[ANPPOM-Lista] Recital de violão com eletronica Campinas 28/out

Catarina Domenici catarina em catarinadomenici.com
Qui Out 27 06:44:55 BRST 2011


Caro Mannis,

Gostaria de parabenizar a todos pela iniciativa! 

Grande abraço,
Catarina


On Oct 25, 2011, at 8:58 PM, Jose Augusto Mannis UOL wrote:

> Colegas na Anppom,
>  
> Estamos comemorando os 45 anos da Unicamp com um FESTIVAL idealizado e organizado pelo JONATAS (NICS) e pela DENISE (CIDDIC) e gostaríamos de compartilhar com VCs esses dois concertos de abertura.
>  
> Essa programação reflete a heterogeneidade do trabalho de criação na Unicamp e varias de nossas vertentes musicais.
>  
> Faria um destaque para a peça do Ignacio de Campos que creio que será apresentada em estréia mundial, pois a gravação dela no CD me parece que acabou sendo uma performance simulada em estúdio.
>  
> Abraço a tod em s,
>  
> Mannis
>  
>  
>  
> VIOLONISTA ESPANHOL estréia obras brasileiras no Centro de Convivência Cultural
>  
> 28/10, 20:00hs
>  
> Centro de Convivência Cultural “Carlos Gomes”, Sala Luis Otavio Burnier
> Praça Imprensa Fluminense, s/ n°, Campinas (SP), Bairro Cambuí -  tel (19) 3232-4168
>  
> Organização:  NICS – Núcleo Interdisciplinar de Comunicação Sonora da Unicamp
> e CIDDIC – Centro de Integração, Documentação e Difusão Cultural da Unicamp
>  
> Obras de: Raul do Valle, Igor Maia, J. A. Mannis, Tristan Murail e Ignacio de Campos
>  
>  
>  
>  
> Integrado à programação dos 45 anos da Unicamp e ao FESTIVAL DE MÚSICA CONTEMPORÂNEA E TECNOLÓGIA DE CAMPINAS realizado nos dias 27 a 30 de outubro no Centro de Convivência Cultural de Campinas, este primeiro recital no Brasil do violonista espanhol VICTOR LANDEIRA traz à nossa platéia duas estréias brasileiras e uma estréia mundial de compositores da região de Campinas. Neste recital, teremos um violão renovado e original, não somente pelas novas músicas, mas também pelas novas sonoridades, novas técnicas apresentadas e também por novos recursos de tecnologia de áudio aplicados ao espetáculo. O violão será sonorizado de forma muito sutil através de uma técnica psicoacústica conhecida por Efeito Haas. O público estará ouvindo um instrumento com potência sonora aparente maior do que a de um instrumento acústico. A aplicação é resultado de experimentos em espetáculos realizados há mais de 20 anos por pesquisadores da Unicamp.
>  
>  
> Informações:   Igor Maia   igorleaomaia em gmail.com   -  tel (19) 9168-4159
>  
>  
>  
>  
> Victor Landeira (Espanha) em recital de violão
>  
>  
> <image001.jpg>
>  
> Nascido em 1984 nas Ilhas Canárias (Espanha), começou a tocar a música popular de sua terra natal. Obteve sua licenciatura em Pedagogia em Violão pelo "ConservatórioSuperior de Música das Canárias" em 2006. Logo após, continuou seus estudos com Enno Vorhoorst e Zoran Dukic no Conservatório Real de Haia (Holanda), concluindoMestrado em  2011. Foi finalista em vários concursos destacando-se o de Cantabria-Espanha e Zwolle-Holland. Em 2007 ganhou o primeiro prêmio no ConcursoInternacional de Guitarra XII de La Fundación Blas Sánchez. Recebeu também bolsas de estudo a partir da Fundação MAPFRE Guanarteme (2007/08) e FundaciónUniversitaria de Las Palmas de Gran Canaria (2008/09 e 2010). Além de performer bastante atuante em música de câmara e recitais solistas tendo várias composições que lhe foram dedicadas, Victor é também compositor tendo estreado várias de suas obras em seus recitais. É membro da associação PROMUSCAN para promoção damúsica das Ilhas Canárias. Sua primeira gravação de obras para violão solo e música de câmara foi feita pelo selo RAL e, neste ano, lançou um álbum com a música de violão de Alfonso Broqua pelo selo INEXART. Víctor Landeira é um entusiasta da poesia, tendo publicado seu primeiro livro com uma coletânea de seus poemas intitulado "Reflejos".
>  
>  
> PROGRAMA
>  
> 1) RAUL DO VALLE - Vitrais (1993) para violão solo
> 
> “Vitrais” é uma obra modular aqui apresentada na sua versão para violão solo. Originalmente pode ser realizada com diferentes instrumentos: três instrumentos solo, três duos ou um trio com violão, flauta, oboé e/ou clarineta.  A escrita se discorre sobre um jogo de frases soltas formando módulos sonoros que se interpenetram e se complementam. Os elementos estruturais se encadeiam a partir de filigranas instrumentais gerando fragmentos coloridos que se articulam como prismas num vitral.
> 
> 2) RAUL DO VALLE - Contiguidades (1997) para violão solo
>  
>  Esta peça explora a idéia de avizinhar expressões sonoras aparentemente distintas criando uma ambiência favorável ao intérprete para dialogar, íntima e expressivamente, com seu violão.
>  
> 3) IGOR MAIA - Reflejos (2011) para violão solo  * (estréia brasileira)
>  
> “Reflejos” foi escrita para Victor Landeira homenageando-o por seu trabalho como poeta, sendo inspirada em seu livro homônimo. Nesta obra foram desenvolvidos vários aspectos da palavra e do conceito de reflexão. A obra é construída a partir de dois princípios de escritura musical: uma textura, estimulada com microtons, com partes autônomas e independentes; e um coral, também utilizando microtons, onde as partes evoluem de forma sincronizada com uma mesma figuração.
>  
> 4) JOSÉ AUGUSTO MANNIS  - Três Fragmentos (1990) para violão solo (versão acústica)  * (estréia brasileira)
>  
> Esta peça alterna três movimentos vivo (elástico), lento, rápido buscando estender o som do instrumento, ampliando sua marca, seu alcance vocal e seu virtuosismo. O crítico Michel Thion comenta na capa do CD TOTEM lançado em 1992 na França que o compositor brasileiro “nos oferece três ‘fragmentos’ arquetípicos, curiosamente espanhóis, até o limite extremo”. Será interessante neste programa ouvir a obra, agora em sua versão acústica, interpretada por um autêntico violonista espanhol.
>  
> 5) TRISTAN MURAIL  - Tellur (1977) para violão solo
>  
> Esta peça representou para Murail um desafio: como fazer com que um instrumento de sons breves como o violão possa produzir os continuums sonoros necessários à sua escritura composicional baseada em processos, transições e evoluções progressivas de situações e massas sonoras. A solução foi utilizar a técnica de rasgueado, bem como todo o estilo de interpretação e as sonoridades próprias ao flamenco. Ouve-se nesta peça passagens progressivas do som ao ruído, passando pela delicadeza dos harmônicos, as suaves ressonâncias residuais de acordes atacados abruptamente. Esta peça suscitou inovações técnicas como novos dedilhados para harmônicos, trilos multiplos de mão esquerda e mão direita. Segundo Murail, esta obra é um exemplo típico de uma música cujo conteúdo deriva essencialmente do material sonoro fornecido pelo instrumento.
>  
> 6) IGNACIO CAMPOS  - Motos Animi (1999) para violão e tape com difusão quadrifônica  ** (estréia mundial)
>  
> A obra busca, através de processos de análise espectral e simulação de síntese por modulação de freqüência, exteriorizar as particularidades espectrais internas dos sons do violão num fluxo harmônico dinâmico. Paralelo a isso, uma intensa dinâmica de eventos se estabelece temporalmente, seja no instrumento, seja nos sons eletrônicos, acentuando a importância do “movimento” como foco central da peça.
> O tempo do tape é estendido para permitir que pequenas variações internas do objeto musical sejam percebidas. Entretanto, para que não se altere o volume de informações estabelecido, a panorâmica toma corpo criando diálogos de movimentos. O instrumento e o tape se complementam num único discurso sonoro, ora se complementando, ora servindo de expansão das possibilidades sonoras. Dedicada ao violonista e amigo Frederico Grassano, falecido na década de 1990, essa peça busca retratar os “movimentos de alma” do intérprete.
>  
>  
>  
> COMPOSITORES
>  
> RAUL DO VALLE
> (1936) Natural de Leme (SP). Compositor e Professor Titular (aposentado) do Departamento de Música do Instituto de Artes da Unicamp. Estudou com Camargo Guarnieri e diplomou-se em sua classe de composição e regência no Conservatório Musical de Santos, em 1973. Foi contratado como professor da UNICAMP em março de 1974. Viajou no mesmo ano para a Europa, onde estudou com Nadia Boulanger, em Paris e com Alberto Ginastera, em Genebra. A partir de 1976 passou a residir em Paris onde estudou com Oliver Messiaen, Pierre Boulez e Iannis Xenakis. Participou de ateliers de criação com John Cage, Andre Boucourechliev, Andrey Eschpay, Ton de Leeuw e outros. É doutor em música pela UNICAMP e professor titular no Departamento de Música do Instituto de Artes da Universidade Estadual de Campinas/ UNICAMP. Especializou-se em m úsica eletroacústica no Groupe de Recherches Musicales - GRM, com Guy Reibel e Pierre Schaeffer, entre 1976/78. Sua produção inclui várias obras sinfônicas, de câmara e eletroacústicas, além de músicas para filmes, curtas e longas metragens, vídeos, teatro, dança e espetáculos multimídia. Sua obra Estrias IV, para violoncelo, representou o Brasil na 26º Tribuna Internacional dos Compositores, UNESCO, 1979, e foi destaque na Tribuna Internacional de Composição para América Latina e Caribe/TRIMALCA, UNESCO, São Paulo, 1980. Encadeamento, para cinco contrabaixos, representou o Brasil na 28ª Tribuna Internacional dos Compositores - UNESCO, Paris, 1981. Fruto de uma colaboração com o ornitólogo e bioacústico Jacques Vielliard (1944-2010), criou em 1983 o núcleo interdisciplinar de comunicação sonora/NICS e foi seu coordenador de 1983 a 2000. É membro fundador da Sociedade Brasileira de Música Contemporânea/SBMC; membro fundador da Sociedade Brasileira de Música Eletroacústica/SBME; membro fundador da Academia Paulista de Música e Academia Campineira de Música. Em 1994 foi eleito membro efetivo da Academia Brasileira de Música ocupando a cadeira nº 33.
>  
> IGOR MAIA
> (1988) Natural de Campinas (SP)
> Maia começou sua carreira como violinista em 1997 na Martin Luther King School em Providence nos Estados Unidos. Em 1998 retornou ao Brasil, onde continuou seus estudos de violino na UNICAMP e iniciou sua carreira de compositor. Em 2004 transferiu-se para Plymouth na Inglaterra onde estudou violino com Fiona Mc Lean e composição com Patrício da Silva. Duas de suas obras estrearam na Universidade de Plymouth e parte de sua Sonata para Cordas foi executada pela Orquestra Sinfônica Jovem da UNICAMP em 2006. Neste mesmo ano foi admitido no curso de bacharelado em composição no Conservatório Real de Haia, Holanda, onde estuda atualmente sob orientação de Diderik Wagenaar, Cornelis de Bondt e Gilius van Bergeijk. Atualmente é Mestrando no Programa de Pós-Graduaçlão em Mùsica do Instituto de Artes da Unicamp.
>  
> JOSE AUGUSTO MANNIS
> (1958) Natural de São Paulo (SP)
> Compositor, performer eletroacústico, sound designer, professor universitario, pesquisador. Suas composições abrangem os mais variados gêneros: música instrumental, eletroacústica, trilhas para vídeo, cinema, teatro, criações radiofônicas e instalações multimeios. Estudou na Faculdade de Engenharia Industrial – FEI (Brasil), no Instituto de Artes da UNESP (Brasil), Conservatório Nacional Superior de Música de Paris, Universidade de Paris VIII (mestrado, 1997) e Unicamp (doutorado, 2008) onde ensina composição e contraponto.  Desenvolve pesquisas no campo da música, acústica, engenharia de áudio e da ciência e tecnologia (acústica e ciência da informação) aplicadas à música, ao conforto ambiental e à bioacústica.
> Planejou, fundou e dirigiu por 17 anos o CDMC-Brasil/UNICAMP - filial brasileira do Centre de Documentation de la Musique Contemporaine, Cité de la Musique, Paris. Co-produz programas radiofônicos (Cultura FM de São Paulo, 1990-6, e Rádio Usp, desde 1997). Idealizou, dirigiu e publicou o MUSICON - Guia da Música Contemporânea Brasileira bem como o informativo semanal eletronico FWD CDMC, o primeiro em seu gênero no Brasil. Levou o CDMC a representar o Brasil na The International Association of Music Information Centers - IAMIC e Tribunas Internacionais do Conselho Internacional de Música - CIM, UNESCO. Atuou no Ensemble l’Itinéraire (França) e INA/GRM – Institut National de L’Audiovisuel / Groupe de Recherches Musicales (França) e participou como músico e engenheiro de som de diversos CDs no Brasil e no exterior. Mannis é membro da Academia Campineira de Música.
>  
> TRISTAN MURAIL
> Compositor francês nascido em 1947 em Le Havre (França). Licenciatura em letras, árabe, Economia e Ciência Política. Estudou com Olivier Messiaen no Conservatório de Paris (1967). Foi residente na Villa Medici (1971-1973), e contribuiu para a fundação do Ensemble l’Itineraire (1973) . Apaixonado por composição assistida por computador, a eletronica em tempo real, bem como de ensino, ele ensina informática musical (Conservatório de Paris e IRCAM), realiza seminários (Darmstadt, Royaumont, Acanthes) e foi docente a partir de 1997 na Columbia University (EUA). Lançou as bases da música espectral. A estética de seu trabalho, livre de silêncio, com base em processos pré-composicionais, usa fontes sonoras da natureza ou processos de tratamento de áudio como modelos, recorrendo a meta-processos e um cuidado especial com os fenômenos ligados à memória.
>  
> IGNACIO DE CAMPOS
> (1966-2009) natural de Americana (SP) IC foi compositor, contrabaixista e gambista, doutorando em composição eletroacústica sob a orientação de Denise Garcia pela Unicamp. Fez cursos de composição com Stockhausen na Alemanha, Philippe Manoury, Kaija Sahariaho e Salvatore Sciarrino na França dentro do curso de Informática Musical do IRCAM – Paris. No Brasil fez cursos com José Augusto Mannis e Rodolfo Caesar entre outros. Especializado em composição de música eletroacústica já teve suas obras apresentadas em diversos países. Em 2001 ganha o 1o prêmio do Concurso Funarte de Composição Contemporânea na categoria música eletroacústica além do prêmio do público por sua obra TEXTVM. Já realizou trabalhos com live-electronics junto ao Itaú Cultural, Instituto Tomie Ohtake e IRCAM. Além do live-electronics e da música eletroacústica dedica-se à interação da eletrônica com instrumentos e projetos que envolvam interatividade e instalação sonora. Professor de acústica musical e composição eletroacústica na Faculdade Santa Marcelina em São Paulo.
>  
>  
>  
>  
> MÚSICA PERCUSSIVA para os 45 anos da Unicamp
>  
> 27/10, 20:00hs
>  
> Centro de Convivência Cultural “Carlos Gomes”, Sala Luiz Otavio Burnier
> Praça Imprensa Fluminense, s/ n°, Campinas (SP), Bairro Cambuí -  tel (19) 3232-4168
>  
> Organização:  NICS – Núcleo Interdisciplinar de Comunicação Sonora da Unicamp
> e CIDDIC – Centro de Integração, Documentação e Difusão Cultural da Unicamp
>  
>  
>  
>  
> Integrado à programação dos 45 anos da Unicamp e ao FESTIVAL DE MÚSICA CONTEMPORÂNEA E TECNOLÓGIA DE CAMPINAS realizado nos dias 27 a 30 de outubro no Centro de Convivência Cultural de Campinas, este recital de Fernando Hashimoto apresenta diversas obras de referência de compositores internacionais para o repertório atual de percussão, incluindo uma obra do brasileiro Gilberto Mendes tocada sobre áudio e vídeo.
>  
>  
> Informações:   Fernando Hashimoto   fernando em fernandohashimoto.com   - 
>               tel (19) 81321611
>  
>  
>  
>  
>                       
> Fernando Hashimoto em recital
> <image002.png>Fernando Hashimoto é professor de percussão e rítmica da Universidade Estadual de Campinas/UNICAMP, onde tem desenvolvido pesquisa sobre o repertório brasileiro para percussão. É fundador e diretor do GRUPU - Grupo de Percussão da UNICAMP, e atuou como timpanista solista da Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas por 14 anos. Fernando é lider de grupo de pesquisa do CNPQ, e abriu o primeiro programa de mestrado e doutorado em performance/percussão na América do Sul. Atualmente é coordenador do curso de graduação em música da UNICAMP. Como solista e recitalista, Fernando tem sido convidado para ministrar clínicas e recitais em diversas universidades e importantes festivais sediados no Brasil, Argentina, Croácia, Suécia, Puerto Rico, Inglaterra, Alemanha, Espanha, Chile, República Tcheca, França, Irlanda, Peru, Holanda, Eslovênia e EUA onde realizou concertos em 26 estados da confederação.  Fernando possui doutorado em percussão pela City University of New York como bolsista da CAPES/Fulbright sob orientação do Prof. Dr. Morris Lang, e cursou bacharelado e mestrado em música na UNICAMP. Como camerista tem atuado ao lado da soprano americana Monica Harte, bem como no duo Nuance formado com a saxofonista espanhola Elizabeth Carrascosa-Martinez, e com os grupos de música contemporânea CONtempo e gccontemporaryensemble baseados em New York, e Valerius Ensemble em Amsterdam.  Fernando recebeu o prêmio 2002 PAS Outstanding Chapter President Award, e 2007 PAS Outstanding Service Award, em reconhecimento ao seu serviço e dedicação à comunidade musical. Atualmente é Chair of the PAS International Committee e membro do PAS Board of Directors. Reconhecido internacionalmente como um especialista do repertório brasileiro para percussão, Fernando estreou mais de 40 obras de compositores brasileiros. Fernando Hashimoto é artista patrocinado pela Pro-Mark e Zildjian cymbals.
>  
>  
> PROGRAMA
>  
> 1)      IANNIS XENAKIS – Psappha (1975) para percussão solo
>  
> 2)      MILTON BABBITT – Concerto piccolino (1999) para vibrafone
>  
> 3)      ERIC ROTH – Both hands played hard (19__),
>  
> 4)      GILBERTO MENDES – Blirium C-9 (1965)
>  
> 5)      ELLIOTT CARTER – Figment V (2009) para marimba solo
>  
> 6)      STEVE REICH – Marimba phase (1967) para duas marimbas com participação de Fernanda Vieira
>  
>  
>  
>  
>  
>  
> FESTIVAL DE MÚSICA CONTEMPORÂNEA E TECNOLÓGIA DE CAMPINAS
> 27 a 30/10 – Centro de Convivência Cultural de Campinas
>  
> PROGRAMAÇÃO GERAL
>  
> QUI 27/10 – 20:00
> Música de câmara, multipercussão e áudio-visual
> Percussão: Solista Fernando Hashimoto – DM/IA e percussionistas convidados
>  
> Obras de:
> IANNIS XENAKIS – Psappha (1975) para percussão solo
> MILTON BABBITT – Concerto piccolino (1999) para vibrafone
> ERIC ROTH – Both hands played hard (19__),
> GILBERTO MENDES – Blirium C-9 (1965)
> ELLIOTT CARTER – Figment V (2009) para marimba solo
> STEVE REICH – Marimba phase (1967) para duas marimbas com participação de Fernanda Vieira
>  
> SEX 28/10 – 20:00
> Recital de violão e eletrônicos ao vivo
> Violão: Victor Landeira (Espanha)
>  
> Obras de:
>  
> RAUL DO VALLE – Vitrais (1993) para violão solo
> RAUL DO VALLE – Contiguidades (1997) para violão solo
> IGOR MAIA – Reflejos (2011) para violão solo  * (estréia brasileira)
> JOSÉ AUGUSTO MANNIS – Três Fragmentos (1990) para violão solo (versão acústica)  * (estréia brasileira)
> TRISTAN MURAIL – Tellur (1977) para violão solo
> IGNACIO CAMPOS – Motos Animi (1999) para violão e tape com difusão quadrifônica  ** (estréia mundial)
>  
>  
> SAB 29/10 – 20:00
> Concerto Multi modal “Simetrias”  Orquestra Sinfônica da Unicamp
> Direção Artística: Prof. Dr. Jônatas Manzoli – DM/IA e NICS
> Regente: Simone Menezes – CIDDIC
> Solistas: Maria José Carrasqueira (piano) DM/IA; César Traldi (percussão) UFU-Universidade Federal de Uberlândia;
>  
> Obras de:
> ·      SILVIO FERRAZ – Janela para casa aberta, para grupo de câmara
> ·      JONATAS MANZOLLI – Curto-circuito, para corads percussão e imagem
> ·      JONATAS MANZOLLI – Cadência textural 1, para orquestra de câmara percussão e  imagem
> ·      DENISE GARCIA – Re-cercar: quatro variações brincantes sobre o tema da Oferenda, para orquestra
> ·      JONATAS MANZOLLI – Perfis, para orquestra
>  
> DOM 30/10 – 11:00  
> Concerto Sinfônico - Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas
> Regência: Christian Karlsen (Suíça)
> Obras de:
> ALMEIDA PRADO – Amém, para orquestra de cordas
> SILVIO FERRAZ – Itinerários do Curvelo, para orquestra de câmara
> IGOR MAIA – Di profundis, para orquestra
> RAUL DO VALLE – Bleu-Blanc-Rouge II, para orquestra e tape
> JONATAS MANZOLLI – Reflexões, para orquestra tape e imagem
>  
>  
>  
> FESTIVAL DE MÚSICA CONTEMPORÂNEA E TECNOLÓGIA DE CAMPINAS
>  
> Organização:
> NICS – Núcleo Interdisciplinar de Comunicação Sonora da Unicamp,
> CIDDIC – Centro de Integração, Documentação e Difusão Cultural da Unicamp
> Sub-CPG/Música/IA Unicamp
>  
> Direção Geral:
> Prof. Dr. Adolfo Maia Júnior – IMECC e NICS
> Prof. Dr. Jônatas Manzoli – DM/IA e NICS
>  
> Produção:
> Fernando Vasconcellos – CIDDIC
>  
> Difusão Sonora:
> Prof. Dr. José Augusto Mannis (DM/IA e CIDDIC)
>  
> Colaboração:
> Secretaria de Cultura de Campinas e
> Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas
>  
>  
>  
> Informações:   Igor Maia   igorleaomaia em gmail.com   -  tel (19) 9168-4159
>  
>  
>  
>  
>  
>  
> _____________________________________
>  
> Prof. Dr. José Augusto Mannis
> Universidade Estadual de Campinas - Unicamp
> Instituto de Artes
> Depto. de Música
> jamannis em uol.com.br
> +55 (19) 8116-3160
>  
> ________________________________________________
> Lista de discussões ANPPOM
> http://iar.unicamp.br/mailman/listinfo/anppom-l
> ________________________________________________

-------------- Próxima Parte ----------
Um anexo em HTML foi limpo...
URL: <http://www.listas.unicamp.br/pipermail/anppom-l/attachments/20111027/83f1930f/attachment.html>


Mais detalhes sobre a lista de discussão Anppom-L