[ANPPOM-Lista] Fwd: O Globo: A música está cada vez mais previsível

Marcelo Carneiro de Lima marcelo.arcos2 em gmail.com
Sex Ago 10 15:10:51 BRT 2012

Oi Alê, não li o artigo dos pesquisadores, e fazer um comentário sobre esta
reportagem de revista com 5 micro-parágrafos é difícil. No entanto, para se
fazer uma análise como esta, que pode ser interessante do ponto de vista
sociológico, antropológico, e mesmo musicológico, seria bom saber os
objetivos dos caras. Se é para ver como as relações atuais entre mídias
(digitais e as mais antigas), mercado, massificação do consumo, e
resultados parciais da globalização do liberalismo, acho interessante. Se é
para se formar clubinhos defensores de padrões estéticos, morais, dos 'bons
tempos' e outras cositas mas, tô fora!!!!

Certa vez, um ex-aluno meu de composição, que na época já era formado em
licenciatura e clarineta, puxador de sambas de enredo daqui do rio e de são
paulo, me contou estar envolvido com uma pesquisa relacionada a esta forma
musical. Dentre outras coisas, estavam interessados em saber o porquê dos
sambas de enredo dos anos 80 'pegarem' mais rápido na boca do povo, do que
os compostos a partir de 1990. Um dos muitos fatores levantados pelos
pesquisadores foi a alteração no tempo de travessia  das escolas de
samba pelo sambódromo, acelerando os sambas. Outro fator, a obrigatoriedade
por parte de um novo regulamento de que as letras dos sambas contivessem em
suas letras as palavras que nomeariam cada uma das diversas alas
representadas pela escola de samba. O samba de enredo ficou mais rápido, e
o trabalho do letrista, limitado.
Creio que o mercado, a massificação e outros quesitos, criem tendências e
estilos na grande circulação fonográfica (não falo dos outsides,
underground, alternativos, etc). Pode ser que sim...
Agora dois achismos meus:
1. a MPB atual tá um porre!!!!
2. Esse artigo não explica o porquê do mesmo efeito (a mesmice) em músicas
atuais que não têm a intenção ou a vocação (sic!) comercial...
Abs
Marcelo

*Marcelo Carneiro*
(21) 9382-3621