[ANPPOM-Lista] Produtivismo acadêmico está acabando com a saúde dos docentes?
Rodrigo Cicchelli Velloso
rodcv2 em hotmail.com
Qui Jan 26 10:48:55 BRST 2012
Caro
Fernando,
Concordo
com suas ponderações e sugestões. Gostaria de destacar que há um problema
conexo, que afeta todas as áreas, não apenas as de artes, e que
em minha opinião prejudica o desenvolvimento de conhecimento científico
realmente profundo e inovador. Já manifestei anteriormente nesta lista crítica
ao atual modelo de financiamento à pesquisa, que grosso modo privilegia o
indivíduo e não a instituição, criando uma ligação direta entre o órgão de
fomento e o pesquisador "produtivo", bypassando as universidades. Como
consequência perversa, impõe-se um único perfil de docente/pesquisador, ao qual
todos devem se adequar, e a quem se pede que concentre todas as qualidades
(pesquisador, orientador, professor, administrador etc.). Ora, organizações de
fato produtivas e criativas valem-se de perfis humanos e profissionais com
potencialidades diferentes e complementares, que trabalham em cooperação. O
modelo do "eu sozinho" talvez seja satisfatório para atender aos
pequenos narcisismos e para bombar a
publicação de papers, mas acho difícil
que promova produção científica realmente profunda e inovadora.
Abraços,
Rodrigo
> Date: Tue, 24 Jan 2012 12:20:29 -0200
> From: iazzetta em usp.br
> To: musicoyargentino em hotmail.com
> CC: anppom-l em iar.unicamp.br
> Subject: Re: [ANPPOM-Lista] Produtivismo acadêmico está acabando com a saúde dos docentes?
>
> Caros colegas,
>
> Já manisfestei em mais de uma ocasião minha preocupação com as
> discussões a respeito da produção acadêmica na área de música.
>
> Parece-me que a discussão está muito focada na superfície do problema
> e na busca de soluções imediatas. Na maior parte do tempo essas
> soluções buscam simplesmente maquiar o que fazemos para que nossa
> produção possa parecer compatível com a de outras áreas.
>
> Não é raro vermos sugestões de como transformar produções artísticas
> em científicas, de como convencer instrumentistas a publicar um artigo
> por ano em algum congresso local para garantir seu status de
> pesquisador, ou de tentar justificar nossas deficências com as
> idiosincrasias da área.
>
> Claro, tudo isso reflete uma situação voltada para a disputa por
> verbas e espaços institucionais que é fundamental no sistema de
> desenvolvimento acadêmico atual. Mas essa postura deixa de lado a
> discussão sobre a construção de um ambiente de pesquisa consolidado e
> que reflita nossas características e vontades.
>
> Como muitos de vocês devem saber, neste momento faço parte dos grupos
> de avaliação de projetos de duas agências importantes para o fomento
> da pesquisa (o CNPq e a Fapesp) representando a área de artes. Essa
> função, que é tansitória, me ajudou a entender um pouco melhor os
> problemas estruturais da nossa produção acadêmica. Tenho certo para
> mim que o problema maior não está nas agências de fomento, mas na
> nossa dificuldade em lidar com nossas diferenças e particularidades e
> na falta de ambiente consolidado de pesquisa. Está também na nossa
> relação frágil com nossas próprias as Universidades, as quais têm se
> amparado de uma maneira generalista nas diretrizes da Capes e CNPq
> para estabelecer as suas próprias condutas em relação à produção
> artistica e à pesquisa em arte.
>
> Não quero entrar em detalhes aqui, mas acho que só vamos solucionar
> nossas deficiências quando pudermos encará-las de frente. E a solução
> certamente só vira a médio e longo prazo.
>
> A Luciana já apontou que a Anppom terá espaço para debater isso (e
> ficarei feliz se discutir o assunto na ocasião), mas acho que
> precisamos de um trabalho que vá além de uma mesa redonda de 1 hora de
> duração durante o Congresso. Talvez seja o momento de pensarmos num
> seminário mais abrangente, em que se discuta claramente o papel que a
> música (e as artes em geral) têm na univesidade e que se assuma a
> difereça entre produção artística e científica, não como um problema,
> mas como uma particularidade bastante rica da nossa área.
>
> Sem isso, parece que continuaremos a criar uma imagem do que não somos
> e a assumir uma vocação que talvez não tenhamos.
>
> abraços, fernando
>
>
>
> Citando Damián Keller <musicoyargentino em hotmail.com>:
>
> >
> >
> > Caros Silvio e Rogério,
> >
> > Nenhum sistema de avaliação é ideal. Mas o fator de impacto é o que
> > tem mais apoio da comunidade científica internacional. Voltamos ao
> > ponto inicial, vamos tentar convencer a Fapesp e o CNPq de que nós
> > somos diferentes e que merecemos uma fatia maior no orçamento porque
> > a música é uma atividade importante, a pesar de que nenhum índice de
> > produtividade indica isso?
> >
> > Eu tento olhar estas questões do ponto de vista prático. Qual é o
> > nosso objetivo: conseguir que a área de música tenha mais peso
> > financeiro, científico, artístico, institucional? Quais são os
> > caminhos que temos para atingir esse objetivo?
> >
> > 1. convencer todas as outras áreas de que nós somos diferentes e
> > portanto que precisamos de uma métrica de produtividade <própria>, ou
> > 2. adaptar a forma de contabilizar nossa produção para atender as
> > demandas da métrica utilizada pelo resto da comunidade científica.
> >
> > Cuidado, não estou falando em mudar <o que fazemos> e sim <como
> > apresentamos> o que fazemos para o resto da comunidade. Acho que o
> > Silvio resumiu de forma exata o ponto principal:
> >
> >> o que vejo de mais contundente nisto que vcs colocam é que deverá,
> >> com o tempo, surgir novos habitos de produção e de referencia. nos
> >> hábitos atuais escreve-se música, toca-se música, mas sem referir
> >> uma pesquisa de outro.
> >
> > Acredito que as ferramentas para essa mudança já estão aí, o que
> > falta é que nós como comunidade decidamos que queremos colocar a
> > nossa área em pé de igualdade com o resto da produção científica
> > brasileira.
> >
> > Abraços,Damián
> >
> >
> > Dr. Damián Keller -
> > Núcleo Amazônico de Pesquisa Musical (NAP) - Universidade Federal do
> > Acre - Amazon Center for Music Research - Federal University of Acre -
> > http://ccrma.stanford.edu/~dkeller
> >
> >
> >
> > ________________________________________________
> > Lista de discussões ANPPOM
> > http://iar.unicamp.br/mailman/listinfo/anppom-l
> > ________________________________________________
> >
> >
>
>
>
> ________________________________________________
> Lista de discussões ANPPOM
> http://iar.unicamp.br/mailman/listinfo/anppom-l
> ________________________________________________
-------------- Próxima Parte ----------
Um anexo em HTML foi limpo...
URL: <http://www.listas.unicamp.br/pipermail/anppom-l/attachments/20120126/f88a7adf/attachment.html>
Mais detalhes sobre a lista de discussão Anppom-L