[ANPPOM-Lista] Nova convocatória: Estudos de gênero, corpo e música

Rogerio Budasz rogeriobudasz em yahoo.com
Ter Fev 28 19:07:38 BRT 2012


Os estudos de gênero, corpo e música: abordagens metodológicas
Série Pesquisa em Música no BrasilSite Oficial: http://www.anppom.com.br/editora/Volume 3 - ANPPOM
O volume oferece uma análise retrospectiva do “state-of-the-art” dos estudos de gênero na pesquisa em música na atualidade, do "gênero" como categoria de análise na pesquisa histórica (Joan W. Scott), e retornando o debate sobre estudos de gênero e do cânone musical, em ambos os casos, mediadas pelo corpo e sua performance. O volume é projetado em duas partes: uma primeira seção teórica escrita por especialistas de renome internacional em um campo interdisciplinar de pesquisa. Um segundo conjunto de estudos enfocando casos luso-brasileiros.
Para a segunda parte convida a todos/as os especialistas interessados/as a enviar textos com esta categoria de análise, com as seguintes linhas: construções musicais de gênero e sexualidade; aspectos de gênero da teoria musical tradicional; género e sexualidade na narrativa musical; a música como um discurso de questões de gênero e cânone; estudos de gênero, performance e política; música, corpo e gênero; teoria Queer. A linha de reflexão do trabalho poderá ser traçada a partir da etnomusicologia, musicologia histórica, estudos de música popular e áreas afins nas ciências humanas e sociais. Os textos enviados serão avaliados por um comitê científico internacional designado conjuntamente pela ANPPOM e pelos coordenadores do volume. 
O prazo para apresentação de artigos será 10 de setembro de 2012. Os trabalhos selecionados serão anunciados no dia 1 de março de 2013. As normas editoriais são os fornecidos pela ANPPOM.
O volume será desenvolvido em colaboração com MUSICOLOGÍA FEMINISTA (MUS FEM) - o Grupo de trabalho em pesquisas sobre a mulher, gênero e feminismo na música da Sociedade de Etnomusicologia-SIBE, Grupo de pesquisa em Musicologia da UFPEL, e Instituto de Estudos de Gênero (IEG) da UFSC, e coordenado por Susan Campos Fonseca (MUS FEM-SIBE), Isabel Nogueira (UFPEL), y Joana Maria Pedro (IEG-UFSC). 

Informação de contato (MUS FEM):
Email: musicologiafeminista em gmail.com
Site Oficial: http://musicologiafeminista.ning.com/
A PUBLICAÇÃO SERÁ EM PORTUGUÊS, ESPANHOL E INGLÊS.


Normas editoriais são os fornecidos pela ANPPOM
Corpo do trabalho
O trabalho deve seguir as etapas e recomendações descritas abaixo:
1. Quanto à formatação, a submissão deverá ser apresentada com o título (Times New Roman 14, negrito centralizado), nome do autor (Times New Roman 12, itálico, alinhamento à direita), um resumo do trabalho com cerca de 6 linhas (Times New Roman 10, espaço simples, justificado) e até cinco palavras-chave (Times New Roman 10), seguido de sua tradução conforme explicado no item 2. O texto deve ser escrito em fonte Times New Roman tamanho 12, alinhamento justificado, sem indexação, espaço 1,5 e recuo de primeira linha de parágrafo de 2 cm. Caso o artigo se subdivida em seções, os títulos das mesmas deverão ser em negrito, fonte Times New Roman 12. A página deve ser configurada em tamanho A4, margens esquerda, direita, superior e inferior de 2,5 cm.
Nota: O nome do autor deve ser RETIRADO no envio da submissão e incluído apenas na versão final do trabalho, após aprovação (2a chamada).
2. O título, o resumo e as palavras-chave devem ser apresentados no início do texto na língua utilizada no artigo. Para os trabalhos em português ou espanhol, após estes itens deve-se incluir a tradução dos mesmos em inglês; para os trabalhos em inglês, estes itens devem ser traduzidos para o português.
3. A submissão deverá ter até 8 páginas (incluindo título, resumo, palavras-chave e respectivas traduções, notas, referências, ilustrações, exemplos musicais, figuras, tabelas, etc.). OBS: Ilustrações, exemplos musicais, figuras e tabelas não devem ultrapassar o espaço equivalente a 25% do texto final. Textos que excedam o tamanho máximo de 8 páginas não serão aceitos pelo Conselho Científico para avaliação.
4. Exemplos musicais (Ex.), figuras (Fig.), tabelas (Tab.) etc. devem ser inseridos no texto como figura, em gradações de preto (formato .tif ou .jpg em 300 dpi, lembrando que o arquivo máximo não deve ultrapassar 10 MB), numerados e acompanhados de legenda sucinta e elucidativa de no máximo 3 linhas quando necessário (Times New Roman 10, espaço simples, inserida sob a ilustração). As iniciais dos nomes das notas musicais deverão vir sempre em maiúsculas (Dó, Ré, Mi etc.). Para símbolos específicos como sustenido, bemol e bequadro poderá ser utilizada a fonte BACH. Você pode fazer o download da fonte na seguinte URL: http://www.mu.qub.ac.uk/tomita/bachfont
5. As notas de rodapé devem ser incluídas apenas para informações complementares e comentários, em fonte tamanho 10 com espaçamento simples.
6. Citações com até três linhas devem ser inseridas no corpo do texto (entre aspas, Times New Roman 12). As citações com mais de três linhas devem vir separadas como parágrafo e com recuo de 4 cm à esquerda (sem aspas, fonte Times New Roman tamanho 10, espaço simples, alinhamento justificado).
7. Para a formatação das citações e referências, vide o modelo disponível no site do Congresso. 8. Pede-se para se omitir auto-citações no corpo do texto e nas referências na versão de submissão paragarantir avaliação em caráter anônimo. 
Nota: Tais referências, quando existirem, devem ser SUBSTITUIDAS por “XXXX” na submissão e restabelecidas na versão definitiva do trabalho, caso aceito.
9. As normas de editoração que não estiverem previstas acima devem estar de acordo com as normas vigentes da ABNT.

-------------- Próxima Parte ----------
Um anexo em HTML foi limpo...
URL: <http://www.listas.unicamp.br/pipermail/anppom-l/attachments/20120228/1a74a8cb/attachment.html>


Mais detalhes sobre a lista de discussão Anppom-L