[ANPPOM-Lista] Produtivismo acadêmico está acabando com a saúde dos docentes?

Jorge Antunes antunes em unb.br
Qua Jan 25 09:28:49 BRST 2012

Oi, Iazzetta:

Parabéns.
Você equacionou muito bem a questão.
Só um grande seminário, com avaliação profunda sobre o tema, pode nos levar
à solução.
Devemos combater essa tendência de se tentar escamotear e se adaptar aos
sistemas e modelos impostos, sem oitiva dos diretamente interessados.
As farsas devem ser condenadas.
Um exemplo: lembro-me de que, há alguns anos, órgãos colegiados e de
fomento determinaram destinação de verbas, pontos na carreira e privilégios
para áreas e especialidades que dispusessem de um laboratório para pesquisa.
O que aconteceu em nossa área? Começaram a pipocar, aqui e ali,
laboratórios de violino, laboratórios de canto, laboratórios de trombone, e
por aí vai.
A criatividade é muito grande. Assim, qualquer atividade artística pode,
num passe de mágica, ser travestida de atividade científica. Observe-se que
a recíproca é verdadeira. Cientistas muito criativos têm conseguido,
algumas vezes, travestir uma atividade científica em atividade artística.
A Anppom, além de promover uma mesa de debates sobre o tema, poderia ir
mais longe com algo verdadeiramente promissor: criação de uma comissão que
se reúna periodicamente durante um ano, recebendo e discutindo propostas,
para que na Anppom de 2013 sejam apresentados resultados conclusivos com
propostas concretas.

Abraço,
Jorge Antunes