[ANPPOM-Lista] Produtivismo acadêmico está acabando com a saúde dos docentes?

Rodrigo Cicchelli Velloso rodcv2 em hotmail.com
Qui Jan 26 10:48:55 BRST 2012

Caro
Fernando,

Concordo
com suas ponderações e sugestões. Gostaria de destacar que há um problema
conexo, que afeta todas as áreas, não apenas as de artes, e que
em minha opinião prejudica o desenvolvimento de conhecimento científico
realmente profundo e inovador. Já manifestei anteriormente nesta lista crítica
ao atual modelo de financiamento à pesquisa, que grosso modo privilegia o
indivíduo e não a instituição, criando uma ligação direta entre o órgão de
fomento e o pesquisador "produtivo", bypassando as universidades. Como
consequência perversa, impõe-se um único perfil de docente/pesquisador, ao qual
todos devem se adequar, e a quem se pede que concentre todas as qualidades
(pesquisador, orientador, professor, administrador etc.). Ora, organizações de
fato produtivas e criativas valem-se de perfis humanos e profissionais com
potencialidades diferentes e complementares, que trabalham em cooperação. O
modelo do "eu sozinho" talvez seja satisfatório para atender aos
pequenos narcisismos e para bombar a
publicação de papers, mas acho difícil
que promova produção científica realmente profunda e inovadora.

Abraços,

Rodrigo