[ANPPOM-Lista] Matéria sobre avaliação diferenciada entre arte e ciência

Daniel Lemos dal_lemos em yahoo.com.br
Qua Jun 20 22:15:59 BRT 2012


Caro prof. Antunes, Luciano, Sílvio, Rodolfo, Álvaro... (ufa!) e demais colegas,

Creio que nossos colegas professores de instrumento e intérpretes residem na "ilegalidade" de estudar o instrumento no tempo destinado a ser professor universitário justamente por não haver reconhecimento desta carga horária no planejamento departamental.

Agora, permita-me humildemente discordar de seu comentário prof. Antunes, ao estabelecer uma analogia entre professor de Odontologia e de Música e seus respectivos ofícios. Extrair um dente é a reprodução de um conhecimento apreendido sem criação, o que caracteriza uma atividade técnica. Já compor ou interpretar uma obra exige um constante diálogo com a história da Música e a busca por uma identidade particular. Isto não pode ser uma atividade técnica! (Por favor, não venham com a história do ensino de Conservatório do Século XIX de "martelar os dedos". Tenho certeza de que nossos músicos não fazem mais isso. Todavia, isso sim seria uma atividade técnica...) Além dissoo, o professor de Odonto, quando é dentista, dispõe de um sólido sindicato para defender sua profissão. E o professor de Música?

Acredito que precisamos evitar esta comparação de nossa área com outras que não estão na grande área de Artes, senão cairemos sempre em problemas como pensar a produção artística a partir de critérios acadêmicos tradicionais. Se assumirmos que as Artes são de fato diferente das Ciências, que busquemos nosso próprio caminho. Quem sabe voltando à ideia da tabula rasa...

Saudações,

Daniel Cerqueira
Universidade Federal do Maranhão


-------------- Próxima Parte ----------
Um anexo em HTML foi limpo...
URL: <http://www.listas.unicamp.br/pipermail/anppom-l/attachments/20120620/94405bf1/attachment.html>


Mais detalhes sobre a lista de discussão Anppom-L