[ANPPOM-Lista] Fotógrafo francês traça a ‘geografia noturna’ dos bailes funk no Rio

Carlos Palombini cpalombini em gmail.com
Sex Nov 9 11:36:01 BRST 2012

Tem razão, Alexandre, dir-se-ia que a pesquisa acadêmica consiste no
alinhavo precário dos chavões de uma literatura mal digerida ou sequer lida
para a análise de fenômenos com os quais o pesquisador não tem nenhuma
familiaridade e cuja literatura desconhece completamente. É a realidade. Já
participei de um encontro de pesquisadores de proibidão organizado por um
grupo de Psicologia no qual se analisavam letras sem qualquer referência à
música e, sobretudo, bem longe dos bailes e dos funkeiros. Como disse Mia
Couto numa entrevista recente:

Acredita-se que a periferia pode dar futebolista, cantor, dançarino. Mas,
> poeta? No sentido que o poeta não produz só uma arte, mas pensamento. Isso
> acho que é o grande racismo, a grande maneira de excluir o outro. É dizer:
> o outro pode produzir o que quiser, até o bonito. Mas, pensamento próprio,
> isso não.

O que temos ouvido aqui, contudo, é um forte indício de que o pensamento e
a criatividade estejam alhures.

Abraço,

Carlos

Me impressiona o fato de doutores em música não conseguirem ter um olhar