[ANPPOM-Lista] A palhaçada do Concurso de Tatuí

Zélia Chueke zchuekepiano em ufpr.br
Ter Out 25 22:08:07 BRST 2011

Bravo Silvio ! podemos discutir horas e a disucussão é super interessante:
sobre fidelidade paritura ao compositor (qdo. possivel?!),etc..;acabei de
chegar da UFPR, onde estava dando uma aula para os mestrandos sobre a
Erikthon do Xenakis, estreada pelo Helffer, que corrigiu a partitura de
orquestra e de piano, mas as controvérsias, mesmo acessando as correções
são inumeras!

Se quiserem, abrimos um forum so sobre isto, mas aqui, especificamente no
caso do concurso, trata-se de um contrato. O candidato sabe que ao entrar
num concurso deve se submeter ao julgamento da banca. Este é o contrato.
Acabou ponto final. Não faz sentido um candidato se inscrever num concurso
ou mesmo num programa, num curso, etc. e depois questionar os critérios.
Questione antes, ou então não se inscreva. Aqui, é esta a questão, mas
acho que o mundo mudou e eu é que não fiquei sabendo.

Sobre a fidelidade à partitura, vou responder ao e-mail da Catarina(que
conheço ha mais tempo do que deveriamos revelar...inclusive,acho, de
concursos de CBM etc... no Rio) com muito prazer e cuidado, pois a musica
é um assunto sempre fascinante, que nos mantém vivos e felizes. Qto. ao
concurso, sinto, acho que sou de outra época ( mas adoro isto!!!) e fico
com a Cristina : "uma vez que o candidato tocou, o resultado passa a ser
inteiramente uma consideração do juri e deixa imediatamente de ser um
assunto do candidato. Neste  tipo de situação, uns tocam  e outros
decidem, os papéis são muito claros e não se misturam".

E mesmo, se fosse o caso, ilustrações não servem como exemplo nem
justificativa. Apenas à titulo de ilustração: depois do episodio do
concurso com a Argerich, aconteceu um mais interessante: Ivo, ensaiando
com Karajan, na Musikverein, o concerto de Tchaikowsky : depois de três
interrupções, qdo. o maestro desceu do podium para consultar em voz baixa
o pianista, na quarta decida do podium, irritado (and you don't want to
see Karajan irritated), disse para quem quisesse ouvir : "you don't know
the first thing about your profession".

O concerto de piano foi cancelado, e o programa se restringiu às sinfonias
de Mozart magistralmente regidas pelo grande mestre austriaco. Quem estava
la, viu o ensaio, e o concerto. Temporada de 1987.

Saudações,
Zélia Chueke