[ANPPOM-Lista] Arrocha universitário

edgberg em terra.com.br edgberg em terra.com.br
Qua Ago 15 17:58:48 BRT 2012

  Caros,
 Acabo de receber a seguinte consulta de uma aluna do nosso curso de
Ciências Musicais:
 "Tenho visto muitos comentários na internet citando um tal de
"Arrocha universitário" , fui pesquisar no youtube e achei várias
músicas desse estilo. [...]. Fiquei um pouco confusa por que achei
que era tudo sertanejo universitário. Entao, fui pesquisar o que era
o "arrocha" original e descobri que é da Bahia e um exemplo de
música é o Morango do Nordeste. Vi uns vídeos no YouTube dos
artistas mais famosos do arrocha universitario e percebi que as letras
das músicas falam, principalmente, de duas temáticas: carros caros e
trocadilhos sexuais (eu quero tchutcha, eu quero nhamnham). Essa coisa
meio tercinada 'molenga' e os tecladinhos cheios de efeitos apareceram
em todas as musicas que eu ouvi.
 E vem os questionamentos: Alguém já tinha ouvido falar disso? Por
que se chama arrocha se não parece com o arrocha do Morango do
Nordeste? Por que não é sertanejo universitário se são as mesmas
duplas? Existe alguém no Brasil pesquisando essas manifestações que
levam o nome "universitário" (forró universitário, pagode
universitário, sertanejo universitário...dodecafonismo
universitário)? Acharia super interessante ler um trabalho sobre
isso!"
 Como não tenho conhecimentos sobre o assunto, pergunto se alguém da
lista poderia me fornecer alguma referência.
 Obrigado.
 Luiz Guilherme Goldberg
 Bacharelado em Ciências Musicais
 Conservatório de Música / Centro de Artes
 Universidade Federal de Pelotas