[ANPPOM-Lista] COMUNICADO E CONVITE - Associação Brasileira de Musicologia (ABMUS) - reunião, XXIII ANPPOM/Natal, 2013

Jorge Antunes antunes em unb.br
Seg Ago 19 13:23:29 BRT 2013

*FONTE: http://pt.wikipedia.org/wiki/Sociedade_Brasileira_de_Musicologia*

*A Sociedade Brasileira de Musicologia (SBM) é uma entidade sem fins
lucrativos que visa reunir os estudiosos da musicologia e da música
brasileira em torno de pesquisas e eventos, promover e auxiliar o progresso
da musicologia em todas as suas manifestações e cooperar com as
instituições educativas, artísticas e entidades competentes em tudo o que
incentive e promova a musicologia.Foi fundada em 29 de setembro de 1981, na
sala da Independência do Museu Paulista, no Ipiranga, São Paulo, visando
organizar os estudos conduzidos por músicos e estudiosos e formar um centro
de pesquisa e promoção da musicologia do país. A fundação da sociedade
deu-se no âmbito do I° Simpósio Internacional "Música Sacra e Cultura
Brasileira", realizado também em São Paulo, de 27 de setembro a 3 de
outubro do mesmo ano, promovido de maneira conjunta pela Secretaria da
Cultura do Estado de São Paulo e do Institut für hymnologische und
musikethnologische Studien e.V., o maior e mais representativo do gênero já
realizado na América Latina, que visava oferecer um amplo panorama da
história da música sacra e das tradições religiosas de interesse
musicológico no Brasil.*
*
*
*Amaral Vieira ocupou a Presidência da Sociedade Brasileira de Musicologia
no triênio 1993/1995****
*
*
*
*
*
*
*
*FONTE: http://www.musicologia.ismps.de/eventos-1-1-IBEM.htm*
*
*
*COMISSÃO DE FUNDADORES DA "SOCIEDADE BRASILEIRA DE MUSICOLOGIA":*
*Antonio Alexandre Bispo, Karl Gustav Fellerer, Heinrich Hüschen, Francisco
Curt Lange, Luís Heitor Correa de Azevedo, Cleofe Person de Mattos, Rossini
Tavares de Lima, Ernst Widmer, Jaime Alves Diniz, D. João Evangelista
Enout, Henriqueta Rosa Fernandes Braga, Mercedes Moura Reis Pequeno, Maria
Augusta Alves Barbosa, Martin Braunwieser, Dulce Martins Lamas; Eurico N.
Nogueira França; José de Almeida Penalva; J. Neves, Neide R. Gomes, Helza
Cameu, Oneyda Alvarenga, Andrade Muricy, Esperanza Pullido, Jacques
Chailley, Carl Dahlhaus, Johnnes Overath, Hermann Görgen, Eleanor Dewey,
Júlia de Almendra, Klaus Wachsman e, como participantes da Coletânea de
autores, Maria do Carmo Vendramini, Manoel Antonio Franceschini, Carlos
Rodrigues Brandão, Niomar de Souza Pereira, Sonia Kishida, Yara Moreira,
Sueli Bispo Steden, Delly Cardoso Carrapatoso, José Geraldo de Souza;
Benedicto Moreira, D. Lucia Ribeiro, Mons. Guilherme Schubert, Ernst Mahle,
Nicole Jeandot
*
*
*