[ANPPOM-L] OSB, em nova fase, realiza "avaliação de desempenho" obrigatória geral

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Dom Jan 23 17:09:37 BRST 2011


Caro Prof. Leonardo Fuks,

há quanto tempo! talvez desde aquela banca com o Ripper no mestrado do  
Alexandre Padrão em 2004 na UFRJ, não é mesmo?

bom, sobre o assunto Roberto Minczuk e a OSB, se me permite, gostaria  
de comentar um pouco,

pensando bem, tudo pode virar piada, e é claro, como dizia Kant, o que  
causa o riso é "a repentina transformação de uma expectativa tensa em  
nada". Mas esta piada de associar agora a figura do Minczuk a um  
personagem qualquer da indústria da cultura seja talvez por demais  
redutiva ? não é mesmo? - ou será que vamos simplesmente ignorar o  
músico excepcional que ele é?

lembremo-nos que o Minczuk foi talvez o maior trompista brasileiro de  
todos os tempos (e como é bom saber que quem rege uma orquestra tem  
atrás de si uma carreira de notável instrumentista ou compositor, ou  
seja, merece antes de mais nada o respeito de todos), e é ainda um  
regente com uma capacidade extraordinária na essência da expressão  
"interpretação/performance", pois efetua uma leitura sempre muito  
cuidadosa da linguagem de cada compositor, bem como leva a orquestra  
sempre ao máximo do rendimento artístico - com certeza, o Minczuk pode  
e vai fazer ainda muito mais pela música no Brasil, tenho plena  
confiança no trabalho dele...

entre 1995 e 2000, o Minczuk aqui em Ribeirão Preto como regente da  
OSRP elevou exponencialmente a qualidade da orquestra e estreou  
dezenas de obras inéditas, promoveu inúmeros concertos de música  
brasileira de todos os períodos, bem como criamos aqui projetos como o  
?Juventude tem concerto? (com resultados importantíssimos até hoje!),  
além de outros projetos de formação profissional que hoje estão  
finalmente sendo implantados, portanto, além de sua vocação de grande  
intérprete, o Minczuk tem este espírito empreendedor para melhorar a  
situação geral da música - e disso eu não tenho nenhuma dúvida, sem  
esquecer ainda seus projetos de inclusão social...

assim, penso que a OSB, esta orquestra fundamental para a música  
brasileira, tem muito a ganhar com projetos como esse do Minczuk,

afinal, o que nós compositores e pesquisadores poderemos esperar de  
nossas orquestras? não seria sempre o mais alto nível de excelência  
técnica e artística, dedicação, respeito e profissionalismo? pois só  
através de projetos como este do Minczuk frente à OSB que as  
orquestras brasileiras poderão um dia finalmente amadurecer ao ponto  
de um trabalho sério, de dedicação à música e aos compositores que  
executam, para que possamos ainda atingir um nível em que a música  
contemporânea inédita seja executada com o mesmo cuidado e dedicação  
como no caso dos grandes clássicos, será que estou sonhando demais?  
talvez não!

só alguns poucos regentes no Brasil podem levar adiante um projeto  
assim, e, com certeza, o Minczuk é um deles, e aqui, por fim, meus  
mais sinceros votos de sucesso ao trabalho do Minczuk frente à OSB.

e a vc, Prof. Fuks, um forte e fraternal abraço,

Prof. Rubens Russomano Ricciardi ? chefe em exercício do Departamento  
de Música da FFCLRP-USP


Citando Leonardo Fuks <cyclophonica em yahoo.com>:

> O texto abaixo tem circulado na internet com diferentes versões.
> Nos faz pensar sobre diversos temas tais como: o significado e atualidade dos
> cursos de bacharelado em instrumento, as opções profissionais do músico de
> concerto, o papel educacional de uma orquestra e sua articulação com  
> a academia,
> a transparência administrativa das fundações mantidas com dinheiro público, a
> estrutura do poder em uma instituição constituída por artistas de "padrão
> internacional de excelência musical", o mito da "formação de plateias", entre
> muitos outros.
> Faço minhas as palavras do texto, com algumas adições.
>
>   OSB e Darth Vader : prenúncio de uma nova era ?
>
>
> A Orquestra Sinfônica Brasileira tem repetido nos últimos anos um espetáculo
> divertido e muito popular, em que o malévolo Darth Vader, protagonista do
> StarWars, rege a orquestra com seu perigosíssimo sabre de luz, numa suíte de
> temas cinematográficos de John Williams.
> O que normalmente só assusta a criancinhas desacostumadas com a saga  
> das guerras
> estelares , concebida e realizada por George Lucas entre 1977 e 2005, parece
> estar tomando ares realistas para os mais de 90 músicos que formam a  
> OSB nesta
> segunda década do século XXI.
> Na última sexta-feira de 7 de janeiro de 2011, em plenas férias coletivas de
> verão, os instrumentistas foram surpreendidos com uma circular por email,
> informando que "Todos os integrantes do corpo orquestral" , e os contratados
> (opcionalmente), serão submetidos a um rigoroso exame musical (denominado de
> ?avaliação de desempenho?), consistindo em audições individuais, com  
> direito a
> um ensaio com pianista acompanhador a ser ?disponibilizado? pela  
> OSB. As provas
> serão realizadas entre 10 e 18 de março de 2010, conforme instrumento.  Não
> parece estar prevista a avaliação de desempenho para os regentes.
>
> Portanto, aqueles que receberam a notícia no mesmo dia de envio, terão tido
> cerca de dois meses para reciclar, em grande parte de suas férias, toda sua
> técnica instrumental e buscar assegurar sua permanência no emprego.
> Esta ?avaliação de desempenho?, conforme definida no edital, não leva em
> consideração nenhum trabalho pregresso do músico na OSB, sendo que diversos
> deles têm servido na orquestra por mais de 25 anos ininterruptos. Apenas em
> 2010, a orquestra realizou 100 concertos, apresentando 175 diferentes obras,
> conforme declara em documento recentemente divulgado .
> ?Avaliação de desempenho? semelhante será aplicada em ?audições no Rio de
> Janeiro, em Nova Iorque e em Londres, que visam a preencher 14 posições que
> ainda estão em aberto no corpo orquestral? (conforme o documento divulgado) ,
> além das vagas que serão liberadas pelos músicos reprovados nos  
> exames de início
> de março.
> Este novo conjunto de procedimentos de testes e iminentes demissões, inédito
> no Rio de Janeiro e na OSB , em seus 70 anos de história, parecem replicar
> exatamente aqueles implementados pela OSESP, no período iniciado em 1987 pela
> administração e direção de John Neschling , que foi sumariamente demitido em
> 2008 através de carta escrita por FHC, presidente do Conselho de  
> Administração
> da orquestra.
> A OSESP, que se firmou como a melhor orquestra brasileira desde sua  
> remodelação,
> imprimiu um ritmo de concertos e ensaios consideravelmente maior do  
> que de todas
> as outras . Conforme relato de muitos de seus membros e ex-membros,  
> tal aumento
> na pressão psicológica estimulou o consumo crescente de remédios calmantes ,
> sobretudo os chamados beta-bloqueadores ( e.g. Inderal e seus genéricos com
> Propanolol) , conhecidos amplamente por seus efeitos sobre profissionais que
> apresentam grande apreensão e stress no trabalho.
> O regente atual da OSB, Roberto Minczuk, foi justamente o maestro auxiliar de
> Neschling durante grande parte de seu período à frente da OSESP.
>
> No documento distribuído aos músicos da OSB, datado de 6 de janeiro,  
> fica pouco
> claro se a orquestra ainda mantém os ideais pioneiros de fomentar e  
> promover a
> música feita no Brasil e estimular a criação da música de nosso  
> tempo, como foi
> definido por seus fundadores, tais como os músicos e professores da  
> então Escola
> Nacional de Música (hoje UFRJ) José Siqueira, Djalma Soares, Antão Soares e
> Antônio Leopardi.
> Infelizmente, o site atual da OSB não apresenta qualquer informação sobre a
> história da orquestra , seus criadores, seu atual estatuto, ou sobre os
> documentos que a definiram. Isto pode fazer parecer que estejam deixando para
> trás uma ?antiga? OSB e FUNDANDO uma nova orquestra, sem qualquer compromisso
> com sua história e a de seus músicos precursores, fundadores e  
> continuadores. Em
> muitos períodos de enormes dificuldades financeiras, os músicos chegaram a
> trabalhar por diversos meses sem receber qualquer salário.
>
> Como afirma o documento abaixo, a OSB inclui o Centro de Educação Musical
> Brasileiro, que se propõe como "núcleo de referência para a criação de
> metodologias de ensino da música". Se utilizam ou pretendem utilizar seus
> próprios músicos neste setor, de que forma e em que momento da admissão ou da
> "avaliação de desempenho" estes especialistas terão a oportunidade  
> de demonstrar
> habilidades para tarefas pedagógicas e de pesquisa ?
>
> No que diz respeito à ocupação da Cidade da Música, pertencente ao  
> Município do
> Rio de Janeiro, obra iniciada em 2002 e ainda inacabada, vale mencionar que
> nunca ficou claro, através da mídia ou de portais municipais, se a  
> OSB de fato
> conseguiu ser habilitada nas licitações, após seguidas reprovações no ano de
> 2008.
>
> A OSB é co-patrocinada (ou mantida)  pelo município carioca, através de uma
> verba de aproximadamente 6 milhões de reais por ano.
> Em 2010, os outros patrocínios - informados em diferentes sites-  foram de 8
> milhões da Vale, R$ 8 milhões do BNDES, R$ 8 milhões de 26 empresas  
> privadas e
> R$ 2 milhões adicionais de parceiros amigos da OSB. Grande parte  
> destas verbas
> são públicas ou oriundas de renúncia fiscal.
>
> Seria fundamental que a OSB , já neste momento rumo à comemoração de seus 71
> anos de existência, em que busca se aprimorar e se tornar ainda mais  
> atuante e
> competitiva no mercado cultural brasileiro e mesmo internacional, tivesse em
> seus dirigentes a preocupação de realizar tais passos de forma  
> democrática e em
> harmonia com todo sua comunidade artística, de maneira justa e respeitosa.
>
>
> Afinal, o patrimônio das relações humanas na orquestra deve ser valorizado e
> mesmo priorizado, mantendo um olhar para os ideais ousados e  
> inspirados de seus
> fundadores, como os do compositor, educador, docente universitário ,  
> advogado e
> combatente cultural José Siqueira.
> +++++++++++++
>
>
> (Circular encaminhada aos músicos da OSB em 7/1/2011)
>
> Prezado Músico,
>
> Com o intuito de prosseguir com o trabalho de qualificação artística da
> Orquestra Sinfônica Brasileira, realizaremos uma avaliação de  
> desempenho de todo
> o corpo orquestral no período entre 10 e 18 de março de 2011. As avaliações
> consistirão, basicamente, em audições com o objetivo de analisar o  
> potencial e o
> desenvolvimento artístico de cada integrante do corpo orquestral e indicar as
> eventuais demandas do conjunto para que a OSB atinja um padrão  
> internacional de
> excelência musical.
>
> As performances serão examinadas por um grupo de avaliadores formado pela
> Diretoria Artística da OSB, além de profissionais de reconhecida atuação no
> circuito sinfônico internacional, estabelecendo um processo que tem  
> em vista a
> premência dos desafios artísticos esperados pelo público, pela  
> crítica e pelos
> apoiadores da instituição, como a difusão de novos
> repertórios, a realização de turnês no Brasil e no exterior, assim como a
> gravação de CDs, DVDs e outras mídias.
>
> A seguir, estão disponibilizadas todas as informações relativas a  
> este processo
> de avaliação, bem como o repertório das audições, cujas partes serão  
> fornecidas
> pelo Departamento de Arquivo da Fundação OSB.
>
> FUNDAÇÃO ORQUESTRA SINFÔNICA BRASILEIRA
>
> REGULAMENTO | AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO OSB
>
> A Fundação Orquestra Sinfônica Brasileira anuncia a realização de  
> avaliação de
> desempenho para o corpo orquestral, que acontecerá no período entre  
> os dias 10 e
> 18 de março de 2011.
>
> 1. PROCESSO DE AVALIAÇÃO
> Todos os integrantes do corpo orquestral serão submetidos à avaliação de
> desempenho, que consistirá em audições individuais, na forma indicada neste
> regulamento. Os músicos contratados temporariamente pela OSB (?músico
> temporário?) durante a Temporada 2010 também poderão participar do  
> processo, com
> a exigência de executarem o repertório completo estipulado por este  
> regulamento.
>
> Os músicos temporários interessados em submeter-se à avaliação e aqueles que
> desejarem pleitear uma categoria superior à que ocupam hoje terão  
> até o dia 14
> de fevereiro de 2011 para comunicar ao Departamento Artístico da OSB, por
> e-mail, as informações a seguir, que serão necessárias para a organização das
> audições.
>
> A. Nome Completo
> B. Categoria atual no naipe
> C. Categoria desejada
> D. Peça de livre escolha selecionada (caso requisitada na categoria)
>
> A confirmação dessas informações é obrigatória e de responsabilidade  
> do músico,
> devendo ser feita exclusivamente pelo endereço
> eletrônicoaudicoesmarco em osb.com.br. Os músicos interessados em pleitear uma
> categoria superior à ocupada atualmente deverão executar os  
> programas referentes
> a ambas, a categoria ocupada e a categoria desejada.
>
> 2. CALENDÁRIO
> 14 de fevereiro de 2011 - Término do prazo para contato com o Departamento
> Artístico
> 10 de março de 2011 - Avaliação de violinos
> 11 de março de 2011 - Avaliação de violinos
> 12 de março de 2011 - Avaliação de violas e harpa
> 14 de março de 2011 - Avaliação de violoncelos e flautas
> 15 de março de 2011 - Avaliação de contrabaixos e oboés
> 16 de março de 2011 - Avaliação de clarinetes e fagotes
> 17 de março de 2011 - Avaliação de trompas, trombones e tuba
> 18 de março de 2011 - Avaliação de tímpanos, trompetes e percussão
>
> 3. LOCAL E HORÁRIO
> As avaliações serão realizadas a partir das 10h da manhã, em local a ser
> confirmado. O horário de apresentação de cada músico será informado pelo
> Departamento Artístico até o dia 4 de março de 2011.
>
> 4. OBSERVAÇÕES IMPORTANTES
> - Os músicos interessados em pleitear uma posição superior à atual deverão
> apresentar primeiramente o programa exigido para sua categoria e,  
> então, poderão
> executar o repertório da categoria pleiteada.
> - O grupo de avaliadores será composto pela Diretoria Artística da Orquestra
> Sinfônica Brasileira e profissionais de reconhecida atuação no cenário
> internacional da música de concerto.
> - A OSB disponibilizará um pianista acompanhador para cada músico,  
> com direito a
> um ensaio. A lista de pianistas acompanhadores será divulgada até07/02/2011.
> - A parte de piano da peça de livre escolha a ser executada pelo pianista
> acompanhador deverá ser providenciada pelo músico em duas cópias, sendo a
> segunda para o grupo de avaliadores.
>
> 5. REPERTÓRIO
> As avaliações consistirão na execução do repertório apresentado no livreto
> anexo, dividido por instrumentos e categorias.
> As partes orquestrais listadas já estão disponíveis em CD ROM,  
> impressas ou por
> e-mail para os músicos da OSB no Departamento de Arquivo. O material  
> poderá ser
> retirado de segunda a sexta-feira, das 9h às 12h e de 13h às 18h;  
> seu conteúdo
> também poderá ser enviado por email, quando solicitado.
> +++++++++
> (Mensagem enviada em 6 de janeiro de 2011)
>
> OSB 2011: rumo a mais 70 anos de história
>
> Em 2010, a Orquestra Sinfônica Brasileira celebrou 70 anos de história na
> companhia de alguns dos maiores artistas do país e do exterior, atraindo nada
> menos que 190 mil espectadores numa diversificada programação. Do  
> Hexameron de
> Liszt ao Ciclo Brahms-Masur, da Terceira Sinfonia de Mahler à Nona  
> de Beethoven,
> a Temporada 2010 apresentou o melhor do repertório sinfônico e  
> reviveu momentos
> marcantes destas sete décadas de música.
>
> A Temporada cumpriu, assim, uma dupla função: colocar em foco a  
> importância da
> OSB para a história da música no Brasil e mostrar as diferentes  
> faces do projeto
> que pauta o presente da instituição. A aposta em uma programação artística de
> ponta, que alinha expressões musicais de épocas e estéticas próprias, foi
> refletida na realização de 100 concertos, na apresentação de 175 diferentes
> obras, na participação de 39 solistas convidados e em iniciativas  
> como a Série
> Fora de Série, o ciclo de música de câmara Quartas Clássicas e o espetáculo
> Aquarius, que reuniu cerca de 100 mil pessoas na Praia de Copacabana.
>
> Além de um criterioso trabalho de divulgação da música sinfônica, o  
> ano de 2010
> também enfatizou projetos que têm por objetivo revelar novos  
> talentos e formar
> plateias para a música de concerto, missões institucionais da  
> Fundação OSB. Em
> junho, retomamos o Concurso Nelson Freire OSB Jovens Solistas, que  
> trouxe ao Rio
> instrumentistas de diferentes regiões do país. O Coro de Crianças da  
> OSB, criado
> em 2010, foi aplaudido em suas apresentações com a orquestra e em recitais
> independentes. O Departamento Educacional da OSB também atuou na  
> sensibilização
> de novos públicos tanto por meio da série Concertos da Juventude,  
> que levou mais
> de 8 mil alunos da rede municipal de ensino para espetáculos exclusivos no
> Theatro Municipal, como também em palestras para estudantes e professores de
> projetos socioeducacionais vinculados a instituições e empresas parceiras.
>
> Estes foram alguns dos feitos de um ano que não podia deixar de ser  
> histórico.
> Para a OSB, o privilégio não é apenas chegar a uma data tão simbólica, mas
> compartilhar com todos vocês os motivos que tem para comemorar.
>
> O desenvolvimento de projetos educacionais vem assumindo  
> protagonismo dentre os
> objetivos da Fundação OSB. A trajetória e o valor desta instituição  
> estabelecem
> também uma responsabilidade com o legado que queremos transmitir às futuras
> gerações, dando à Orquestra Sinfônica Brasileira um capital único para
> implementar ações capazes de impactar a realidade sociocultural do Rio de
> Janeiro e de todo o país. Por este exato motivo, o ano de 2011 que agora se
> inicia contemplará uma série de iniciativas da Fundação OSB em torno da
> capacitação de jovens músicos, da multiplicação de tecnologias de  
> ensino musical
> e da formação de novas plateias para a música sinfônica.
>
> Uma das frentes desta atuação é o Centro de Educação Musical  
> Brasileiro, núcleo
> de referência para a criação de metodologias de ensino da música.  
> Este projeto
> dará a professores e alunos de escolas e projetos sociais a oportunidade de
> sistematizarem o conhecimento sobre a linguagem musical com especialistas no
> assunto, os próprios músicos da OSB.
>
> Os Concertos da Juventude darão continuidade a uma tradição que a  
> OSB iniciou já
> em 1943: a facilitação do acesso à música clássica, por meio de uma  
> programação
> anual voltada para novos públicos. Além da abordagem didática  
> proporcionada pela
> interação entre o maestro e a plateia, os Concertos da Juventude ganharão
> desdobramentos com a produção de materiais de apoio que aprofundarão a
> experiência do concerto.
>
> O número de integrantes, ensaios e recitais do Coro de Crianças também será
> ampliado, e à OSB Jovem, que completa doze anos em 2011, daremos o  
> destaque que
> seu crescimento merece. Pela variedade dos repertórios que apresenta e pela
> qualidade artística de seus concertos, podemos nos orgulhar em dizer que este
> conjunto é, hoje, uma das principais orquestras de formação do Brasil. A OSB
> Jovem, que já conta com mais de oitenta bolsistas, será reforçada com novos
> membros e assumirá um desafio artístico inédito em sua história.  
> Para prestigiar
> os talentos que temos formado em casa, convidaremos a orquestra para  
> realizar os
> espetáculos de estreia de nossas séries de assinatura. Assim, os jovens
> dividirão o palco com consagrados solistas e regentes, e terão a chance de
> demonstrar seu alto nível musical em repertórios cada vez mais exigentes.
>
> Dentre as surpresas que o ano de 2011 ainda reserva, a inauguração  
> da Cidade da
> Música possibilitará a infraestrutura para a realização de ações artísticas,
> sociais e educacionais como há muito esperamos poder desenvolver, além de um
> lugar especial para apresentarmos nossas novas séries de concertos a  
> partir do
> segundo semestre. Sede de importantes eventos internacionais, o Rio  
> de Janeiro
> ampliará nos próximos anos sua histórica condição de vitrine da cultura
> brasileira. Por simbolizar a cidade e o país através de sua música, a OSB
> investirá este ano na intensificação do trabalho de qualificação  
> artística que a
> credenciará como um dos grandes conjuntos sinfônicos do mundo e um  
> ícone do que
> o Brasil possui de mais relevante. Nosso esforço em busca da excelência
> abrangerá a realização de audições no Rio de Janeiro, em Nova Iorque e em
> Londres, que visam a preencher 14 posições que ainda estão em aberto no corpo
> orquestral. Em março, os músicos da OSB realizarão também um processo de
> avaliação de desempenho, objetivando o desenvolvimento do conjunto para novas
> metas, como a gravação de CDs e DVDs.
>
> Todas essas novidades são apenas uma parte do que preparamos para o ano. Em
> fevereiro, faremos o anúncio oficial da Temporada 2011, com atrações que são
> marcas do projeto artístico da OSB e agitarão nossa agenda cultural. Os
> assinantes das séries de concerto no Theatro Municipal poderão renovar seus
> assentos a partir de 11 de março; na Sala São Paulo, o período terá início no
> dia 25 de abril. Desde já, fazemos um convite para o nosso primeiro  
> espetáculo
> do ano: uma homenagem ao movimento pela paz no Rio de Janeiro, com a  
> OSB Jovem e
> a grandiosa Paixão Segundo São João, de J. S. Bach, no dia 19 de março, no
> Theatro Municipal.
>
> Rumo a mais 70 anos de história, desejamos a todos os que acompanham nosso
> trabalho um feliz 2011. E, claro, ótimos concertos!
>
> FUNDAÇÃO ORQUESTRA SINFÔNICA BRASILEIRA
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