[ANPPOM-Lista] ENC: Chamada para trabalhos: III Encontro Internacional de Teoria e Análise Musical

Adriana Lopes Moreira adrimauricio em uol.com.br
Sex Dez 28 11:09:41 BRST 2012


Prezados pesquisadores da área de música e de áreas correlatas,

 

Na mensagem abaixo há uma pequena errata. Segue abaixo a configuração
correta, no que se refere à Instituição dos Convidados ao ETAM 2:

 

- Convidados. Profs. Drs.:

Ivanka Stoianova (Université Paris 8, Saint Denis, França)

José António Oliveira Martins (Eastman, Rochester, Estados Unidos)

Paulo Chagas (University of California, Riverside, Estados Unidos)

Bernardete Castelán Póvoas (UDESC)

Cristina Capparelli Gerling (UFRGS)

Catarina Domenici (UFRGS)

Didier Guigue (UFPB)

Flo Menezes (UNESP)

Ilza Nogueira (UFPB)

Liduino Pitombeira (UFPB)

Marcos Branda Lacerda (USP)

Maria Lúcia Pascoal (UNICAMP)

Mário Videira (USP)

Rodolfo Coelho de Souza (USP)

Rogério Costa (USP)

 

Atenciosamente,

Adriana Lopes Moreira

 

Profa. Dra. Adriana Lopes Moreira

Editora da Revista OPUS

e demais Publicações da ANPPOM, Gestão 2011-2013

Departamento de Música
Escola de Comunicações e Artes
Universidade de São Paulo
CMU-ECA-USP
Tel. 55 11 3091 4330
http://www3.eca.usp.br/?q=node/197 

 

De: anppom-l-bounces em iar.unicamp.br [mailto:anppom-l-bounces em iar.unicamp.br]
Em nome de Adriana Lopes Moreira
Enviada em: quarta-feira, 26 de dezembro de 2012 10:02
Para: anppom-l em iar.unicamp.br; CDMC; cmunews em usp.br
Assunto: [ANPPOM-Lista] Chamada para trabalhos: III Encontro Internacional
de Teoria e Análise Musical

 

Prezados pesquisadores da área de música e de áreas correlatas,

 

Convidamos a todos que trabalham com ANÁLISE MUSICAL e TEORIA MUSIAL, de
maneira SISTEMÁTICA ou EXPERIMENTAL, para a submissão de trabalhos ao III
ENCONTRO INTERNACIONAL DE TEORIA E ANÁLISE MUSICAL (ETAM 3), cujo tema é
“Dimensão temporal na análise musical”.

 

- Submissão de trabalhos para Sessões de Comunicações: 23/12/2012 a
20/02/2013

- Submissão (pelo sistema OCS) e informações através do endereço:
http://www.iar.unicamp.br/soac/index.php/mannis/etam3/

- Realização: 17-18-19/04/2013 (quarta-quinta-sexta)

- Local: Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo
(ECA-USP), campus São Paulo

- Valor da inscrição (paga durante o Credenciamento):

            Aluno/a de Graduação: participação gratuita

            Aluno/a de Pós-Graduação: R$ 25,00 (vinte e cinco reais)

            Professor/a, pesquisador/a: R$ 30,00 (trinta reais)

- Como chegar: vide site

- Opções de hotéis: vide site

- Universidades envolvidas na realização do ETAM 3: USP UNESP UNICAMP UNIRIO

 

- Comissão Organizadora. Profs. Drs.:

Adriana Lopes Moreira (USP), Presidente da Comissão Organizadora

Silvio Ferraz (UNICAMP), Presidente do Comitê Científico

José Augusto Mannis (UNICAMP), Coordenação de artigos

Paulo de Tarso Salles (USP)

Marcos Pupo Nogueira (UNESP)

Graziela Bortz (UNESP)

Carole Gubernikoff (UNIRIO)

Silvio Mehry (UNIRIO)

 

- Convidados. Profs. Drs.:

Ivanka Stoianova (Université Paris 8, Saint Denis, França)

José António Oliveira Martins (Eastman, Rochester, Estados Unidos)

Paulo Chagas (University of California, Riverside, Estados Unidos)

Bernardete Castelán Póvoas (UDESC)

Cristina Capparelli Gerling (UFRGS)

Catarina Domenici (UFRGS)

Didier Guigue (UFRGS)

Flo Menezes (UNESP)

Ilza Nogueira (UFRGS)

Liduino Pitombeira (UFRGS)

Marcos Branda Lacerda (USP)

Maria Lúcia Pascoal (UNESP)

Mário Videira (USP)

Rodolfo Coelho de Souza (USP)

Rogério Costa (USP)

 

Tema: “Dimensão temporal na análise musical”

 

“A música é arte do tempo” e Quatuor pour la fin du Temps. O que querem nos
dizer estas proposições do compositor Olivier Messiaen? O que acontece com o
tempo musical na nova música do século XX? Como o tempo musical relaciona-se
às novas formas de música propostas? Como o tempo se manifestava e esteve
presente nas obras do passado? O que exatamente é o tempo, este cuja arte é
a música? E como pôr um fim ao tempo terreno? O tempo musical, como ele se
relaciona com os objetos sonoros e musicais, com as estruturas rítmicas, com
a continuidade e a descontinuidade do fluxo de eventos?

 

De fato, estamos sempre imersos no tempo, sabemos uma porção de tempo, mas
também sabemos que existe sempre uma parte do tempo que perdemos, que não
conseguimos medir. De um lado um tempo estriado, marcado, medido, de outro
um tempo liso, sem marcas, sem medidas, como nos lembrou Pierre Boulez. Mas
também podemos pensar que se existe uma porção no tempo (en-temps), também
existe aquela porção fora-do-tempo (hors-temps) como lembra outro
compositor, o grego Iannis Xenakis.

 

A questão do tempo na música teve diversos estudos ao longo do século XX,
desde a proposta de teóricos e estudiosos da música até aquelas de
compositores. Dos estudos de Souvtchinsky, Giselle Brelet, Barbara Barry e
Jonathan Kramer às propostas de compositores como Stravinsky, Messiaen,
Stockhausen, Boulez, Xenakis, Reich, Grisey e Vaggione. Como lembrou Brelet,
talvez falar do tempo musical seja um modo de chegarmos ao tempo ele mesmo,
este tema que também tem seus estudos na linguística, na física, na
matemática, na filosofia.

 

Uma questão aparentemente simples para o interprete musical, que tem à sua
frente a partitura e a determinação do tempo no espaço de papel preenchido,
no andamento determinado, no número de notas a serem realizadas em um fração
de segundo. Uma questão também aparentemente simples para o ouvinte que diz
que o tempo passa mais rápido quando ouve tal ou qual música. Mas uma
questão que de fato se desdobra quase que sem fim e que tem não só um
interesse teórico, como uma força poética imprescindível para a criação
musical.

 

Atenciosamente,

Comissão Organizadora do ETAM 3

 

 

 

 

Profa. Dra. Adriana Lopes Moreira

Editora da Revista OPUS

e demais Publicações da ANPPOM, Gestão 2011-2013

Departamento de Música
Escola de Comunicações e Artes
Universidade de São Paulo
CMU-ECA-USP
Tel. 55 11 3091 4330
http://www3.eca.usp.br/?q=node/197 

 

-------------- Próxima Parte ----------
Um anexo em HTML foi limpo...
URL: <http://www.listas.unicamp.br/pipermail/anppom-l/attachments/20121228/20e3f1c6/attachment.html>
-------------- Próxima Parte ----------
Um texto embutido e sem conjunto de caracteres especificado foi limpo...
Nome: Anexo sem título 00022.txt
Url: <http://www.listas.unicamp.br/pipermail/anppom-l/attachments/20121228/20e3f1c6/attachment.txt>


Mais detalhes sobre a lista de discussão Anppom-L