[ANPPOM-L] OMB

Graziela Bortz g_bortz em hotmail.com
Dom Jan 16 22:26:13 BRST 2011

Caros colegas,

Todos sabemos que a OMB como tem existido é um lixo, mas acredito, sim, que devamos ter um órgão de classe que de fato nos represente. Sem ter pesquisado a respeito, diria que o melhor seria acabar com a OMB e criar outro órgão do zero por toda a história corrupta da OMB. Se essa opção for possível sem que deixe de valer a lei citada pelo colega Marcio Pereira, não há dúvida de que precisamos de outra organização de classe e que deveríamos pesquisar como funcionam os sindicatos em países de longa história democrática. Pela pouca vivência que tive com a Union dos EUA, seria interessante entrar em contato com eles. Apenas para citar um exemplo, crises entre maestros e instrumentistas de orquestras costumam ser intermediadas pela Union, salvaguardando músicos contratados. Tabelas de pagamentos, limites e regulamentações de horários, entre outros, são importantes benefícios para o músico ao estar ligado a um sindicato. Mas isso tudo é de direito, não dever. Para isso, temos que ser capazes de nos articular e investirmos nossas energias em assuntos realmente cruciais para a classe. Esses assuntos são, de fato, cruciais a nossos alunos, que vivem de bico e não têm nossos empregos de docentes universitários. Argumentar deste prisma confortável torna a discussão distante da realidade. Este é um assunto do qual a nova geração deve participar. São eles que podem fazer essa mudança. Que tal convidá-los? Acho também que uma ampla discussão com as orquestras profissionais deveria acontecer. É estarrecedor saber o que a Orquestra Sinfônica Municipal, Coro Lírico e Escola Municipal de São Paulo têm como contrato, só para citar um caso de realidade dramática do músico brasileiro. Onde esteve a OMB nesses últimos 20 anos que até agora não fez nada em relação aos contratos ilegais do município de São Paulo?

Abs. a todos,

Graziela