[ANPPOM-Lista] O Globo: A música está cada vez mais previsível

Damián Keller musicoyargentino em gmail.com
Dom Ago 12 10:41:14 BRT 2012

O artigo é interessante, mas olhando para os métodos dá para ver que
os dados foram interpretados mais <literária> do que literalmente.

Primeiro, eles usam uma descrição simplificada do que é música
popular: notas, batidas e acordes:

> [...]

> These three music descriptions can be obtained at the temporal resolution of the beat, which is perhaps the most relevant temporal unit in music, [e]specially in western popular music

> The dataset contains the beat-based music descriptions of the audio rendition of a musical piece or score (G, Em, and D7 on the top of the staff denote chords). For pitch, these descriptions reflect the harmonic content of the piece, and encapsulate all sounding notes of a given time interval into a compact representation

Aí eles aplicam técnicas que existem desde os anos 1950 (quantas vezes
apareceu a altura tal...):

> We first count the frequency of usage of pitch codewords (i.e. the number of times each codeword type appears in a sample). We observe that most used pitch codewords generally correspond to well-known harmonic items, while unused codewords correspond to strange/dissonant pitch combinations

Como esse enfoque é limitado, eles adotam técnicas usadas em
linguística para medir as transições entre alturas (ver figura 1). Aí
eles forçam o que já era simplicado (alturas no sistema temperado)
para algo ainda mais abstrato (acordes segundo a harmonia funcional):

> analogously to language-based analyses27, 28, 29, we consider the transition networks formed by codeword successions, where each node represents a codeword and each link represents a transition

No caso da dinâmica tem mais alguns problemas. Olhando para a figura
4, dá para ver que apesar do aumento na intensidade média, a
característica que tem destaque é o aumento na variação, exatamente o
oposto de <potentially poorer volume dynamics>:

> Figure 4: Loudness distributions.
> (c) Dynamic variability, expressed as absolute loudness differences between the first and third quartiles of x, |Q1 − Q3|.

Eu sinceramente não consegui achar uma descrição dos métodos de
análise do timbre. Talvez o Mauricio Loureiro possa ajudar nisso aí.

De qualquer forma cabe perguntar: o pessoal que está trabalhando com
música popular concorda com uma descrição da música que use somente
<batidas> e <sequências de acordes tonais>?

Abraços,
Damián

--
Dr. Damián Keller
NAP, Universidade Federal do Acre / Amazon Center for Music Research