[ANPPOM-L] OMB

Graziela Bortz g_bortz em hotmail.com
Qui Jan 27 14:55:41 BRST 2011


Concordo plenamente. Graziela.

> From: musicoyargentino em hotmail.com
> To: anppom-l em iar.unicamp.br
> Date: Wed, 19 Jan 2011 13:28:28 +0000
> Subject: Re: [ANPPOM-L] OMB
> 
> 
> 
> Cara Graziela,
> 
> Concordo em parte com a tua colocação:
> 
> > Tabelas de pagamentos, limites e regulamentações de horários, entre outros, são importantes benefícios para o músico ao estar ligado a um sindicato. Mas isso tudo é de direito, não dever. Para isso, temos que ser capazes de nos articular e investirmos nossas energias em assuntos realmente cruciais para a classe. Esses assuntos são, de fato, cruciais a nossos alunos, que vivem de bico e não têm nossos empregos de docentes universitários. Argumentar deste prisma confortável torna a discussão distante da realidade. 
> 
> No entanto, ampliar a discussão a outros órgãos só vale a pena se tivermos uma posição consensual (e oficial) dentro da comunidade de músicos-pesquisadores. Como falei antes para o Paulo, acho que um passo importante seria redigir um documento explicitando a posição da ANPPOM em relação às questões colocadas sobre a OMB. 
> 
> Abraço,
> Damián
> 
> Dr. Damián Keller -
> Núcleo Amazônico de Pesquisa Musical (NAP) - Universidade Federal do Acre - Amazon Center for Music Research - Federal University of Acre -
> http://ccrma.stanford.edu/~dkeller
> 
> 
> 
> > ------------------------------
> >
> > Message: 2
> > Date: Mon, 17 Jan 2011 00:26:13 +0000
> > From: Graziela Bortz 
> > To: , 
> > Subject: Re: [ANPPOM-L] OMB
> > Message-ID: 
> > Content-Type: text/plain; charset="iso-8859-1"
> >
> >
> > Caros colegas,
> >
> > Todos sabemos que a OMB como tem existido é um lixo, mas acredito, sim, que devamos ter um órgão de classe que de fato nos represente. Sem ter pesquisado a respeito, diria que o melhor seria acabar com a OMB e criar outro órgão do zero por toda a história corrupta da OMB. Se essa opção for possível sem que deixe de valer a lei citada pelo colega Marcio Pereira, não há dúvida de que precisamos de outra organização de classe e que deveríamos pesquisar como funcionam os sindicatos em países de longa história democrática. Pela pouca vivência que tive com a Union dos EUA, seria interessante entrar em contato com eles. Apenas para citar um exemplo, crises entre maestros e instrumentistas de orquestras costumam ser intermediadas pela Union, salvaguardando músicos contratados. Tabelas de pagamentos, limites e regulamentações de horários, entre outros, são importantes benefícios para o músico ao estar ligado a um sindicato. Mas isso tudo é de direito, não dever. Para isso, temos que ser capazes de nos articular e investirmos nossas energias em assuntos realmente cruciais para a classe. Esses assuntos são, de fato, cruciais a nossos alunos, que vivem de bico e não têm nossos empregos de docentes universitários. Argumentar deste prisma confortável torna a discussão distante da realidade. Este é um assunto do qual a nova geração deve participar. São eles que podem fazer essa mudança. Que tal convidá-los? Acho também que uma ampla discussão com as orquestras profissionais deveria acontecer. É estarrecedor saber o que a Orquestra Sinfônica Municipal, Coro Lírico e Escola Municipal de São Paulo têm como contrato, só para citar um caso de realidade dramática do músico brasileiro. Onde esteve a OMB nesses últimos 20 anos que até agora não fez nada em relação aos contratos ilegais do município de São Paulo?
> >
> > Abs. a todos,
> >
> > Graziela
> >
> 
>  		 	   		  
> ________________________________________________
> Lista de discussões ANPPOM
> http://iar.unicamp.br/mailman/listinfo/anppom-l
> ________________________________________________
 		 	   		  
-------------- Próxima Parte ----------
Um anexo em HTML foi limpo...
URL: <http://www.listas.unicamp.br/pipermail/anppom-l/attachments/20110127/42683430/attachment.html>


Mais detalhes sobre a lista de discussão Anppom-L