[ANPPOM-Lista] Fwd: Produtivismo acadêmico está acabando com a saúde dos docentes

silvioferrazmello silvioferrazmello em uol.com.br
Dom Jan 22 22:36:46 BRST 2012



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> From: silvioferrazmello <silvioferrazmello em uol.com.br>
> Subject: Re: [ANPPOM-Lista] Produtivismo acadêmico está acabando com a saúde dos docentes
> Date: January 22, 2012 10:36:31 PM GMT-02:00
> To: Damián Keller <musicoyargentino em hotmail.com>
> 
> então:
> tais medidas são difíceis.
> algumas vezes o impacto de um artigo poderá ser sentido alguns anos depois.
> ou ele poderá ser sentido em outro domínio (uma teoria que resulte em performance ou composição) 
> ou ele poderá surtir em trabalhos, poderá ser imensamente estimulante e não empregado diretamente (o que inviabilizaria as citações)
> então aí entra em jogo um critério mais complexo a ser utilizado pelo avaliador, que é o bom senso.
> 
> o qualis
> um pesquisador senior pode querer estimular uma revista ou algumas revistas que estejam iniciando, e ao invés de publicar em 4 revistas qualis a,b ou c, ele publica em um determinado ano seus principais artigos em revistas menores, pq ele tem uma visão de política coletiva.
> claro que ele não necessita não publicar em revistas qualis a,b,c
> 
> Este é um problema: avaliar e permitir o que tem força impactante entre outros pesquisadores e que pode resultar não em citações mas em uso direto.
> 
> Este é o problema da avaliação quantitativa e mesmo quali(s)tativa. Mas não tenho ideia de qual seria a receita para contornar…o bom senso? a experiência? e saber reconhecer um espírito de descoberta e inovação?
> 
> Abs
> 
> 
> On Jan 22, 2012, at 6:33 PM, Damián Keller wrote:
> 
>> 
>> 
>> Obrigado a
>> Rogério e Silvo por ajudar a esclarecer o conceito de produtividade.
>> 
>> 
>>> em reunião recente a fapesp reuniu 2000 mil, dos 9000 pesquisadores participantes de seu sistema, para dizer-nos que devemos visar a qualidade, a originalidade, o impacto (sobretudo o impacto, os desdobramentos de uma pesquisa), atualidade e pertinência. ou seja, a avaliação quantitativa da produção é algo a ser evitado, pois produz monstros.
>> 
>> 
>> 
>> Eu não sei
>> qual é a métrica utilizada pela Fapesp e pelas outras agências de fomento na
>> hora de determinar a produtividade das áreas, mas se a métrica for o impacto, o
>> cálculo é simples e é amplamente utilizado pela comunidade científica
>> internacional.
>> 
>> 
>> 
>> Por
>> exemplo, se não me engano, a revista com maior impacto na área de música é o
>> Jounal of New Music Research. Cada artigo publicado no JNMR recebe em média
>> aproxidamente 7 citações. Em algumas das  principais revistas de computação a proporção
>> é 17. Na que é considerada uma das revistas científicas mais importantes,
>> Science, cada artigo gera mais ou menos 167 citações. Os números variam de ano
>> para ano, o ponto é que a diferença é enorme.
>> 
>> Obviamente,
>> a ANPPOM não pode mudar a inserção da área de música a nível internacional, o
>> que poderia ser feito é adotar mecanismos que melhorem a posição da área de
>> música na hora de negociar verba e espaços institucionais. Uma opção é criar
>> métodos próprios de avaliação e tentar convencer as outras áreas de que nós
>> somos diferentes e por isso devemos ser avaliados de forma diferente. Outra
>> opção é adotar métodos que já são consenso (como o cálculo do impacto) e tentar
>> ajustar as nossas práticas para que a nossa produção não fique defasada com as
>> outras áreas.
>> 
>> 
>> 
>> Um exemplo
>> de método sui géneris é o Qualis. Como já colocamos várias vezes aqui na lista
>> e também nas reuniões com os representantes da Capes, o Qualis não reflete o
>> impacto da produção da nossa área. Só para citar os exemplos acima, nem JNMR nem
>> Science constam no Qualis A1 de música. Ou seja, para a Capes nós devemos publicar
>> na revista Studies in Conservation, porque essa sim é Qualis A1.
>> 
>> 
>> 
>> Abraços,
>> 
>> Damián
>> 
>> Dr. Damián Keller -
>> Núcleo Amazônico de Pesquisa Musical (NAP) - Universidade Federal do Acre - Amazon Center for Music Research - Federal University of Acre -
>> http://ccrma.stanford.edu/~dkeller
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