[ANPPOM-Lista] A palhaçada do Concurso de Tatuí

silvioferrazmello silvioferrazmello em uol.com.br
Seg Out 24 23:48:54 BRST 2011



Begin forwarded message:

> From: silvioferrazmello <silvioferrazmello em uol.com.br>
> Date: October 24, 2011 11:48:32 PM GMT-02:00
> To: Cristina Capparelli Gerling <cgerling em ufrgs.br>
> Subject: Re: [ANPPOM-Lista] A palhaçada do Concurso de Tatuí
> 
> cristina e colegas,
> 
> creio que o que vc coloca é exato, embora seja difícil determinar o que é fidelidade à partitura.
> no mais:
> mesmo o critério mais objetivo possível é específico de uma escolha de grupo (como um tipo de arco, um timbre específico, etc)
> e sempre que entra-se em concurso sabe-se pelo desenho da banca qual mais ou menos a tendência, quais as escolas privilegiadas, etc.
> e não há nada de errado nisto.
> 
> abs
> silvio
> 
> On Oct 24, 2011, at 9:49 AM, Cristina Capparelli Gerling wrote:
> 
>> Obrigada Zélia por tornar ainda mais claro o fato de ser um compromisso assumido entre competidor e avaliadores.
>> 
>> Cristina
>> 
>> Citando Zélia Chueke <zchuekepiano em ufpr.br>:
>> 
>>> Assino em baixo.
>>> 
>>> Em concurso, os critérios devem ser muito claros e os aspectos objetivos
>>> tem que estar em primeiro lugar. Notas certas, ritmo certo...as vezes
>>> perdemos os "artistas" mais inspirados, mas como se trata de competição,o
>>> subjetivo quase  nao é levado em conta, pois nao pode ser explicado. Conta
>>> a fidelidade à partitura em primeiro lugar.
>>> 
>>> O Julius Levine, "o contrabaxista" de Tanglewood, com quem tive coaching
>>> na Mannes, referindo-se à concursos para orquestra, dizia que as vezes
>>> perdemos os melhores candidatos na eliminatoria, mas com 150 candidatos
>>> para ouvir, o critério tem que ser o mais objetivo possivel!
>>> 
>>> Nao quer dizer que sao os concursos que determinam os grandes artistas;
>>> exemplos nao faltam, mas como disse a Cristina, uma vez que se faz a
>>> inscrição, é como assinar um contrato, aceitando as regras e a autoridade
>>> do juri.
>>> 
>>> Zélia Chueke
>>> 
>>> 
>>>> Concordo com o Carlos. Ou seja, a inscrição para um concurso pressupõe
>>>> que o candidato está disposto a aceitar o resultado. Aliás. uma vez
>>>> que o candidato tocou, o resultado passa a ser inteiramente uma
>>>> consideração do juri e deixa imediatamente de ser um assunto do
>>>> candidato. Neste  tipo de situação, uns tocam  e outros decidem, os
>>>> papéis são muito claros e não se misturam. Quem não entende esta
>>>> premissa e não concorda que não entre em concurso porque estes são os
>>>> termos.
>>>> Cristina Capparelli Gerling
>>>> 
>>>> 
>>>> Citando Carlos Palombini <cpalombini em gmail.com>:
>>>> 
>>>>> Como disse Abbie Hoffman: "My critique of democracy begins and ends with
>>>>> this point. Kids must be educated to disrespect authority or else
>>>>> democracy
>>>>> is a farce." Ou, numa tradução livre: "Minha crítica à democracia começa
>>>>> e
>>>>> termina aqui. Neguim deve ser educado para desrespeitar a autoridade, se
>>>>> não, a democracia é uma farsa."
>>>>> 
>>>>> cp
>>>>> 
>>>>> --
>>>>> carlos palombini
>>>>> www.researcherid.com/rid/F-7345-2011
>>>>> 
>>>> 
>>>> 
>>>> 
>>>> ________________________________________________
>>>> Lista de discussões ANPPOM
>>>> http://iar.unicamp.br/mailman/listinfo/anppom-l
>>>> ________________________________________________
>>>> 
>>> 
>>> 
>>> Zélia Chueke, DMA
>>> Pianist - researcher
>>> Professor of Music- DeArtes, UFPR
>>> Permanent Researcher - Observatoire Musical Français/Sorbonne,Paris 4
>>> www.zeliachueke.com
>>> 
>>> 
>> 
>> 
>> 
>> ________________________________________________
>> Lista de discussões ANPPOM
>> http://iar.unicamp.br/mailman/listinfo/anppom-l
>> ________________________________________________
> 

-------------- Próxima Parte ----------
Um anexo em HTML foi limpo...
URL: <http://www.listas.unicamp.br/pipermail/anppom-l/attachments/20111024/485b225f/attachment.html>


Mais detalhes sobre a lista de discussão Anppom-L