
a ambas, a categoria ocupada e a categoria desejada.

2. CALENDÁRIO
14 de fevereiro de 2011 - Término do prazo para contato com o Departamento 
Artístico
10 de março de 2011 - Avaliação de violinos
11 de março de 2011 - Avaliação de violinos
12 de março de 2011 - Avaliação de violas e harpa
14 de março de 2011 - Avaliação de violoncelos e flautas
15 de março de 2011 - Avaliação de contrabaixos e oboés
16 de março de 2011 - Avaliação de clarinetes e fagotes
17 de março de 2011 - Avaliação de trompas, trombones e tuba
18 de março de 2011 - Avaliação de tímpanos, trompetes e percussão

3. LOCAL E HORÁRIO
As avaliações serão realizadas a partir das 10h da manhã, em local a ser 
confirmado. O horário de apresentação de cada músico será informado pelo 
Departamento Artístico até o dia 4 de março de 2011.

4. OBSERVAÇÕES IMPORTANTES
- Os músicos interessados em pleitear uma posição superior à atual deverão 
apresentar primeiramente o programa exigido para sua categoria e, então, poderão 
executar o repertório da categoria pleiteada.
- O grupo de avaliadores será composto pela Diretoria Artística da Orquestra 
Sinfônica Brasileira e profissionais de reconhecida atuação no cenário 
internacional da música de concerto.
- A OSB disponibilizará um pianista acompanhador para cada músico, com direito a 
um ensaio. A lista de pianistas acompanhadores será divulgada até07/02/2011.
- A parte de piano da peça de livre escolha a ser executada pelo pianista 
acompanhador deverá ser providenciada pelo músico em duas cópias, sendo a 
segunda para o grupo de avaliadores.

5. REPERTÓRIO
As avaliações consistirão na execução do repertório apresentado no livreto 
anexo, dividido por instrumentos e categorias.
As partes orquestrais listadas já estão disponíveis em CD ROM, impressas ou por 
e-mail para os músicos da OSB no Departamento de Arquivo. O material poderá ser 
retirado de segunda a sexta-feira, das 9h às 12h e de 13h às 18h; seu conteúdo 
também poderá ser enviado por email, quando solicitado.
+++++++++
(Mensagem enviada em 6 de janeiro de 2011)
 
OSB 2011: rumo a mais 70 anos de história

Em 2010, a Orquestra Sinfônica Brasileira celebrou 70 anos de história na 
companhia de alguns dos maiores artistas do país e do exterior, atraindo nada 
menos que 190 mil espectadores numa diversificada programação. Do Hexameron de 
Liszt ao Ciclo Brahms-Masur, da Terceira Sinfonia de Mahler à Nona de Beethoven, 
a Temporada 2010 apresentou o melhor do repertório sinfônico e reviveu momentos 
marcantes destas sete décadas de música.

A Temporada cumpriu, assim, uma dupla função: colocar em foco a importância da 
OSB para a história da música no Brasil e mostrar as diferentes faces do projeto 
que pauta o presente da instituição. A aposta em uma programação artística de 
ponta, que alinha expressões musicais de épocas e estéticas próprias, foi 
refletida na realização de 100 concertos, na apresentação de 175 diferentes 
obras, na participação de 39 solistas convidados e em iniciativas como a Série 
Fora de Série, o ciclo de música de câmara Quartas Clássicas e o espetáculo 
Aquarius, que reuniu cerca de 100 mil pessoas na Praia de Copacabana.

Além de um criterioso trabalho de divulgação da música sinfônica, o ano de 2010 
também enfatizou projetos que têm por objetivo revelar novos talentos e formar 
plateias para a música de concerto, missões institucionais da Fundação OSB. Em 
junho, retomamos o Concurso Nelson Freire OSB Jovens Solistas, que trouxe ao Rio 
instrumentistas de diferentes regiões do país. O Coro de Crianças da OSB, criado 
em 2010, foi aplaudido em suas apresentações com a orquestra e em recitais 
independentes. O Departamento Educacional da OSB também atuou na sensibilização 
de novos públicos tanto por meio da série Concertos da Juventude, que levou mais 
de 8 mil alunos da rede municipal de ensino para espetáculos exclusivos no 
Theatro Municipal, como também em palestras para estudantes e professores de 
projetos socioeducacionais vinculados a instituições e empresas parceiras.

Estes foram alguns dos feitos de um ano que não podia deixar de ser histórico. 
Para a OSB, o privilégio não é apenas chegar a uma data tão simbólica, mas 
compartilhar com todos vocês os motivos que tem para comemorar.

O desenvolvimento de projetos educacionais vem assumindo protagonismo dentre os 
objetivos da Fundação OSB. A trajetória e o valor desta instituição estabelecem 
também uma responsabilidade com o legado que queremos transmitir às futuras 
gerações, dando à Orquestra Sinfônica Brasileira um capital único para 
implementar ações capazes de impactar a realidade sociocultural do Rio de 
Janeiro e de todo o país. Por este exato motivo, o ano de 2011 que agora se 
inicia contemplará uma série de iniciativas da Fundação OSB em torno da 
capacitação de jovens músicos, da multiplicação de tecnologias de ensino musical 
e da formação de novas plateias para a música sinfônica.

Uma das frentes desta atuação é o Centro de Educação Musical Brasileiro, núcleo 
de referência para a criação de metodologias de ensino da música. Este projeto 
dará a professores e alunos de escolas e projetos sociais a oportunidade de 
sistematizarem o conhecimento sobre a linguagem musical com especialistas no 
assunto, os próprios músicos da OSB.

Os Concertos da Juventude darão continuidade a uma tradição que a OSB iniciou já 
em 1943: a facilitação do acesso à música clássica, por meio de uma programação 
anual voltada para novos públicos. Além da abordagem didática proporcionada pela 
interação entre o maestro e a plateia, os Concertos da Juventude ganharão 
desdobramentos com a produção de materiais de apoio que aprofundarão a 
experiência do concerto.

O número de integrantes, ensaios e recitais do Coro de Crianças também será 
ampliado, e à OSB Jovem, que completa doze anos em 2011, daremos o destaque que 
seu crescimento merece. Pela variedade dos repertórios que apresenta e pela 
qualidade artística de seus concertos, podemos nos orgulhar em dizer que este 
conjunto é, hoje, uma das principais orquestras de formação do Brasil. A OSB 
Jovem, que já conta com mais de oitenta bolsistas, será reforçada com novos 
membros e assumirá um desafio artístico inédito em sua história. Para prestigiar 
os talentos que temos formado em casa, convidaremos a orquestra para realizar os 
espetáculos de estreia de nossas séries de assinatura. Assim, os jovens 
dividirão o palco com consagrados solistas e regentes, e terão a chance de 
demonstrar seu alto nível musical em repertórios cada vez mais exigentes.

Dentre as surpresas que o ano de 2011 ainda reserva, a inauguração da Cidade da 
Música possibilitará a infraestrutura para a realização de ações artísticas, 
sociais e educacionais como há muito esperamos poder desenvolver, além de um 
lugar especial para apresentarmos nossas novas séries de concertos a partir do 
segundo semestre. Sede de importantes eventos internacionais, o Rio de Janeiro 
ampliará nos próximos anos sua histórica condição de vitrine da cultura 
brasileira. Por simbolizar a cidade e o país através de sua música, a OSB 
investirá este ano na intensificação do trabalho de qualificação artística que a 
credenciará como um dos grandes conjuntos sinfônicos do mundo e um ícone do que 
o Brasil possui de mais relevante. Nosso esforço em busca da excelência 
abrangerá a realização de audições no Rio de Janeiro, em Nova Iorque e em 
Londres, que visam a preencher 14 posições que ainda estão em aberto no corpo 
orquestral. Em março, os músicos da OSB realizarão também um processo de 
avaliação de desempenho, objetivando o desenvolvimento do conjunto para novas 
metas, como a gravação de CDs e DVDs.

Todas essas novidades são apenas uma parte do que preparamos para o ano. Em 
fevereiro, faremos o anúncio oficial da Temporada 2011, com atrações que são 
marcas do projeto artístico da OSB e agitarão nossa agenda cultural. Os 
assinantes das séries de concerto no Theatro Municipal poderão renovar seus 
assentos a partir de 11 de março; na Sala São Paulo, o período terá início no 
dia 25 de abril. Desde já, fazemos um convite para o nosso primeiro espetáculo 
do ano: uma homenagem ao movimento pela paz no Rio de Janeiro, com a OSB Jovem e 
a grandiosa Paixão Segundo São João, de J. S. Bach, no dia 19 de março, no 
Theatro Municipal.

Rumo a mais 70 anos de história, desejamos a todos os que acompanham nosso 
trabalho um feliz 2011. E, claro, ótimos concertos!

FUNDAÇÃO ORQUESTRA SINFÔNICA BRASILEIRA



      
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