[ANPPOM-Lista] a matter of taste (on elliott carter's music)

Carlos Palombini cpalombini em gmail.com
Seg Nov 12 12:41:38 BRST 2012


Guilherme,

Sei que o Antoine Hennion, do Centro de Sociologia da Inovação, Escola
Nacional Superior de Minas de Paris, estuda a questão do gosto musical, mas
ainda não pude lê-lo. As questões datadas vão sendo superadas, lentamente,
embora exista uma afinidade intrínseca entre a academia e a vanguarda dos
anos 1950. Quando Georgina Born publicou sua etnografia do IRCAM foi um
rebuliço. (Em Paris, ainda há gente que a considere uma agente do
capitalismo norte-americano). Há pouco dias coloquei no Facebook uma
citação mais recente dela:

IRCAM modernism effected a mobile stasis, a capacity to prolong the
> governing aesthetic by resisting or repressing significant musical change.
> Held up against IRCAM’s own philosophy of history (or temporal cosmology),
> this is an ironic state of affairs, and one that might be termed
> anti-inventive. (Georgina Born, 2010)
>

Vários compositores deram "like".

Abraço,
Carlos

2012/11/11 Guilherme Bertissolo <guilhermebertissolo em gmail.com>

> Pois, foi isso que me chamou atenção no texto, Palombini,
> Justamente porque passa pela questão da "aesthetic advocacy", levantada
> pela Born no seu trecho. Daniel Chua (Chua, Daniel. 1999. Absolute music
> and the construction of meaning. Cambridge: Cambrigde University Press.)
> também aborda essa questão do julgamento e do gosto (até mesmo com
> metáforas alinhadas com o texto inicial):
>
> "One's judgement depended on which side of the *querelle* one was on: to
> become ancient was either to be classic or out of date; conversely, to be
> modern was either to be a passing fashion or to be a sign of future
> perfection [...]. Although taste shares the same tongue as rhetoric, its
> task is not to formulate opinion but to validate it. Taste is a sense that
> is both distinctly individual, in that it is subjective, and curiously
> communal, in that it is invariably right: not everyone will agree with a
> judgement of taste, but, as Immanuel Kant says, everyone should agree with
> it. The public tongue consists of individual taste buds that savour music
> with a kind of salival reaction that is shared by an *ideal* society. It
> is only by a free trafficking of individual style that the social ideal of
> public sphere could be reached" (p. 67-9).
>
> A querela dele aqui é entre o velho e o novo, em linhas gerais, mas pode
> ser vista para além disso (público e compositor, por exemplo). Sempre
> depende de que lado você está, não há isenção. O problema é maior do que
> levantado aqui e essa discussão é muito profícua e pertinente (enquanto
> compositor, pra mim é fundamental), embora seja saudável superarmos certas
> questões datadas na vanguarda da década de 1960-70.
>
-------------- Próxima Parte ----------
Um anexo em HTML foi limpo...
URL: <http://www.listas.unicamp.br/pipermail/anppom-l/attachments/20121112/89e2814b/attachment.html>


Mais detalhes sobre a lista de discussão Anppom-L